A Sétima Arte

Música, dança, escultura, pintura, literatura, teatro e cinema. Confesso que me encanto com toda forma de arte, incluindo aí fotografia e até mesmo a arte esportiva, que não é uma arte propriamente dita, mas com os verdadeiros gênios que testemunhamos em cada esporte praticado pelo mundo afora ao longo dos anos, considero que em certos momentos o esporte pode ser considerado uma forma de arte.

Gosto muito de música e sou eclético ao ponto de gostar do rock pesado do Black Sabbath, do samba maravilhoso de Jorge Aragão e da obra fascinante de Vinícius de Moraes. Não sei dançar, mas admiro quem sabe e normalmente chama muito a minha atenção quando vejo uma ou mais pessoas talentosas dançando, seja qual for o estilo. Passei a admirar escultura e pintura verdadeiramente depois de minha última viagem a Europa, quando tive a oportunidade de visitar a Galleria Uffizi em Florença e a basílica de São Pedro em Roma. É impressionante a genialidade e o nível de detalhes de obras como as de Michelangelo e Leonardo da Vinci pra ficar só entre os mais famosos. A literatura é uma arte que me engana, pois vivo dizendo que não sou tão aficionado por ela, mas o que mais faço na vida é ler. Leio jornais, sites da internet, um livro de vez em quando (preciso melhorar neste quesito), ou seja, estou sempre lendo. E como adoro escrever, estou sempre revisando meus textos e consequentemente praticando a leitura. Dentre todas as artes o teatro é a que menos acompanhei em minha vida. Poucas foram às vezes que fui ao teatro, e talvez a grande culpada por isso, além é lógico de mim mesmo, seja a sétima arte. E é aí que entra ele, o cinema. A arte moderna, que mudou o mundo e nos brindou com tantas obras importantes ao longo dos anos.

Sou apaixonado pela sétima arte e sempre quis demonstrar minha paixão de alguma forma. Mas nunca me senti preparado para isto. Acompanho sites e blogs na internet sobre o assunto há muito tempo, vejo a qualidade do que é publicado e por isso me senti na obrigação de me preparar da melhor maneira possível antes de iniciar o meu próprio blog. Assisti o maior número possível de filmes no último ano, li muitas críticas de gente que respeito muito, como Pablo Villaça, Luiz Carlos Merten, Roger Ebert e Rodrigo Carreiro, e agora estou lendo livros e matérias sobre assuntos relacionados ao cinema. No último mês, fiz o curso de linguagem e crítica cinematográfica do próprio Pablo Villaça em São Paulo e a partir de agora pretendo levar mais a sério o cinema.

Inicio aqui meu blog, onde pretendo debater diversos assuntos de cinema e escrever minhas críticas sobre filmes em geral. Inicialmente, pretendo escrever sobre filmes atuais e também sobre filmes do passado. Mas já estou pensando em outras alternativas para o blog e sempre que tiver novidades, divulgarei. Espero que o blog seja um espaço para discussão inteligente sobre filmes, onde todos tenham o direito de concordar ou discordar, mas sempre com respeito.

Espero que gostem. Um abraço e até breve.

Texto publicado em 20 de Junho de 2009 por Roberto Siqueira

Pelicula

5 comentários sobre “A Sétima Arte

  1. Thiago Barrionuevo 24 junho, 2009 / 11:36 pm

    SUGESTÃO: Sempre que postar algo novo, seria interessante que informasse aos seus leitores… fica mais fácil manter a leitura em dia!!!

    Abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 25 junho, 2009 / 7:29 pm

      Thi, vou procurar colocar no mínimo um post por dia ou pelo menos a cada dois dias.
      Abraço.

      Curtir

  2. Thiago Barrionuevo 24 junho, 2009 / 11:35 pm

    Aê Beto!! Parabéns pela iniciativa… Nunca acompanhei blogs, mas prometo estar sempre presente nos seus posts, comentando e tentando deixar minha opinião. E quem sabe criar aquela polêmica de sempre, pra apimentar as discussões e abrir os horizontes de quem nos lê…

    Abraço e Boa sorte!!!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 25 junho, 2009 / 7:28 pm

      Valeu Thi!!!
      Você sabe que será sempre bem vindo no blog e que seus comentários sempre serão importantes.
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.