Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aqueles que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 2005 (Premiação em 2006). Ao contrário de muitas pessoas que conheço, considero “Crash – No Limite” um grande filme, que trata de uma questão absolutamente delicada de forma honesta e bem intencionada, assim como outro grande filme daquele ano (O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee). Por outro lado, entendo que o filme exagera em alguns momentos no melodrama, o que é um problema perdoável diante da coragem do filme dirigido por Paul Higgins. Por outro lado, Syriana – A Indústria do Petróleo também aborda um tema delicado de forma extremamente competente, pintando um quadro complexo sobre os diversos integrantes da enorme indústria do petróleo, sem jamais pender para qualquer lado. É como se George Clooney fizesse um painel gigantesco e deixasse o espectador refletir sobre as causas, conseqüências e a forma ideal de combater o problema.
Porque “Syriana – A Indústria do Petróleo” é melhor?
Exatamente por tratar de assuntos polêmicos de forma muito competente, é difícil apontar qual destes três filmes é melhor. Porém, como não existe a possibilidade de votar em todos, preciso escolher. E por pura questão de empatia com o tema, escolho Syriana. Mas com certeza, de todos os anos que divulguei até agora, este seria o voto mais difícil.
Gostaria de saber sua opinião. Pra você, qual o melhor filme de 2005 e por quê?
Um abraço e bom debate.
Texto publicado em 21 de Janeiro de 2010 por Roberto Siqueira
Vi O Segredo de Brokeback Mountain. Saca aquele texto que escreveu sobre Coração Valente? Tô com uma sensação parecida. Lindo filme.
CurtirCurtir
Que interessante Mateus.
Também gosto do filme.
Abraço.
CurtirCurtir
ficaria entre “Batman Begins” e “2 Filhos de Francisco”, não sei qual o melhor
CurtirCurtir
Dois grandes filmes.
Abraço.
CurtirCurtir
Crash foi tão criticado por ter vencido naquele ano, e achei merecidissimo…ótimo Roteiro e atuações…merecedor…
CurtirCurtir
Bom filme mesmo. Um ano de grandes filmes.
Abraço.
CurtirCurtir
Beto, eu nao assisti Syriana. Assim, entre os outros dois, mantenho meu voto em Crash.
Lembro que, naquele Oscar, eu fiquei muito, mas muito dividido entre ele e Brokeback. Eu tinha uma empatia maior pelo filme de Ang Lee, mas Crash era mais amplo, mais universal, e aquela angustiante sequencia do acidente de carro/salvamento… bom, é um dos poucos momentos em que fiquei literalmente sem fôlego na minha vida cinematografica. Eu comecei a chroar de nervoso, de verdade. E olha que sou durão, hehe.
CurtirCurtir
Os três são grandes filmes. Seria legal você assistir Syriana pra poder comparar.
Valeu pelo comentário e pelo voto Achilles.
Abraço.
CurtirCurtir
Pois é… não assisti aos outros… E realmente Crash é ótimo.
Preciso assistir Syriana….
CurtirCurtir
Syriana é ótimo também Thi. Assista e compare pra ver qual seria seu voto.
Abraço.
CurtirCurtir
Crash é muitoooo bom!!!
Mas não vi o outro…então não tenho como opinar!!!!
Bjoo
CurtirCurtir
Valeu pelo voto!
CurtirCurtir