OSCAR 2005: MENINA DE OURO X O AVIADOR

Aproveitando a semana do OSCAR para seguir com minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 2004 (Premiação em 2005). Diferentemente dos anos já comentados (2006, 2007, 2008 e 2009), em que discordei da decisão da Academia e expliquei os motivos para isso, em 2004 eu seria mais um a votar no longa de Clint Eastwood. Portanto, este é o primeiro ano em que concordo com o vencedor do prêmio de melhor filme. Por isso, vou buscar expor argumentos que expliquem minha escolha comparando com seu grande rival na disputa pela estatueta daquele ano (O Aviador, de Martin Scorsese). Mas 2004 teve ainda outras excelentes produções, como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, “Diários de Motocicleta”, “Os Incríveis” e “Sideways – Entre Umas e Outras”. Uma excelente safra, que pode gerar ótimas discussões a respeito do melhor longa do ano.

Porque “Menina de Ouro” é melhor?

A construção dos personagens do excepcional roteiro de Paul Higgins, associada à segura direção de Eastwood, conduz a narrativa por um caminho aparentemente já percorrido inúmeras vezes em filmes sobre boxe. As interpretações impecáveis de Hilary Swank, Morgan Freeman e do próprio Eastwood contribuem para que o longa caminhe de forma segura até certo momento. Mas algo indicava desde o princípio (talvez a fotografia obscura, talvez a trilha melancólica) que aquele não seria apenas mais um filme de superação no esporte. E o momento da grande reviravolta é chocante, jogando o espectador para um buraco negro e sem saída, levantando inúmeros questionamentos e trazendo um amargor para a alma. O longa de Eastwood é triste, sombrio, mas profundamente tocante e belo. Quanto à “O Aviador”, com certeza é de um primor técnico invejável, e conta ainda com excelentes interpretações de Leonardo Di Caprio e Cate Blanchet. A história é interessante e muito bem conduzida (como sempre) por Scorsese e com certeza, trata-se de um ótimo filme. Mas quando comparado à “Menina de Ouro”, “O Aviador” perde força. O longa de Eastwood é humano, toca a alma, é belo. Por isso, ganharia meu voto em 2004.

E pra você, qual o melhor filme de 2004 e por quê?

Um abraço e bom debate.

Texto publicado em 10 de Março de 2010 por Roberto Siqueira

22 comentários sobre “OSCAR 2005: MENINA DE OURO X O AVIADOR

  1. cross98 4 março, 2012 / 10:40 pm

    Olha , O Aviador é legal , mas Menina De Ouro é uma obra prima

    Curtir

    • Roberto Siqueira 23 março, 2012 / 10:28 pm

      Obrigado pela participação Mateus.
      Abraço.

      Curtir

    • cross98 5 maio, 2012 / 5:32 pm

      e para você

      Curtir

    • Roberto Siqueira 9 maio, 2012 / 11:13 pm

      Acho um filme excepcional.
      Abraço.

      Curtir

    • cross98 13 maio, 2012 / 3:06 pm

      Acho uma baita obra-prima, o segundo melhor filme da decada de 2000 (que não foi uma grande década). Acho isso por causa da melhor atuação feminina de TODOS OS TEMPOS (não venha discordar sem falar outra melhor) e alem da atuação (show) de Hilary Swank temos as perfeitas atuações do Morgan Freeman e de Eastwood, com um final impossivel de não chorar.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 24 maio, 2012 / 11:00 pm

      Mateus, cuidado com estes exageros… Poderia citar dezenas de atuações melhores, Liz Taylor em “Quem tem medo de Virgina Woolf”, por exemplo, mas não vamos perder tempo com estas bobagens. O que vale é que é um grande filme e uma ótima atuação.
      Abraço.

      Curtir

    • cross98 25 maio, 2012 / 9:21 am

      não concordo, mas tudo bem

      Curtir

    • Roberto Siqueira 31 maio, 2012 / 12:15 am

      Não concorda com o que, Mateus?
      Abraço.

      Curtir

    • cross98 31 maio, 2012 / 12:47 pm

      que a atuação de Liz Taylor seja melhor

      Curtir

    • Roberto Siqueira 7 junho, 2012 / 11:35 am

      Porque?

      Curtir

  2. pedro paulo 13 setembro, 2011 / 10:00 pm

    Menina de Ouro foi emocionante e merecidamente o melhor do ano.já O Aviador foi perfeito mas pra mim perde a condiçao de segundo melhor do ano pro ousado,original e envolvente Sin City a Cidade do Pecado

    Curtir

    • Roberto Siqueira 13 outubro, 2011 / 11:18 pm

      Olá Pedro,
      Obrigado pela participação. Boa lembrança a sua, Sin City é mesmo um grande filme.
      Abraço.

      Curtir

  3. Cesar Duarte 31 julho, 2011 / 1:06 am

    Oi amigo, dessa vez o meu voto não bate com o seu, e explico porque. Menina de Ouro me parece mais uma daquelas histórias água com açúcar, muito melodramáticas e bastante inverossímel. Apesar da interpretação muito boa d o Próprio Clint, do sempre fantástico Morgan Fremann e da Hilary Swank, está a anos luz de Touro Indomável, quando a assunto é filme de boxe. Não só por ser do Scorsese, mas principalmente por ser uma história verídica. Já O Aviador, mesmo não estando Scorsese no esplendor de sua criação, porque me parece que quanto mais o tempo passa, menos inventivo ele se torna, não sendo mais o diretor portentoso de outrora, a história de O Aviador para mim é mais interessante, contando a vida do milionário e playboy americano Howard Hughes, apaixonado por cinema. Filme que cobre um importante período do cinema e da história dos Estados Unidos. História infinitamente mais rica do que Menina de Ouro, mesmo não gostando do De Caprio, parceria que o Scorsese insiste em prolongar, sinceramente não cosigo entender porque. Parceria válida foi com o Robert de Niro, que rendeu a ambos seus melhores filmes e atuações. É apenas a opinião de quem não entende tanto assim de cinema, por isso o meu voto pode não estar sendo tecnicamente o correto. Valeu meu amigo.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 2 agosto, 2011 / 9:38 pm

      Olá César,
      Desta vez não concordo com você, amigo. Em primeiro lugar, não vejo “Menina de Ouro” como mais um filme de boxe, até porque ele se transforma num drama pesadíssimo e que aborda, com a delicadeza singular do Eastwood, um tema bastante polêmico. Também adoro “Touro Indomável”, mas vejo os dois filmes com claras diferenças, apesar de ambos serem sombrios.
      Por outro lado, também gosto bastante de “O Aviador” e até discordo que o Scorsese esteja piorando com o passar dos anos. Entendo que ele jamais conseguiu repetir o sucesso das obras-primas “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, mas vejo muitos méritos em filmes recentes como “A Ilha do Medo” e até mesmo “Os Infiltrados”.
      Finalmente, eu gosto do Leonardo Di Caprio, acho um ator talentoso e que sabe escolher papéis (o que é essencial para uma carreira de respeito). Comparar com o De Niro é complicado, pois o De Niro é provavelmente o maior ator de uma geração incrivelmente talentosa, mas vejo o Di Caprio entre os destaques de sua geração.
      Fique à vontade para discordar e debater, afinal, esta é a razão da existência do Cinema & Debate.
      Um grande abraço!

      Curtir

    • Roberto Siqueira 24 dezembro, 2010 / 1:31 pm

      Valeu pelo voto Edson.

      Curtir

  4. Augusto 11 março, 2010 / 4:37 pm

    Tenho um deficit ainda não pago em assistir o Aviador 😀

    Então nessa eu não opino 😀

    Curtir

    • Roberto Siqueira 11 março, 2010 / 10:40 pm

      Valeu Augusto. Pode assistir “O Aviador” que é um grande filme.
      Abraço.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 11 março, 2010 / 10:39 pm

      Só adiei um dia, mas hoje já está lá 😉
      Bjo.

      Curtir

  5. Brasil Inteligente 11 março, 2010 / 9:30 am

    Beto, não assisti O Aviador, mas acho Menina de Ouro sensacional… Clint Eastwood é um excepcional diretor e a Hilary Swank mandou muito bem mesmo no filme!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 11 março, 2010 / 10:39 pm

      Obrigado pelo voto Thi. Assista “O Aviador” que é um grande filme também.
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.