SCARFACE (1983)

(Scarface)

 

Videoteca do Beto #29

Dirigido por Brian De Palma.

Elenco: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Robert Loggia, Miriam Colon, F. Murray Abraham, Paul Shenar, Harris Yulin, Ángel Salazar, Arnaldo Santana, Pepe Serna, Michael P. Moran e Al Israel.

Roteiro: Oliver Stone.

Produção: Martin Bregman.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido o filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Scarface é um filme violento. O mundo em que é ambientado também. E é exatamente por retratar com muita veracidade o perigoso e sanguinário mundo do tráfico de drogas que o grande filme dirigido por Brian De Palma acerta em cheio e agrada bastante. É claro, o carisma e o talento de Al Pacino na criação de um personagem absolutamente fascinante, por mais nojento e sem escrúpulos que seja, colabora e muito para o sucesso do longa. E é justamente este personagem que, aliado à violência gráfica e a dinâmica das cenas criadas por De Palma, consegue fazer de Scarface um filme empolgante.

Em Maio de 1980, Fidel Castro abriu o porto de Mariel, em Cuba, com a aparente intenção de liberar os cubanos para visitar seus familiares nos Estados Unidos. Em menos de 72 horas, as três mil embarcações que chegaram a Cuba perceberam que não só os civis embarcavam, mas também todos os tipos de criminosos, que eram obrigados por Castro a deixar o país. Entre eles estava Tony Montana (Al Pacino), que pouco tempo depois de chegar à Miami, começa a trabalhar pra o chefão do tráfico local. Será apenas questão de tempo para que Tony passe por cima de todos e alcance o topo da organização criminosa, conquistando tudo que desejava: poder, dinheiro e Elvira (Michelle Pfeiffer), a mulher de seus sonhos.

Scarface começa, acertadamente, descrevendo a situação política que levou o criminoso Tony Montana de Cuba até os EUA. A legenda e o vídeo mostram a saída dos exilados, deixando claro em que circunstâncias aquelas pessoas estavam deixando o país de Fidel, resultando numa invasão de criminosos latinos em Miami. Esta ótima introdução do filme é mérito do bom roteiro de Oliver Stone, que desenvolve muito bem os personagens e cria uma cadeia de relacionamentos responsável pelo crescimento, e posteriormente, pela queda trágica de Tony. O roteiro tem o mérito ainda de mostrar sem constrangimentos como funciona o mundo do crime, através de um diálogo entre Tony e um policial na boate. Com um bom roteiro em mãos, o talentoso Brian De Palma abusa do estilo e da elegância na criação de planos ousados e travellings, como na cena em que a câmera sai do meio da revolta na prisão e vai até o local onde Rebenga será morto, ou em outro momento ainda mais inspirado, em que o travelling vai desde o quarto do Hotel onde Tony e um amigo estão acuados até o carro onde Manny (Steven Bauer) paquera uma garota, somente para voltar ao banheiro do hotel logo em seguida, onde podemos ouvir o som da serra elétrica já atacando o amigo de Tony. Nos retorcemos na cadeira e nos desesperamos, torcendo para que os amigos cheguem à tempo de salvá-lo. De Palma é competente também no extremo realismo das cenas, que muitas vezes apenas sugerem o que acontece, como nesta do banheiro, onde podemos ver o sangue espirrando na cortina ao som da serra elétrica. Muitas outras cenas se destacam, como o tiroteio na boate, que é o estopim para o grande salto de Tony, a pesada morte de Frank (quando o diretor mostra o relógio apontando três horas e volta para Frank, sabemos que ele vai morrer), a simbólica cena em que Tony olha para o balão com a frase “O mundo é seu” e o belo clipe que mostra a construção do império Montana (a negociação com o banco, o casamento, o salão de beleza para a irmã). Além disso, De Palma demonstra sensibilidade naquela que talvez seja a cena com a maior carga emocional do longa: a triste morte de Manny. De certa forma previsível, devido ao temperamento explosivo de Tony, a cena não deixa de ser chocante e a câmera lenta diminui o impacto no espectador, ao mesmo tempo em que realça as reações dos personagens, principalmente de Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio).

Mas se Tony é um criminoso tão podre e desprezível, porque torcemos tanto pelo seu sucesso? O segredo está na excelente introdução do personagem. Quando vemos Tony Montana pela primeira vez, ele está numa posição altamente vulnerável, cercado por policiais, sendo interrogado e claramente acuado. Até o movimento de câmera (na altura da visão dele e mostrando os policiais da cintura pra baixo) influencia em nossa identificação, fazendo com que o espectador também se sinta intimidado. Esta ligação criada no começo do filme será o elo para que, mesmo rejeitando grande parte das atitudes de Montana, o espectador torça pelo seu sucesso, ou pelo menos, por sua salvação. Colabora, é claro, o grande talento e carisma de Al Pacino, e sua atuação é espetacular. Com sotaque perfeito, olhar desconfiado e provocador, oscilações repentinas no tom de voz, poucos sorrisos e mostrando claramente a obstinação em alcançar o topo (“Neste país, primeiro é necessário ganhar dinheiro, depois poder e só depois as mulheres”), ele cria um criminoso mais que temível. Sua fala é sempre convicta. Tony não tem piedade, não teme ninguém e não respeita nenhuma regra. Sua ética se resume a não matar mulheres e crianças inocentes. Por outro lado, seu frio coração é capaz de demonstrar sentimentos também. O primeiro deles é a verdadeira obsessão pela mulher de Frank (Robert Loggia), o chefão do crime na cidade. Elvira é uma mulher sensual, que mais parece um troféu do que uma pessoa para Tony. E ele não sossega enquanto não a conquista, somente para depois tratá-la de forma desprezível. Os outros sentimentos são por aquela que talvez seja a única pessoa que ele ama de verdade, sua irmã Gina. O olhar dele quando vê a irmã dançando – reforçado pela trilha e pelo close em seus olhos – indica a fúria que sentia ao imaginar que alguém pudesse fazer mal a ela. Extremamente ciumento e super protetor, não permite que sua irmã cuide da própria vida, o que não deixa de ser egoísta da parte dele. Egoísmo e ganância, aliás, são palavras que definem muito bem a personalidade de Montana. Ele critica o capitalismo, mas nas palavras de Elvira, “é o maior capitalista” que ela já conheceu. Seu palácio demonstra o quanto gostava de ostentar riqueza, com objetos dourados e luxuosos (Direção de Arte de Edward Richardson). Em uma discussão dentro dele com Elvira e Manny, expõe todo seu egoísmo, dizendo que não precisa de ninguém. O criminoso até ensaia uma auto-reflexão num jantar com a esposa e o amigo, onde bêbado, questiona o que conquistou com o dinheiro (“Então é isso… Bebidas, comidas, cocaína, chegar aos cinqüenta anos barrigudo e com o fígado estragado… Foi pra isso que trabalhei tanto?”), mas, diante de tantos aspectos podres, o único que se salva mesmo é a sua decisão de não matar mulheres e crianças, que fica evidente na forte cena em que mata um comparsa para evitar uma tragédia (o que, ironicamente, leva ao seu fim).

Nos restante do elenco, o maior destaque fica para Mary Elizabeth Mastrantonio, muito bem como Gina, a irmã de Tony, como podemos observar na cena dentro do banheiro, quando se revolta contra o irmão, e no final do filme, quando explode contra ele. Fica evidente quando Montana tenta cuidar dela, já morta, que seu sentimento era muito difícil de entender, até mesmo pra Gina. Cego, ao tentar protegê-la, impedia que ela vivesse e fosse feliz. Michele Pfeifer tem atuação irregular como Elvira, uma mulher que despreza aquelas pessoas ao mesmo tempo em que não consegue largar o luxo que elas proporcionam. Pfeifer fracassa na cena mais dramática, dentro do restaurante, não mostrando a agressividade que o momento pedia. Por outro lado, vai muito bem quando é irônica, como quando diz que não entra no carro de Tony (gerando um olhar muito engraçado de Pacino para o Cadillac), além de demonstrar sutilmente seu interesse por Tony dando um leve sorriso quando ele coloca um chapéu feminino. Já a atuação de Miriam Colon como a mãe de Tony merece grande destaque, como podemos perceber logo em sua primeira aparição, demonstrando que não teme o criminoso e nem o respeita. Ele é uma decepção na vida dela e Colon deixa isto bem claro, de forma explosiva. F. Murray Abraham interpreta sem muito destaque o criminoso Omar e a forte cena de sua execução mostra que não existe lealdade neste mundo do tráfico. Completando o elenco, Steven Bauer tem boa atuação como Manny Ray, o amigo fiel de Tony, sempre tentando controlar os impulsos do parceiro. Malando, sabe exatamente os seus limites, como deixa claro na conversa com Gina no carro. O curioso é que justamente quando achou que podia cruzar esta linha, Manny encontrou a morte. E claro, vale a pena citar a engraçada reação de Arnaldo Santana, que interpreta Earnie, quando Montana, após matar Frank, pergunta pra ele: “Quer um emprego Earnie? Me liga amanhã”.

Tecnicamente, Scarface é muito competente. A montagem de Gerald B. Greenberg e David Ray é ágil e mantém o ritmo empolgante da narrativa (em certo momento faz uma interessante transição no tempo através dos ponteiros do relógio), enquanto o som funciona muito bem, por exemplo, durante o tiroteio no Hotel, onde podemos ouvir os gritos das pessoas na rua e nos quartos ao lado. A trilha sonora alterna momentos delicados, especialmente quando envolve as mulheres, com momentos de ritmo acelerado, principalmente nas cenas de ação. Observe como na primeira aparição de Elvira, a trilha sonora (reforçada pelo olhar fixo dele) indica o interesse de Tony por ela. A direção de fotografia de John A. Alonzo mistura as tradicionais sombras dos filmes de gângster com o festival de cores da cidade de Miami.

Scarface apresenta o mundo do tráfico de forma crua, sem jamais tentar discuti-lo, se resumindo a mostrar da forma mais violenta possível como se vive neste meio. Desta forma, evita criar um debate, por exemplo, sobre os motivos que levam alguém a vender, comprar ou utilizar drogas. Tony até tenta argumentar que o governo não quer autorizar a legalização porque todos ganham com isso (o próprio governo, a policia e os traficantes), o que merece discussão. Mas o propósito do filme não é este. O plano de Tony com quilos de cocaína em volta dele demonstra visualmente como aquela droga e o poder que ela trouxe engoliram o criminoso. Ele foi tragado pelo poder, pela ganância, e destruiu sua vida. Mesmo assim, o durão e destemido vilão não cai com as balas, num final que remete à “Touro Indomável”, quando La Motta diz que seu adversário não o derrubou. Mas Montana, ao contrário de La Motta, não resistiu ao último golpe, e o tiro de misericórdia o jogou na piscina, enfeitada com o irônico letreiro “o mundo é seu”. Tony desejou o mundo e o teve, mas este mesmo mundo o destruiu.

Mostrando a ascensão e queda de um dos maiores criminosos já retratados em celulóide, Scarface consegue causar impacto através de imagens chocantes, realistas e extremamente violentas. Por outro lado, cria empatia com o espectador, graças a um personagem que, mesmo sendo uma pessoa absolutamente desprezível do ponto de vista ético e moral, consegue ser fascinante. O mérito é da excelente direção de Brian De Palma e da grande atuação de Al Pacino. A ambição de Tony o levou ao topo e também o derrubou. A ambição de Brian De Palma e Al Pacino nos brindou com um grande filme. E este não vai cair, nem mesmo com o tempo.

Texto publicado em 23 de Dezembro de 2009 por Roberto Siqueira

22 comentários sobre “SCARFACE (1983)

  1. eliasclira 10 junho, 2016 / 8:36 am

    O Filme mereceria um final alternativo em que Tony não matasse o Manny, para ver até onde ele chegaria como mafioso! PS: Como Michelle Pfeiffi estava linda!!

    Curtir

  2. marcelo ribeiro 4 maio, 2013 / 10:01 pm

    o filme é sensacional.interessante que em nenhum momento fica claro se tony montana gostava da irma,p mim fica claro que ele apenas queria ter ela sob controle como ele tinha as coisas e as pessoas,quando ele mata seu amigo é por que ele alem de achar que foi traido na amizade ele percebe que nao tera mais dominio sob ela,tanto que depois ele se arrepende.no original fica mais claro.a atuaçao do al pacino na cena final é incrivel aquilo sim que é entra no personagem

    Curtir

    • Roberto Siqueira 10 maio, 2013 / 11:42 pm

      Obrigado pelo comentário Marcelo.
      Um abraço.

      Curtir

  3. Anônimo 3 fevereiro, 2013 / 6:36 pm

    e violento memo?

    Curtir

    • Roberto Siqueira 12 fevereiro, 2013 / 9:32 pm

      Sim.

      Curtir

  4. francisco 12 abril, 2012 / 9:32 pm

    Elogiar suas resenhas já está virando clichê, roberto, mas como cinema não vive sem clichês…, rsrs. Mas realmente, confesso que quando vejo um filme interessante e me empolgo, corro pra procurar se tem comentário seu…e esse foi mais um caso, fiquei até em suspense e quiz primeiro ver quantas estrelas o filme ganhou, e quando vi ‘cinco” já me aliviei e pensei, esse é o cara mesmo! Parabéns ao filme e parabéns ao comentário tão pertinente, sem exageros, como o próprio filme, mas brilhante! Um abraço roberto, obrigado pelo espaço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 abril, 2012 / 11:24 pm

      Olá Francisco!
      Muito obrigado pelo comentário tão gentil.
      Um grande abraço e fico feliz que volte a comentar por aqui.

      Curtir

  5. Filipi 20 abril, 2011 / 10:03 pm

    Muito bom, você vai longe nisso em, tem talento parabéns.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 9 maio, 2011 / 9:02 pm

      Obrigado Filipi.
      Abraço.

      Curtir

  6. Filipe 5 dezembro, 2010 / 7:44 pm

    Pra mim, Scarface é o melhor remake da história do cinema, superior ao filme de Howard Hanks de 1932, a atuação de Al Pacino é impressionante (não sei porque ele não foi ao menos indicado ao Oscar por este trabalho), o filme é muito atual, não parece ser de 1983.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 6 dezembro, 2010 / 6:36 pm

      Realmente o filme é muito bom e Al Pacino está brilhante Filipe.
      Agradeço pelo comentário. Grande abraço!

      Curtir

    • André 4 fevereiro, 2012 / 6:24 pm

      Cara…não foi indicado ao Oscar pq na época a crítica detonou o filme. Ficaram chocados! Acho que preferem assistir Barbie ou a Bela Adormecida…

      Scarface é um dos melhores filmes da história! O próprio tempo diz isso…Foi reexibido nos cinemas americanos quando completou 20 anos e novamente quando completou 25 anos. E Tony Montana foi eternizado. Jamais vi um personagem de cinema ter tantos seguidores (principalmente Rappers!) igual a este criminoso movido a ganância e de sangue frio.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 11 fevereiro, 2012 / 10:58 am

      Olá André,
      Não sei se preferem assistir “Bela Adormecida”, mas é fato que a conservadora Academia raramente premia filmes polêmicos e provocativos.
      Com certeza, Scarface tem seu lugar na história e Tony Montana também.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Curtir

  7. Raul 15 maio, 2010 / 4:44 pm

    Achei fantástico ! expçica o objetivo do filme e de seus serventes conseguiu pendurar minha atenção até a ultima palavra…

    Curtir

    • Roberto Siqueira 15 maio, 2010 / 6:44 pm

      Obrigado Raul. Fico muito feliz com os elogios.
      Um abraço, seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

  8. Gustavo 2 janeiro, 2010 / 3:57 pm

    Critica perfeita… conseguiu prender bem minha atencao, olha que eu nem curto ler muito hein

    ^^

    Curtir

    • Roberto Siqueira 2 janeiro, 2010 / 9:56 pm

      Obrigado Gustavo. Seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

  9. tiago 2 janeiro, 2010 / 3:38 pm

    critica muito boa ja pensou em enviar o seu curriculo para o cinepipoca

    Curtir

    • Roberto Siqueira 2 janeiro, 2010 / 9:55 pm

      Obrigado Tiago. Não pensei não, mas obrigado pela dica e pelo elogio.
      Seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 24 dezembro, 2009 / 1:11 pm

      Em breve, estou chegando nos anos noventa…

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.