Recentemente perguntei no blog qual seu filme favorito e as pessoas ficaram em dúvida na hora de responder. Como eu mesmo citei 3 candidatos ao posto, resolvi ampliar a pergunta, seguindo os moldes da Academia de Hollywood. Ao pensar numa forma mais eficiente de votação, fiquei imaginando como seria se a Academia fizesse um Oscar de todos os tempos em uma edição especial (a 100º?), escolhendo em cada categoria os cinco melhores ao longo dos anos. Seria polêmico, mas também seria muito interessante. Como dificilmente os velinhos de Hollywood farão algo deste tipo, resolvi eu mesmo fazer esta votação aqui no blog. Pra começar, escolhi a principal categoria: Melhor Filme.
Sendo assim, a pergunta de hoje é: Se você fosse convidado pela Academia para votar na escolha dos cinco indicados ao prêmio de melhor filme de todos os tempos, quais seriam seus escolhidos?
Meu voto seria:
– Trilogia O Poderoso Chefão (vamos considerar que trilogias ocuparão somente uma vaga)
– 2001 – Uma Odisséia no Espaço
– Cidadão Kane
– Laranja Mecânica
– Um Sonho de Liberdade
Um abraço e bom debate.
Texto publicado em 05 de Agosto de 2009 por Roberto Siqueira
Em ordem cronológica:
* Casablanca
* Ben-Hur (1959)
* O Poderoso Chefão I
* O Poderoso Chefão II
* Forrest Gump
Gosto de considerar cada filme individualmente mas, como a regra é juntar trilogias, minha quinta indicação seria O tesouro de Sierra Madre, o único não vencedor do Oscar na lista…
CurtirCurtir
Vai ter que ser top 10:
1) 2001 uma odisséia no espaço
2) O garoto ou em Busca do Ouro
3) Feios, Sujos e Malvados
4) Asas do Desejo ou Paris, Texas
5) Triologia Poderoso Chefão
6) Selvagem da Motocicleta
7) Babel ou Birdman
8) Babydoll (Elia Kazan)
9) Coração Selvagem
10) Entre meninos e Lobos
CurtirCurtir
Touro Indomável, O Poderoso Chefão, Glória Feita de Sangue, Os Bons Companheiros, 2001 Uma Odisseia no Espaço.
Escolha extremamente complicada;
CurtirCurtir
Excelentes escolhas Davi.
Muito obrigado pela participação e fique a vontade para comentar sempre que quiser.
Um abraço.
CurtirCurtir
1-trilogia poderoso chefão 2-o resgate do soldado Ryan 3-coração valente 4-gladiador 5-homens de honra , abraços!!
CurtirCurtir
Agradeço a participação Otavio.
Abraço.
CurtirCurtir
1 – Casablanca (melhor filme ja feito, em minha humilde e sincera opinião rs)
2 – Poderoso Chefão
3 – Clube da Luta
4 – Crepúsculo dos Deuses
5 – Senhor dos Anéis (trilogia conta ne? kkk Mas se for escolher um, seria o terceiro)
Um grande abraço e parabéns pelo blog.
CurtirCurtir
Obrigado pela participcação Angelo.
Abraço.
CurtirCurtir
1°-Cinema Paradiso
2°-Laranja Mecânica
3°-A Lista de Schindler
4°-Um Sonho de Liberdade
5°-Menina de Ouro
6°-Coração Valente
7°-Seven (sim, tenso rs)
8°-De Volta Para o Futuro
9°-Clube da Luta
10°-Na Natureza Selvagem
CurtirCurtir
Excelente lista Mateus, parabéns!
Abraço.
CurtirCurtir
Atualizando a classificação em 22-07-2012 :
O PODEROSO CHEFÃO 10 votos
BEN-HUR 04
AMADEUS 04
CORAÇÃO VALENTE 04
CASABLANCA 03
A PONTE DO RIO KWAI 02
CIDADÃO KANE 02
E O VENTO LEVOU 02
LAWRENCE DA ARÁBIA 02
O SILÊNCIO DOS INOCENTES 02
TITANIC 02
A LISTA DE SCHINDLER 02
LARANJA MECÂNICA 02
CurtirCurtir
Valeu Francisco.
CurtirCurtir
Novamente aqui e dessa vez para participar dessa divertida votação. Para mim a lista seria esta:
1) Trilogia O Poderoso Chefão
2) A Laranja Mecânica
3) Sem Destino (meu filme favorito)
4) Perdidos na Noite
5) Taxi Driver
E citaria outros filmes que acho ótimos.
O Vento será tua Herança (Fredrich March e Spencer Tracy, excelentes)
A Última sessão de Cinema
Pacto de Sangue (Edward G Robinson, inigualável)
Pulp Fiction (só os diálogos valem esse filmão)
O Amor e a Fúria (filme neozelandês chocante, realista e maravilhoso)
Abraço
CurtirCurtir
Que legal, excelente lista Janerson.
Um abraço e obrigado pela participação.
CurtirCurtir
Ranking dos filmes mais indicados até 23-04-2012,
Obs: Nesta relação não constam os 23 filmes indicados
que (por enquanto) só obtiveram 01 voto.
O PODEROSO CHEFÃO-09
BEN-HUR-04
AMADEUS-04
CORAÇÃO VALENTE -04
CASABLANCA-03
A PONTE DO RIO KWAI-02
CIDADÃO KANE -02
E O VENTO LEVOU -02
LAWRENCE DA ARÁBIA -02
O SILÊNCIO DOS INOCENTES -02
TITANIC -02
A LISTA DE SCHINDLER-02
CurtirCurtir
Valeu Francisco!
Muito bom trabalho.
Abraço.
CurtirCurtir
Obrigado Roberto…é um trabalho prazeiroso!
CurtirCurtir
Que bom Francisco.
Abraço.
CurtirCurtir
Olá, difícil essa missão, impossível não cometer injustiças, mas vamos lá, somente entre os oscarizados:
O Poderoso Chefão – dispensa comentários
Casablanca
Gladiador
Forrest Gump
Coração Valente
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Cinthya.
Abraço.
CurtirCurtir
DESSES AI EU VOTAVA EM UM SONHO DE LIBERDADE
CurtirCurtir
Valeu!
CurtirCurtir
trocando pra laranja mecanica
CurtirCurtir
Obra-prima.
Abraço.
CurtirCurtir
Eu só tenho 14 , ja vi otimos filmes , ai minha lista
1° Forrest Gump
2° Amadeus
3° A Lista de Schindler
4° Os Caçadores da arca perdida
5° Touro Indomavel (roubou o lugar do Rocky)
6° Coração Valente
7° Piratas do Caribe
8° Tempos Modernos
9° Ghost
10° Poderoso Chefão
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Mateus.
Já escrevi sobre muitos dos filmes que você escolheu. Fique à vontade para comentar.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
A briga tá ficando boa pessoal, vai aqui o
Ranking dos 11 filmes mais indicados até 30-12-2011,
Obs: Nesta relação não constam os 16 filmes
que (por enquanto) só obtiveram 01 voto.
O Poderoso Chefão ; 07 votos
Ben-Hur ; 04 “
Amadeus; 03 “
A Ponte do Rio Kwai ; 02 ”
Casablanca; 02 “
Cidadão Kane; 02 “
Coração Valente; 02 “
E O Vento Levou; 02 “
Lawrence da Arábia; 02 “
O silêncio dos inocentes; 02 “
Titanic; 02 “
Grande abraço !
CurtirCurtir
Obrigado Francisco.
CurtirCurtir
Olá roberto, fiquei empolgado com este tópico e já somei e classifiquei os 27 filmes indicados até o presente momento. Daí te pergunto: vc acha interessante publicar aqui o ranking com resultado parcial dos dez mais votados?
CurtirCurtir
Com certeza Francisco, ficarei honrado.
Um grande abraço!
CurtirCurtir
Olá, Roberto e amigos da sétima arte…quero deixar minha indicação para os cincos melhores filmes do oscar de todos os tempos e com a maior satisfação, lembrando que é gosto ‘basicamente’ pessoal e épico, rsrs:
1.Ben-Hur (Vencedor de 11 oscars) ;
2.O Poderoso Chefão (1972-3 oscars);
3.A Ponte do Rio Kwai (7 oscars);
4.Patton (7 oscars) ;
5.Lawrence da Arábia (7 oscars).
Parabéns pela iniciativa e obrigado pela oportunidade!
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Francisco.
Cinco grandes filmes que, aliás, já tem crítica no Cinema & Debate.
Um abraço.
CurtirCurtir
Isso mesmo, Roberto, excelentes críticas, diga-se de passagem. E pelo menos temos um filme em comum na lista: o atual campeão, rsrs. Obrigado e grande abraço !
CurtirCurtir
É verdade. Abraço!
CurtirCurtir
Vamos la, minha lista seria esta:
1- Godfather
2- Amadeus
3- Casablanca
4- Braveheart
5- Ben-Hur
. Deixei um monte de grandes filmes fora, apenas 5 e’ complicado.rsrs
Vinicius
CurtirCurtir
É verdade Vinicius, nem sei como fui pensar numa pesquisa apenas com 5 filmes, acho que vou aumentar para 10 (me adaptando as regras recentes da Academia, aliás). rs
Parabéns pela lista, já escrevi sobre 4 dos seus 5 filmes e o quinto sai em breve.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
TITANIC sempre sera o melhor!!!!!! seriu!!!!!!!!
CurtirCurtir
Valeu Israel.
PS: “Sério” se escreve assim, ok?
CurtirCurtir
Extremamente difícil, já que sempre serão deixados de fora filmes inesquecíveis e fundamentais para a história do cinema, porém como se trata de gosto pessoal, vamos tentar 1 Lawrence da Arábia 2 A Última Tentação de Cisto 3 Amadeus 4 Três Homens em Conflito 5 Apocalipse Now
CurtirCurtir
Olá Cesar,
Complicadíssimo escolher, eu devia estar louco quando criei este tópico. rs…
Excelentes escolhas, parabéns!
Abraço.
CurtirCurtir
pra mim os 5 melhores na ordem seriam:
O Poderoso Chefao
Cidadao Kane
E o Vento Levou
Casablanca
Um Estranho no Ninho
CurtirCurtir
Olá Pedro Paulo,
Muito legal sua lista. Escrevi sobre todos estes filmes, caso tenha curiosidade.
Um grande abraço e obrigado pela participação.
CurtirCurtir
Bem, eu só tenho 12 anos, então, não assisti tantos filmes assim. Eu escolheria produções mais recentes, que eu conheço e acho que foram incrivelmente válidos em relação ao seus respectivos propósitos.
Desconsiderem a ordem dos 5 filmes que escolhi: Titanic, Menina de Ouro, Um Sonho Possível, O Silêncio dos Inocentes & O Sexto Sentido.
Existem muitas outras dezenas de filme que eu ainda não assisti, e alguns ótimo que eu amo que não coloquei porque o medo de ser crucificado foi maior, como Chicago, Shakespeare Apaixonado e O Leitor. Quem sabe daqui alguns anos quando eu já tiver assistido muitos outros filmes eu faça uma lista melhor, não é ?
Abraços!
CurtirCurtir
Olá Eduardo.
Muito obrigado por participar e divulgar sua lista no Cinema & Debate. Sinta-se sempre à vontade para comentar.
Gosto muito de quase todos os filmes que você escolheu e pretendo escrever sobre todos eles (já escrevi sobre “O Silêncio dos Inocentes”. Caso tenha interesse, o link está na página inicial).
Não deixe o medo do que os outros vão pensar inibir sua opinião, ok?
Agradeço novamente pela participação e volte sempre.
Um grande abraço!
CurtirCurtir
bom, como é uma tarefa hercúlea escolher 5…espero não estar sendo muito injusto:
Doze Homens e Uma Sentença
O Poderoso Chefão (Trilogia)
Amadeus
Um Corpo Que Cai
Pulp Fiction
CurtirCurtir
Olá Sérgio, mais uma vez gostei muito de seus votos.
Já escrevi sobre os três primeiros filmes e os outros dois terão críticas divulgadas em breve.
Um grande abraço e fique à vontade para comentar sempre que quiser.
CurtirCurtir
A lista de Schindler
O silêncio dos inocentes
O Poderoso Chefão
Ben-Hur
Titanic
CurtirCurtir
Boa lista Edson.
Já escrevi sobre 3 dos seus 5 filmes escolhidos. Para ler a crítica, basta clicar no link (lado direito da página inicial).
Grande abraço e obrigado pelos comentários.
CurtirCurtir
Não vou escolher os Top 5 da minha vida de OScar.. mas seguindo os seus selecionados eu ficaria com o Poderoso Chefão.. que não envelheceu nada e por que é composto por 3 filmes bons…
Acertar com 1 é fácil.. quero ver 3 hhehhe
A propósito, Sonho de liberdade entra como o filme independente de todo ano da Academia?? Tipo Pequena Miss Sunshine? Tipo azarão?
CurtirCurtir
É verdade Augusto, fazer 3 filmes maravilhosos como estes não é nada fácil.
Você viu bem, Um Sonho de Liberdade representa aquele filme azarão que praticamente todos os anos têm. Escolhi ele como representante dos filmes mais recentes, já que é um filme que eu considero fabuloso.
Um abraço e volte sempre. Obrigado pela visita e pelo comentário.
CurtirCurtir
Roberto
Muito bom o tema. Parabéns pelo blog. Seguem os meus favoritos:
1- Ben-Hur – 1960
2- Coração Valente – 1996
3- …E O Vento Levou – 1940
4- Dança com Lobos – 1991
5- A ponte do Rio Kwai – 1958
Até mais.
Augusto
CurtirCurtir
Valeu pela visita e pelo comentário Augusto.
Gosto muito dos filmes que você citou e pretendo escrever sobre todos eles.
E o Vento Levou eu já escrevi, se quiser dar uma olhada, só clicar na categoria vencedores do Oscar.
Um abraço e volte sempre!
CurtirCurtir
Roberto, me permita corrigir as datas de produção dos filmes que o amigo Augusto colocou: Onde ele diz 1960 é 1959; 1940 (1939); 1958 (1957); 1991 (1990), a não ser que ele se refere as datas de premiação do oscar. Obrigado !
CurtirCurtir
Valeu Francisco.
Creio queo Augusto estava se referindo ao ano de premiação mesmo.
Abraço.
CurtirCurtir