O FEITIÇO DE ÁQUILA (1985)

(Ladyhawke)

 

Videoteca do Beto #35

Dirigido por Richard Donner.

Elenco: Matthew Broderick, Rutger Hauer, Michelle Pfeiffer, Leo McKern, John Wood, Alfred Molina, Giancarlo Prete, Loris Loddi, Alessandro Serra, Nicolina Papetti, Charles Borromel e Ken Hutchinson.

Roteiro: Edward Khmara, Michael Thomas, Tom Makiewicz e David Webb Peoples, baseado em estória de Edward Khmara.

Produção: Richard Donner e Lauren Shuler Donner.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido o filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

O tema universal do amor impossível é o fio condutor deste simpático “O Feitiço de Áquila”, aventura medieval interessante e consideravelmente criativa dirigida pelo subestimado Richard Donner. Sua premissa inteligente já seria suficiente para garantir doses respeitáveis de drama e romantismo, mas este pequeno conto medieval vai além, apresentando uma estória encantadora, com boas atuações e uma direção competente. Por isso, mesmo apresentando pequenos defeitos, consegue envolver o espectador de maneira bastante agradável.

No século XII, a pequena cidade européia de Áquila é o palco para uma incrível história de amor. Ao perceber que sua amada Isabeau (Michelle Pfeiffer) está apaixonada pelo líder de sua guarda – o cavaleiro Navarre (Rutger Hauer) – o Bispo de Áquila (John Wood), enlouquecido de ciúme, lança uma terrível maldição sobre o casal. Durante o dia ela se transforma em um falcão e durante a noite ele se transforma em um lobo, impedindo assim que o casal consiga viver o seu amor. Mas a fuga de Phillipe Gaston (Matthew Broderick) da prisão da cidade e a inesperada ajuda do Padre Imperius (Leo McKern) será a luz de esperança que o casal precisava para finalmente poder ser feliz.

A premissa de “O Feitiço de Áquila” é muito interessante e inegavelmente criativa. O casal Navarre e Isabeau funciona como uma metáfora para o sol e a lua, que assim como os dois pombinhos (ou seria falcão e lobo?), nunca se encontram. Desta forma, o sempre atraente tema do amor impossível toma formas ainda mais dramáticas, impossibilitando até mesmo o contato físico entre os dois amantes. Os animais em que ambos se transformam também foram cuidadosamente escolhidos, já que o falcão é um conhecido símbolo de beleza, enquanto o lobo é um animal normalmente solitário – além do fato de ambos serem monogâmicos, como o próprio Navarre diz em certo momento. Até mesmo o uivo triste do lobo se encaixa perfeitamente ao lamento eterno de Navarre, o que se revela outra interessante sacada do inteligente roteiro de Edward Khmara, Michael Thomas, Tom Makiewicz e David Webb Peoples, baseado em estória de Edward Khmara.

Com um bom roteiro nas mãos, Richard Donner consegue imprimir um ritmo ágil à narrativa, mantendo a atenção do espectador constantemente, sem por isso deixar de criar uma crescente expectativa para o esperado reencontro do casal. Dentro da proposta do filme faz um excelente trabalho, deixando a narrativa se desenvolver de forma leve e divertida. Infelizmente, os vilões (no caso, a guarda do Bispo) não conseguem representar uma série ameaça, soando patéticos sempre que tentam atacar Phillipe e Navarre, o que impede que tenhamos a sensação de que a missão do casal corra realmente algum perigo. Além disso, as cenas de luta são pouco verossímeis, dando a sensação de que Phillipe e Navarre são super-heróis. E quando finalmente acontece o grande momento do reencontro do casal, por mais que seja uma bela cena, não consegue atender à expectativa criada devido à falta de emoção dos atores. Felizmente, o foco principal da narrativa se mantém na impossibilidade do casal se encontrar e o sofrimento que isto representa, e neste aspecto, Donner consegue sucesso absoluto.

Outro fator que conquista a simpatia do espectador é a presença do engraçado Phillipe Gaston, mais conhecido como “o rato”. Matthew Broderick surpreende com uma excelente atuação desde o primeiro momento em que surge no meio da lama, fugindo da prisão de Áquila. Alegre, com ótimo timing cômico e bastante solto, ele é o elo entre o espectador e o casal, sendo responsável também pelas melhores piadas do filme, como a brincadeira que faz com o cavalo “Golias” ao dizer que precisa lhe contar a história de Davi. Rutger Hauer consegue transmitir a angústia de Navarre na maior parte do tempo, além de mostrar a frieza esperada de um homem amargurado como ele. Firme no papel do “mocinho que salvará a princesa”, consegue sucesso nas cenas de combate, mas falha no momento mais importante dramaticamente, que é o reencontro com Isabeau. Mesmo assim, consegue fazer com que o espectador torça pelo sucesso de sua jornada e se identifique com o drama do casal. Merece grande destaque a excelente atuação de Leo McKern como o arrependido Padre Imperius. Observe como ele transmite toda a amargura do personagem, na bela cena em que conta a triste história da origem do feitiço para Phillipe. Notável também é a imponente figura do Bispo, interpretado de forma cruel por John Wood, e que representa o poder da Igreja católica naquele período. Vale observar como Donner constantemente filma o bispo por baixo, de forma que ele sempre pareça grande na tela, simbolizando seu poder. Finalmente, chegamos à personagem que dá nome ao filme (no original, em inglês). Michelle Pfeiffer, com sua beleza estonteante, cai muito bem no papel da donzela que embala os sonhos de Navarre (e até mesmo de Phillipe, como ele mesmo confessa). Carismática, consegue transmitir emoção durante os angustiantes segundos em que vê o amado como humano, e seu triste semblante ao se transformar em falcão novamente é tocante. Suas aparições noturnas, normalmente envolta em sombras, acentuam ainda mais o brilho de seu olhar e de sua beleza. Por outro lado, ainda que demonstre mais emoção que Hauer, Pfeiffer também falha no momento alto do romance, quando os dois finalmente se reencontram. Felizmente, sua alegria espontânea no último plano do filme recupera parte de seu prestígio e esta pequena escorregada não impede que o espectador se satisfaça com o final feliz do casal.

“O Feitiço de Áquila” conta também com um bom trabalho técnico, especialmente pela citada agilidade da narrativa, que é mérito também da boa montagem de Stuart Baird. Os figurinos de Nanà Cecchi e a bela direção de arte de Ken Court e Giovanni Nataluci conferem realismo à cidade medieval, repleta de montanhas nevadas, masmorras, castelos e catedrais belíssimas, enquanto a direção de fotografia de Vittorio Storaro explora muito bem as lindas paisagens da região. Além disso, Storaro capta com precisão os lindos momentos em que o sol surge e desaparece no horizonte, que também tem importante função narrativa, destacando o marcante contraste entre a noite e o dia. A trilha sonora acelerada e moderna de Andrew Powell não é coerente com a época retratada, se redimindo na linda cena do vôo do falcão sobre o rio, com um tom melancólico e belo. Os efeitos especiais não conseguem alcançar o realismo necessário nas transformações do casal, apelando para truques de montagem, mas nem por isso comprometem o resultado final. De certa forma, exige algo a mais da imaginação do espectador, o que é sempre bom.

Mesmo com os problemas citados, “O Feitiço de Áquila” consegue manter seu encanto. O duelo de cavaleiros dentro da Igreja funciona enquanto os cavalos estão em cena. Quando a luta passa a ser corpo a corpo, a falta de realismo demonstrada em todo o filme volta a aparecer, com escapadas exageradas de Navarre. Curioso notar também como todos na igreja ficam simplesmente olhando, como se fosse um espetáculo e não uma briga que colocaria em risco a vida do bispo, que até então não apresentava motivos para ser odiado por aquelas pessoas. De todo modo, o duelo final tem emoção e se estabelece como um grande momento do longa. Nada comparado, porém, a mais bela cena do filme, que acontece no breve encontro entre Navarre e Isabeau durante a transição da noite para o dia. Enquanto o sol lentamente espalha seus raios pela superfície, podemos testemunhar em câmera lenta os breves segundos em que os amantes podem se ver ainda como humanos, antes que Isabeau se transforme em falcão novamente. A montagem joga imagens na tela que simbolizam sua transformação, enquanto a câmera lenta tem a importante função de prolongar este prazeroso momento para o espectador, por mais que em tempo real ele dure apenas alguns segundos. Um grande momento, capaz de emocionar ao mais frio dos espectadores.

A terrível maldição que assola o casal é repleta de simbolismo e é um prato cheio para provocar lágrimas nos casais apaixonados. “Sempre juntos, eternamente separados” é a frase dita por Phillipe Gaston, que representa muito bem o drama vivido pelo casal. O previsível final feliz neste caso é muito bem-vindo e agrada em cheio ao espectador, que testemunha durante quase todo o tempo o sofrimento quase palpável de Navarre e Isabeau, aliviado apenas pela simpatia do divertido Gaston. Mesmo com pequenos problemas, “O Feitiço de Áquila” é simpático o suficiente para atrair a atenção do espectador e a linda história de amor que o embala é inegavelmente envolvente.

Texto publicado em 12 de Janeiro de 2010 por Roberto Siqueira

32 comentários sobre “O FEITIÇO DE ÁQUILA (1985)

  1. Oliveira 9 setembro, 2021 / 9:29 pm

    …filme marcou e marca ate hoje. Eu e minha esposa, somos assim. Estamos sempre juntos mas, sempre separados pelo destino. 32 anis de união.

    Curtir

  2. Va 26 agosto, 2017 / 11:37 pm

    Não concordo com o comentário desta crítica, que os atores não tiveram emoção no encontro final. Muito pelo contrário, este encontro é emocionante, graças ao enorme talento dos protagonistas e o encontro do casal é marcado por uma delicada emoção, algo de muito refinado, nobre e antigo, a ponto de não sabermos mais de que se trata hoje em dia. A emoção é verdadeira, contida, delicada, vai se entregando e se mostrando aos poucos, resistindo à estranheza vivida pelo casal nos dois anos passados como enfeitiçados… o olhar dos atores, os gestos, a sensibilidade é perfeita. Não dá para imaginar este filme com outros atores que não o maravilhoso Rutger Hauer e a linda Michelle Pfeiffer.

    Curtir

    • Anônimo 21 fevereiro, 2024 / 11:28 am

      PERFEITA COLOCAÇÃO!!!!

      Curtir

  3. Daniel Avertanio 27 junho, 2017 / 5:34 pm

    Gostaria muito de assistir esse filme , ja entrei em diversos sites e nao acho um pra conseguir assistir, alguem indica um link, por favor?

    Curtir

    • a 14 setembro, 2022 / 10:10 am

      no you tube vc encontra ( O feitiço de Aquilq)

      Curtir

  4. Anônimo 9 fevereiro, 2016 / 11:10 pm

    Eu amo esta historia marcou grandes fases da mnha vida. Uau…

    Curtir

  5. Anônimo 1 outubro, 2015 / 10:47 pm

    A mtos anos atras assisti esse filme e realmente é emocionante .por isso resolvi depois d tantos anos assisti lo dinovo ..assistam vcs irão se emocionar

    Curtir

    • Felipe 1 julho, 2019 / 8:13 pm

      Gostaria de saber sobre a primeira versão.. é bem antiga.. alguma informação sobre isso.obrigado.

      Curtir

  6. alemdatorre 12 julho, 2015 / 7:31 pm

    Este é inegavelmente um daqueles filmes maravilhosos que depois de assistirmos nunca mais conseguimos esquece-lo.

    Curtir

  7. Vilson Roberto 19 maio, 2013 / 12:18 am

    Olá Roberto!
    Também sou um “Beto” e não conheci nenhum outro que não tivesse esse mesmo gosto pelo romance hehe
    O filme é realmente inspirador…se alguém neste mundo ainda acredita em amores impossíveis, do tipo riqueza x pobreza, preto x branco, beleza x “menos dotado de beleza” hehehe tá aí, tudo pode ser superado.
    Parabéns
    Abraço

    Curtir

    • Roberto Siqueira 8 agosto, 2013 / 10:18 pm

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário Xara!
      Abraço.

      Curtir

  8. Pytter 18 junho, 2012 / 8:31 pm

    oiii…meu nome é Pytter e achei o fime excelente a frase q mais gostei no filme foi ´´sempre juntos,eternamente separados´´(supeer) tenho apenas 15 anos e gosto muito de fimes assim..gostaria de sua resposta.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 junho, 2012 / 8:06 pm

      Oi Pytter, a frase citada é mesmo linda.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre.
      Abraço.

      Curtir

  9. Aquila 5 maio, 2012 / 11:19 pm

    Apesar de ter o meu nome eu gosto de ver e bom.Queria conhecer minha cidade olha que nome bonito “O feitiço de AQUILA”

    Curtir

    • Roberto Siqueira 9 maio, 2012 / 11:14 pm

      Não conheci Aquila, mas as cidades que conheci na Itália são lindas.
      Abraço.

      Curtir

  10. matheus 19 abril, 2012 / 12:36 pm

    situe o espaço onde aconte o filme ,..alguem pode me responder ?

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 abril, 2012 / 11:46 pm

      Na cidade de Áquila, Itália.
      Abraço.

      Curtir

  11. Catia Ledesma Veloso 16 fevereiro, 2012 / 5:31 pm

    Tenho 38 anos e amo este filme, é uma história de amor linda, por causa dele e por vivenciar uma história de amor digna de filme, tenho uma tatuagem de um lobo uivando para lua, agora vou fazer o falcão!!!!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 16 fevereiro, 2012 / 7:09 pm

      Que legal Catia, bela história.
      Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre.

      Curtir

  12. Catia Ledesma Veloso 16 fevereiro, 2012 / 5:29 pm

    Tenho 38 anos e amo este filme, é uma história de amor maravilhosa, por causa dele e por ter uma história de amor digna de filme, fiz uma tatuagem de lobo uivando pra lua e agora vou fazer o falcão!!!

    Curtir

  13. Adriana 13 agosto, 2011 / 8:11 pm

    Olá Roberto! Gosto muito de suas críticas e temos um gosto parecido. Li todo o texto e achei que você não iria mencionar, mas mencionou…Gosto muito do filme, mas a trilha estraga um pouco, os teclados são exagerados e não combinam com a história, a fotografia…Não que não possamos ter trilhas modernas em filmes antigos (a trilha de Maria Antonieta é ultramoderna e soa perfeita), mas no caso de Feitiço de Aquila, ela incomoda. Abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 14 agosto, 2011 / 12:24 am

      Olá Adriana,
      Fico feliz que goste dos meus textos.
      Também gosto da trilha de Maria Antonieta.
      Obrigado pelo comentário e fique à vontade para comentar sempre que quiser.
      Abraço.

      Curtir

  14. francisco 16 julho, 2010 / 5:13 pm

    Sem dúvida, pra mim, Ladyhawk funciona como contra-ponto ao cinema tecnológico daquela década futurista, , um oásis, uma esperança romântica, mostrando que ainda se podia fazer filmes de amor nos antigos moldes, mas sem clichês e pieguices! Pena que seu exemplo não foi seguido e por isso o considero um “clássico solitário” que gosto de rever sempre. um abraço !

    Curtir

    • Roberto Siqueira 16 julho, 2010 / 8:00 pm

      É verdade Francisco, o filme é romântico e emociona sem forçar a barra.
      Grande abraço.

      Curtir

  15. Anônimo 27 maio, 2010 / 3:31 pm

    oi tudo bem vcs poderiam me responde qual é o espaço do filme???
    muito obrigada thaiane

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 maio, 2010 / 12:06 am

      Thaiane, não entendi a perguta. Que espaço?
      Seja bem vinda ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

    • Vivaldo Gomes 19 setembro, 2010 / 1:06 pm

      Thatiane…
      sobre o espaço não tenho certeza, mas acredito que está entre o século 15 e 17, pois alguns elementos expostos no filme confundem-se no enredo.

      Curtir

  16. Marie S. 28 janeiro, 2010 / 9:24 pm

    Também gosto muito do filme. Os possíveis “defeitos” que ele tem vejo-os como um diferencial charmoso, tornando o filme ainda mais singelo.

    Infelizmente, creio que com a tecnologia presente nos filmes atuais, essa bela e sensível história de amor não encontraria espaço nos cinemas.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 29 janeiro, 2010 / 5:58 pm

      Olá Marie.
      Com certeza é uma linda história de amor.
      Obrigado pelo comentário, seja bem vinda ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

  17. CIBELLI 16 janeiro, 2010 / 10:55 pm

    AMO ESSE FILME,TENHO UM DVD SÓ MEU.PERDI AS CONTAS DE QUANTAS VEZES O ASSISTI.
    O FILME É MARAVILHOSO.NÃO DÁ PRA IMAGINAR OUTROS ATORES INTERPRETANDO ISABEAU E NAVARRE.RUTGER HAUER DÁ UM SHOW.E PENSAR QUE O PAPEL SERIA DO PÉSSIMO KURT RUSSEL.
    ADORO A TRILHA SONORA.É IMPOSSÍVEL DE SE IMAGINAR OUTRA MÚSICA TOCANDO QUANDO O FILME COMEÇA,E QUANDO O CASAL QUASE SE TOCA.DISCORDO DAS CRÍTICAS.E TAMBÉM ACHO QUE UMA VERSÃO COM EFEITOS DE “ÚLTIMA GERAÇÃO” PODERIAM TIRAR O ENCANTO DO FILME.
    UMA PEQUENA OBRA PRIMA.
    PARABÉNS PELO TEXTO

    Curtir

    • Roberto Siqueira 17 janeiro, 2010 / 3:12 pm

      Obrigado Cibelli.
      Seja bem vinda ao Cinema & Debate e volte sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.