SEM DESTINO (1969)

(Easy Rider)

 

Filmes em Geral #23

Videoteca do Beto #113 (Filme adquirido depois da divulgação da crítica)

Dirigido por Dennis Hopper.

Elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson, Antonio Mendonza, Karen Black, Phil Spector, Robert Walker Jr., Luana Anders, Sabrina Scharf, Sandy Brown Wyeth e Luke Askew.

Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern.

Produção: Peter Fonda, William L. Hayward e Bert Schneider (produtor executivo).

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Dennis Hopper tornou-se um dos símbolos da contracultura com este sensacional “Sem Destino”, responsável por uma verdadeira revolução na indústria cinematográfica de Hollywood. O filme estrelado por Hopper e Peter Fonda (o filho do astro Henry Fonda) abalou as estruturas dos poderosos estúdios e provocou a aposentadoria forçada da maioria dos prestigiados produtores da época, abrindo caminho para a nova e talentosa geração de diretores que surgiria em seguida.

Após vender uma quantidade razoável de cocaína, os integrantes da contracultura hippie Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) compram duas motos e partem numa viagem de Los Angeles até Nova Orleans, para ver um festival conhecido como Mardi Gras (uma espécie de carnaval norte-americano). Enquanto atravessam o país, os dois encarnam o espírito libertário dos anos 60, mas se deparam com uma sociedade preconceituosa em seu caminho.

A produção de “Sem Destino” não poderia ter sido mais turbulenta. Constantemente em crise, alcoolizado e até mesmo drogado, Hopper causou enormes problemas durante as filmagens, inclusive brigando diversas vezes com Peter Fonda (o que motivou os produtores a incluírem Jack Nicholson no projeto, para acompanhar de perto as brigas dos dois). Não que Fonda ou Nicholson não gostassem de conversar regados à LSD ou maconha na época, mas o problema era o temperamento explosivo de Hopper. Só que os problemas de bastidores não tiveram influência sobre o resultado final da obra. Na realidade, a “loucura” de Hopper ajudou a imprimir no longa o espírito libertário da contracultura, praticamente palpável durante toda a projeção. Escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern (na realidade, Hopper queria os créditos somente pra ele, mas jamais foi comprovado quem de fato escreveu o roteiro), “Sem Destino” mostra alguns aspectos da sociedade de sua época com precisão, como o preconceito contra os negros, quando Hanson diz que conseguiria libertá-los se eles não tivessem matado ninguém “branco”, e o preconceito contra os próprios hippies, na tensa seqüência dentro de um restaurante numa pequena cidade, reforçado pela triste cena da morte de Hanson (Nicholson). Como ele mesmo havia comentado momentos antes com Wyatt e Billy, as pessoas querem a liberdade, mas na realidade elas têm medo de ser livres. A própria seqüência do restaurante ilustra bem este pensamento e reforça ainda o enorme abismo cultural existente na época entre os jovens libertários e a maioria conservadora dos norte-americanos. Enquanto as moças se identificavam com aqueles homens verdadeiramente livres, os homens se limitavam a julgá-los, mostrando seu receio diante daquilo que era “diferente”. O preconceito também foi responsável pela morte de Wyatt e Billy, atingidos de maneira inesperada e chocante por caçadores na beira da estrada. Finalmente, o roteiro é extremamente corajoso (algo típico da nova Hollywood) ao falar abertamente sobre drogas, mostrando os personagens fumando maconha com naturalidade e inclusive debatendo sobre esta erva quando Hanson diz que ela é a porta de entrada para coisas mais pesadas e quando ele diz para Wyatt “está me dizendo que não faz mal?”.

O próprio aspecto visual de “Sem Destino” traduz bem o sentimento de seus realizadores. Observe, por exemplo, como a montagem de Donn Cambern evita seguir o convencional, fazendo a transição de imagens de maneira criativa e, em muitas vezes, alternando repetidamente entre dois planos antes de mudar de cena. Além disso, adota um ritmo que oscila entre o dinamismo (nas seqüências na estrada) e o contemplativo (nas reflexões em volta da fogueira), refletindo a alternância de sentimentos dos protagonistas. Quando a dupla se depara com um grupo de hippies vivendo na beira da estrada, os figurinos traduzem perfeitamente o estado de espírito daquela gente livre, sempre com roupas largas, coloridas, bandanas e colares, numa completa integração entre o homem e natureza. Pra completar, a empolgante trilha sonora carrega em cada canção a força daquele momento de efervescência cultural, com o mais puro rock n’ roll dos anos sessenta, encabeçado pela famosa “Born to be wild”, de Steppenwolf, que virou símbolo de liberdade quando associada às motos na estrada. A trilha conta ainda com nomes icônicos da contracultura como Jimi Hendrix e Bob Dylan com sua The Band.

O sentido de liberdade está presente em cada plano de “Sem Destino”. É impossível não se empolgar ao ver aquelas duas motos desfilando pelas estradas norte-americanas, ao som do rock n’ roll e diante de paisagens tão belas. Tudo isto é mérito também da direção impecável de Dennis Hopper, que explora com competência o lindo visual de cada locação. Seus planos captam com precisão o nascer e o pôr-do-sol e as lindas paisagens na beira da estrada, auxiliado também pela bela direção de fotografia de László Kovács, que confere realismo ao longa com sua fotografia crua e realista. O diretor ainda intercala estes momentos com planos fechados de detalhes das motos, como as rodas, o escapamento e o aro cromado, como se quisesse dar vida aquelas motocicletas. Estas belas seqüências, sempre embaladas pela excelente trilha sonora, aumentam a sensação de liberdade no espectador e contrastam muito bem com a proposital imperfeição técnica da filmagem, perceptível em diversos momentos quando a luz do sol bate diretamente na lente e, principalmente, na seqüência dentro do cemitério, filmada com câmera de 16 mm. Este tratamento estético pouco apurado colabora com a aura de símbolo da contracultura que o filme carrega. Hopper também utiliza técnicas pouco comuns na época, como quando alterna o foco entre Wyatt e uma prostituta, durante a conversa deles antes de saírem para o cemitério. Já a psicodélica seqüência dentro do cemitério, após o trio se drogar com LSD, foi uma das primeiras da história a ilustrar com imagens os efeitos da droga no ser humano, alternando sem qualquer lógica entre diversos planos perturbadores. Também foi uma das primeiras vezes em Hollywood em que foi possível ver sem qualquer pudor cenas de nudez feminina.

O espírito de liberdade do western também exerce influência sobre “Sem Destino”, como indicam os nomes dos personagens centrais da narrativa, inspirados em personagens clássicos (Wyatt, inspirado no xerife Wyatt Earp, e Billy, inspirado em Billy the Kid). Os protagonistas partem nesta busca por identidade, pelo espírito americano, montados em motos ao invés de cavalos, algo simbolizado com competência no plano em que Wyatt e Billy trocam o pneu da moto enquanto dois homens trocam a ferradura de um cavalo. Mas como dizia o cartaz do filme na época, “eles saíram em busca da América e não a encontraram em lugar nenhum”. Duas pessoas comuns que vendem cocaína para conseguir dinheiro e poder viajar pelo país, eles encontram na simplicidade das pessoas que cruzam seus caminhos alguma identificação, como quando Wyatt diz para um pai de família que “nem todo homem pode viver do que produz em sua terra”, reforçando o privilégio daquele senhor por poder viver à margem do feroz sistema das grandes cidades. Billy e Wyatt são anti-heróis que conquistam a platéia pela simplicidade e pelo coração livre, mas também por causa das boas interpretações de Hopper e Fonda. Logo na primeira conversa em volta da fogueira, podemos perceber a qualidade da interpretação da dupla na pele destes dois viajantes solitários. Acompanhados de uma terceira pessoa a quem eles davam carona, os dois jogam conversa fora com naturalidade e mostram as diferenças entre o contido e ponderado Wyatt e o “maluco beleza” Billy, que constantemente cai na gargalhada, até pelo seu estado quase permanente de alucinação provocado pelas drogas. Hopper é competente na composição do personagem, um típico hippie com jeito solto e despojado. Fonda, por sua vez, transmite muito bem a tranqüilidade de Wyatt, sempre com o olhar compenetrado e distante, provavelmente por causa do constante estado de reflexão do personagem. Em certo momento, os dois se infiltram num desfile com suas motos, o que provoca a prisão imediata dos “arruaceiros”. É quando entra em cena o advogado George Hanson, interpretado por Jack Nicholson, que pra variar, está excepcional, se destacando na conversa que tem com Wyatt antes de viajar com eles, onde Hanson demonstra, sem falar diretamente, que quer acompanhá-los. Posteriormente, Nicholson volta a se destacar na segunda conversa em volta de uma fogueira, onde Hanson conta sua visão sobre os venusianos. Vale observar o olhar e os gestos do ator que transmitem o estado de embriaguez do personagem com perfeição, agravado ainda pela nova experiência que vive ao fumar maconha pela primeira vez. De maneira geral, o trio demonstra muito entrosamento nos poucos minutos em que contracenam.

A poderosa frase de Wyatt na última reflexão da dupla (“Nós estragamos tudo!”) transcendeu o filme e simbolizou toda a trajetória do movimento “Nova Hollywood”, quando os diretores, em pouco mais de uma década, conseguiram perder todo o poder que conquistaram. Também se aplica ao próprio movimento hippie e à contracultura, que pregou a liberdade, a paz e o amor, mas viu o sonho começar a ruir dias antes da grande celebração do movimento, o Woodstock, quando Charles Manson, um hippie que afirmava ser a reencarnação de Cristo, assassinou friamente pessoas famosas em Beverly Hills (entre elas, Sharon Tate, a esposa de Roman Polanski) e escancarou a falta de segurança daquele estilo de vida libertário.

Captando com precisão o espírito de sua época, “Sem Destino” representa um grito de liberdade, sufocado por uma sociedade extremamente preconceituosa. Wyatt e Billy partiram em busca da felicidade, mas encontraram um país hostil, violento e avesso à proposta de paz e amor que a contracultura pregava. Ao ver a fumaça da moto caída se distanciando no último plano do filme, sentimos tristeza por constatar que a mensagem de paz da contracultura também ficou perdida em algum lugar num passado distante, pois o ser humano se mostrou incapaz de viver em harmonia e paz. Infelizmente, a violência, o preconceito e a inveja fazem parte da essência humana.

Texto publicado em 09 de Novembro de 2010 por Roberto Siqueira

19 comentários sobre “SEM DESTINO (1969)

  1. Fernando Meirelles Boldo 31 julho, 2018 / 8:29 pm

    Filme interessante, retrata bem os hippies e seu estilo estranho de vida(nada saudável, diga-se de passagem). Porém é muito tosco do ponto de vista das filmagens.

    Curtir

  2. Rodrigo 26 setembro, 2016 / 11:17 pm

    O culpado por eu ter ouvido falar desse filme foi Steppenwolf, rs.
    Em uma das minhas aventuras pelas prateleiras de promoção das lojas Americanas, pois sempre tem algo de bom perdido, encontrei esse filme que de fato, faz jus a fama. Parabéns pela análise, muito bom o site.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 30 setembro, 2016 / 3:42 pm

      Muito obrigado Rodrigo.

      Curtir

  3. André Carvalho 19 fevereiro, 2012 / 11:35 pm

    É isso mesmo, Roberto, é minha opinião, e ela é de que “Sem Destino” é um filme ruim. O fato de retratar o espírito de uma época não dá a ele imunidade, ao menos para mim. Determinadas imperfeições técnicas não foram “propositais”, como alegaste: foram produto da incompetência da equipe, e isso está documentado. Mas eles fizeram do limão uma limonada e, com a cooperação de alguns críticos hipongas, os erros crassos foram tolerados em nome, talvez, do “espírito da época”. E a frase “Nós estragamos tudo” rendeu muito debate, e pode dizer tudo, mas, do ponto de vista de Hopper e do filme, o mais coerente é que não diga absolutamente nada. Quem quer chutar o que se queria dizer apenas procura pelo em casca de ovo.
    Quanto às críticas à carreira posterior de Hopper e Fonda, Roberto, apenas fui coerente com a opinião que tenho sobre “Sem Destino”: um filme limitado, “overrated”, com atores limitados. Claro, todos têm seus maus momentos. Mas o curioso é que, com Hopper e Fonda, eles são estranhamente rotineiros.
    Reitero: o momento de Hollywood deveria ser mesmo muito ruim para usar “Sem Destino” como tábua de salvação. Mas é como disse: a farsa não poderia durar por muito tempo,e a enganação ruiu, levando consigo muita gente. Embora eu nada tenha contra a “Nova Hollywood”, muita coisa boa foi feita à época. Mas “Sem Destino”, pelas razões que dei, não se enquadra nessa “coisa boa”

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 fevereiro, 2012 / 11:15 am

      Veja só André, muitos críticos respeitados e estudiosos do cinema dizem justamente o contrário, que os grandes filmes são aqueles que, de alguma maneiram, carregam a marca de sua época. E não se trata de achar pelo em ovo, mas a semiótica faz parte da análise crítica, você deve saber disto.
      Fico feliz que não tenha nada contra a Nova Hollywood, pois uma época que produziu filmes como “O Poderoso Chefão”, “Laranja Mecânica” e “Taxi Driver”, entre outros, não pode ser menosprezada mesmo.
      Realmente o Hopper destruiu a carreira após o filme e não era lá um grande ator, mas isto não diminui em nada a importância de “Sem Destino”.
      Um abraço.

      Curtir

  4. André Carvalho 19 fevereiro, 2012 / 11:09 pm

    A edição do filme, por exemplo, é péssima. Repare quando eles estão em NO: em um “take”, é dia; logo em seguida, já é noite. E logo depois, é dia novamente! Em outro momento, há aquele reflexo na lente ocasionado pelo sol que quase impede a gente de ver a imagem. À época, pode ter soado muito bonito por quem desejava elogiar o filme de qualquer maneira, mas tente fazer isso hoje.. Dificilmente alguém faz, porque é um efeito irrelevante.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 fevereiro, 2012 / 11:07 am

      Olá André,
      A montagem (o termo correto é montagem ok?) do filme é propositalmente crua e estas tomadas com o sol batendo na lente apenas ressaltam a crueza pretendida pelo diretor (repare que algumas transições entre planos oscilam, mostram o plano seguinte e o anterior repetidas vezes antes de mudar definitivamente, etc). A idéia de “Sem Destino” era justamente ir contra as regras do cinema na época, algo que a Nouvelle Vague fez com maestria pouco tempo antes. Não sei se você conhece a obra do Godard por completo, mas muitos filmes dele tem este tipo de montagem diferenciada que você chama de “péssima” e buscavam quebrar as regras estabelecidas até então. Além disso, o grande mérito de “Sem Destino” é captar como poucos outros fizeram a alma do movimento hyppie na época, a essência daqueles anos rebeldes em que as pessoas queriam viver apenas de paz e amor, sem apego ao materialismo e consumismo. Você não é obrigado a gostar do filme, ninguém é, mas se tiver interesse em entender porque ele é respeitado e o que ele significou em sua época, sugiro a leitura do livro “Como a geração sexo-drogas-e-rock-n-roll salvou Hollywood”, do Peter Biskand. Vale a pena.
      Um abraço!

      Curtir

  5. André Carvalho 18 fevereiro, 2012 / 1:23 am

    Overrated. É só o que posso dizer a respeito desse filme. A verdade é que Hollywood devia mesmo estar vivendo uma fase muito, mas muito medíocre, para endeusar “Sem Destino”. Mas como um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, logo a carreira de Hopper declinou, a de Fonda também, a farsa não se sustentou. Hopper já não prestava como ator, o que dirá como roteirista. Nicholson, esse sim, mais talentoso, seguiu em frente. O joio foi separado do trigo, afinal, e o tempo mostrou o quanto “Sem Destino” é enganação.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 18 fevereiro, 2012 / 8:43 pm

      Olá André,
      Respeito sua opinião, ainda que seus argumentos não sejam convincentes. Mas, como deixei claro em meu texto, discordo totalmente. Apontei em minha crítica as razões pelas quais considero este um grande filme, citando partes do filme inclusive, e você apenas atacou a carreira do Hooper e do Fonda “após” este filme. O fato da carreira de um ator ou diretor entrar em decadência não quer dizer que seus filmes nunca tenham prestado. Quantos diretores entregaram filmes maravilhosos e entraram em decadência depois? Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Agora, se você apontar os motivos pelos quais considera “Sem Destino” uma enganação utilizando argumentos que tenham base no filme em si, quem sabe sua opinião seja mais relevante. Porque da forma que você escreveu, é apenas uma opinião subjetiva que só vale para uma pessoa: você mesmo.
      Um abraço, obrigado pela visita e pelo comentário e espero que compreenda o que estou querendo dizer ok?

      Curtir

  6. Janerson 18 setembro, 2011 / 8:50 pm

    Concordo com tudo o que li a respeito desse ótimo filme. Simples e ao mesmo tempo grandioso. Cenas marcantes, atores carismáticos dentro de seus papéis antagônicos, Jack Nicholson dando uma promissora amostra do ator mítico que viria a ser e uma trilha sonora fabulosa. Sensacional, inigualável e inovador.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 13 outubro, 2011 / 11:27 pm

      Olá Janerson,
      Obrigado pelo comentário sobre este filme marcante.
      Abraço.

      Curtir

  7. Ulyssis Oliveira 23 março, 2011 / 2:21 pm

    Prezado Roberto, tenho 43 ano, começou quando tinha 14 anos com uma Push motovi que meu pai me presenteou, dai nunca mais fiquei sem uma,passei por dezenas de xl’s, yamahas e hondas, de todas as formas, rd’s assassinas e dt’s 180 ,como tambem cb’s 4centas kkk ,hoje uma shadow 750,bem do estilo easy ryder, e uma vontade efervecente de sair por ai sem destino , porém não me aventurei ainda, coisa que pretendo fazer e não vai demorar, estou em ebulição rs, quem sabe conto minha aventura por aqui em outra ocasião rs, Parabéns pelo texto riquíssimo. Um Abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 25 março, 2011 / 11:08 pm

      Obrigado Ulyssis.
      E quando realizar esta aventura, não deixe de compartilhar conosco, ok?
      Abraço.

      Curtir

  8. Francisco 28 janeiro, 2011 / 11:20 pm

    Grande Roberto…antes de mais nada parabéns por mais este comentário inteligente e de grande sensibilidade ! A exemplo do Alberto eu também vi este clássico na época do lançamento no Brasil em meados de 1970, qd eu tinha 17 anos e tentava, meio atônito, entender aquela revolução cultural que os jovens da época estavam vivenciando…enfim, foi o filme q mais me impressionou até então e- revendo-o hoje chego a sentir que parece q eu não vivi aquele tempo, ou seja, é como dizer: Éramos felizes e não sabíamos…
    Obrigado , grande abraço !

    Curtir

    • Roberto Siqueira 31 janeiro, 2011 / 6:48 pm

      Olá Francisco.
      Obrigado por mais este elogio e saiba que eu invejo vocês por ter vivido uma época tão interessante.
      Um grande abraço.

      Curtir

  9. Alberto Rech 30 dezembro, 2010 / 5:54 pm

    Pois veja bem Roberto, este filme mudou a minha vida completamente e consegui por muitos anos andar como eles andavam. Em 1969 eu estava fazendo a faculdade de Engenharia e o filme me balançou completamente….( assisti o filme mais de 30 vezes), tanto é que construi uma moto igual é do Peter Fonda, abandonei a faculdade e só pensava em curtir a minha vida a a minha moto. Fiz a moto em 1970 e acredito que foi uma das primeiras a serem feitas aqui no Brasil e ainda hoje tenho ela e neste ano de 2011 terminarei a restauração dela e continuarei a minha “viagem” que foi interrompida no fim dos anos 70…..

    Curtir

    • Roberto Siqueira 5 janeiro, 2011 / 9:28 pm

      Que história fascinante Alberto!
      Muito legal. Este filme tem um efeito poderoso mesmo, mas sua história é impressionante. Adorei.
      Um grande abraço, obrigado pela visita ao Cinema & Debate e volte sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.