A Sétima Arte

Música, dança, escultura, pintura, literatura, teatro e cinema. Confesso que me encanto com toda forma de arte, incluindo aí fotografia e até mesmo a arte esportiva, que não é uma arte propriamente dita, mas com os verdadeiros gênios que testemunhamos em cada esporte praticado pelo mundo afora ao longo dos anos, considero que em certos momentos o esporte pode ser considerado uma forma de arte.

Gosto muito de música e sou eclético ao ponto de gostar do rock pesado do Black Sabbath, do samba maravilhoso de Jorge Aragão e da obra fascinante de Vinícius de Moraes. Não sei dançar, mas admiro quem sabe e normalmente chama muito a minha atenção quando vejo uma ou mais pessoas talentosas dançando, seja qual for o estilo. Passei a admirar escultura e pintura verdadeiramente depois de minha última viagem a Europa, quando tive a oportunidade de visitar a Galleria Uffizi em Florença e a basílica de São Pedro em Roma. É impressionante a genialidade e o nível de detalhes de obras como as de Michelangelo e Leonardo da Vinci pra ficar só entre os mais famosos. A literatura é uma arte que me engana, pois vivo dizendo que não sou tão aficionado por ela, mas o que mais faço na vida é ler. Leio jornais, sites da internet, um livro de vez em quando (preciso melhorar neste quesito), ou seja, estou sempre lendo. E como adoro escrever, estou sempre revisando meus textos e consequentemente praticando a leitura. Dentre todas as artes o teatro é a que menos acompanhei em minha vida. Poucas foram às vezes que fui ao teatro, e talvez a grande culpada por isso, além é lógico de mim mesmo, seja a sétima arte. E é aí que entra ele, o cinema. A arte moderna, que mudou o mundo e nos brindou com tantas obras importantes ao longo dos anos.

Sou apaixonado pela sétima arte e sempre quis demonstrar minha paixão de alguma forma. Mas nunca me senti preparado para isto. Acompanho sites e blogs na internet sobre o assunto há muito tempo, vejo a qualidade do que é publicado e por isso me senti na obrigação de me preparar da melhor maneira possível antes de iniciar o meu próprio blog. Assisti o maior número possível de filmes no último ano, li muitas críticas de gente que respeito muito, como Pablo Villaça, Luiz Carlos Merten, Roger Ebert e Rodrigo Carreiro, e agora estou lendo livros e matérias sobre assuntos relacionados ao cinema. No último mês, fiz o curso de linguagem e crítica cinematográfica do próprio Pablo Villaça em São Paulo e a partir de agora pretendo levar mais a sério o cinema.

Inicio aqui meu blog, onde pretendo debater diversos assuntos de cinema e escrever minhas críticas sobre filmes em geral. Inicialmente, pretendo escrever sobre filmes atuais e também sobre filmes do passado. Mas já estou pensando em outras alternativas para o blog e sempre que tiver novidades, divulgarei. Espero que o blog seja um espaço para discussão inteligente sobre filmes, onde todos tenham o direito de concordar ou discordar, mas sempre com respeito.

Espero que gostem. Um abraço e até breve.

Texto publicado em 20 de Junho de 2009 por Roberto Siqueira

Pelicula

3 Respostas to “A Sétima Arte”

  1. Cesar Duarte Says:

    Olá Roberto. Antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelo excelente site que você criou. Escrever sobre cinema com a competência que você faz não é para qualquer um não. Já fiz alguns comentários no teu site, que descobri recentemente. Não sou cinéfilo, no sentido de ter capacidade para fazer comentários abalizados iguais aos teus, sou apenas um amante da sétima arte. Só para me apresentar, me chamo Cesar Duarte, faço 47 anos mês que vem, moro em Juiz de Fora – MG e sou carteiro. Espero ainda fazer muitos comentários neste espaço. Para béns pela qualidade do blog, sempre com fotos dos filmes analisados. Também tenho filhos pequenos (14 e 10 anos) e sei o quão difícil é arrumar tempo, afinal temos o trabalho que nos toma praticamente o dia inteiro,e quando chegamos em casa temos mulher e filho para dar atenção. Te escrevo para que você não desanime de continuar com este espaço tão bacana. Pode ter certeza que do outro lado do computador tem sempre alguém interessado neste site. Há um bom tempo que navego por sites de cinema como cineplayes, omelete, cinema com rapadura entre tantos outros e posso afirmar que nenhum é tão bom quanto o seu. Valeu meu amigo.

    • Roberto Siqueira Says:

      Muito obrigado pela gentileza Cesar!
      Confesso que estou emocionado com seu comentário (até mesmo minha esposa ficou muito feliz ao ler o que você escreveu). Fico muito satisfeito que existam pessoas interessadas em meu trabalho, mas fico ainda mais feliz por saber que existem seres humanos com tamanha sensibiliade.
      Agradeço de coração, me injetou ainda mais ânimo para enfrentar as dificuldades e continuar com este espaço.
      Um grande abraço.

  2. Dugi's Guide Says:

    I skimmed above your post ( sorry, not the standard stuff that I study ), and I’m genuinely curious what theme you happen to be using? It really is truly straightforward on my eyes and I could use one thing like that with my own blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 88 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: