O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)

(Terminator 2: Judgement Day)

 

Videoteca do Beto #78

Dirigido por James Cameron.

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick, Earl Boen, Joe Morton, S. Epatha Merkeson, Castulo Guerra, Danny Cooksey, Jenette Goldstein, Xander Berkeley, Ken Gibbel e Leslie Hamilton Gearren.

Roteiro: James Cameron e William Wisher Jr.

Produção: James Cameron.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Normalmente, seqüências de filmes de sucesso apresentam narrativas inferiores aos antecessores, dando a sensação de que foram feitas somente para lucrar nas bilheterias, aproveitando o embalo do sucesso anterior. Obviamente, existem exceções, como “De Volta para o Futuro 2” ou “O Poderoso Chefão – Parte II”, considerados filmes superiores aos antecessores por muita gente – o que eu não concordo. Para mim, é justamente na franquia “O Exterminador do Futuro” que esta situação acontece. Revertendo nossas expectativas iniciais e apresentando cenas ainda mais empolgantes de ação, baseadas num roteiro inteligente e bastante criativo, “O Exterminador do Futuro 2” se estabelece como o melhor filme da série, um verdadeiro marco do cinema de ação dos anos 90.

Sarah Connor (Linda Hamilton) está internada num hospital psiquiátrico após ser considerada louca por falar da vinda de um exterminador do futuro. Seu filho, John Connor (Edward Furlong), é criado por pais adotivos e, segundo ela, será o responsável pela salvação da humanidade num futuro dominado pelas máquinas. Para a surpresa de todos, as palavras de Sarah se mostram verdadeiras quando os andróides T-800 (Arnold Schwarzenegger) e T-1000 (Robert Patrick) chegam do futuro e partem em busca do jovem John com intenções distintas.

Escrito por James Cameron e William Wisher Jr., “O Exterminador do Futuro 2” suga o espectador pra dentro da narrativa logo em sua introdução, relembrando fatos acontecidos no passado e nos situando na história. Repleto de frases interessantes, como quando T-800 vê duas crianças brincando de trocar tiros e diz que “É da natureza de vocês se destruírem” ou quando Sarah diz para Miles (Joe Morton) que “homens como você fizeram a bomba de hidrogênio”, a principal qualidade do roteiro reside em inverter completamente nossas expectativas ao apresentar o vilão do filme anterior como herói neste segundo filme, algo, aliás, trabalhado cuidadosamente por Cameron para provocar surpresa no espectador. O roteiro ainda desenvolve muito bem os complexos personagens, conseguindo criar uma relação crível entre o andróide e o garoto, além de evidenciar o peso que Sarah carrega por saber da importância que ela e o filho têm na tentativa de evitar um futuro sombrio, dominado pelas máquinas. A frieza daquele mundo visto no primeiro filme, aliás, é mantida pela fotografia azulada de Adam Greenberg nesta seqüência. Por outro lado, Greenberg utiliza cores mais quentes no presente e até mesmo um visual árido no deserto mexicano, que ilustra um futuro tão incerto quanto o daquelas pessoas perdidas em vastos terrenos sem vida. O futuro incerto, aliás, é o tema da franquia, que garante (pelo menos até este segundo filme) que nós escrevemos o próprio destino. A fotografia azulada volta no terceiro ato, reforçando o embate entre os frios exterminadores, mas dá lugar a um visual mais infernal no desfecho da luta entre ambos, que confere ares apocalípticos ao confronto.

Destaca-se ainda o excepcional trabalho de som e efeitos sonoros, perceptível nas diversas e sensacionais cenas de ação, além dos inovadores efeitos visuais do longa, desenvolvidos por diversos estúdios diferentes (Industrial Light & Magic, Pacific Data Images, Fantasy II Film Effects, 4-Ward Productions e Stan Winston Studio) e que garantem um realismo ímpar para a época. Novamente, Cameron soube utilizar a tecnologia a favor da narrativa, evitando cair na armadilha de tornar-se refém dos efeitos visuais, algo tão comum atualmente. Pra completar o excelente trabalho técnico, a trilha sonora de Brad Fiedel é ótima, intensa e com variações bastante sombrias. Vale notar ainda como a energia da música tema “You could be mine”, do Guns n’ Roses (na época no auge da carreira), representa bem a rebeldia de John Connor, um jovem claramente perturbado por viver longe dos pais biológicos. Não por acaso, os primeiros minutos de John em cena apresentam o rapaz utilizando um cartão roubado e um programa de computador para sacar dinheiro, falando mal de sua mãe e andando de moto com seu amigo pelas ruas da cidade, reforçando a imagem de “bad boy”. Não é fácil para um jovem ver sua mãe internada num hospício e ser criado por pais adotivos que não demonstram amor por ele.

Interpretado com carisma pelo jovem Edward Furlong, John Connor se esconde sob esta capa de rebeldia, mas claramente se sente desprotegido diante de um mundo hostil e cruel, algo agravado pela conturbada relação com os pais adotivos e pela “loucura” de sua mãe biológica. Até por isso, é compreensível que o jovem encontre no exterminador a figura paterna que tanto lhe faz falta, como notamos na bela cena em que eles brincam no deserto mexicano (reforçada pela desnecessária narração de Sarah). Felizmente, Furlong estabelece boa química com Schwarzenegger, o que é essencial para o sucesso da narrativa. Essencial também é o excelente desempenho de Linda Hamilton, novamente muito bem como Sarah Connor, uma mulher amargurada pelo peso do passado e pela responsabilidade que carrega nos ombros. A atriz se destaca especialmente na excepcional cena da conversa com o psiquiatra que aparece num vídeo gravado, onde transmite toda a amargura e revolta da personagem. Já Robert Patrick cria um vilão aterrorizante através de sua face desprovida de sentimentos e emoções, dando a sensação de que nada poderá deter o seu T-1000. Obstinado e sempre buscando cumprir sua missão, o vilão é a personificação do pior dos pesadelos, alguém que jamais dorme ou descansa, que não sente dor e que se recompõe em questão de segundos, graças ao metal líquido que constitui sua matéria-prima. Ao contrário dele, o exterminador vivido por Arnold Schwarzenegger desenvolve sentimentos ao longo da narrativa, estabelecendo uma interessante relação com John – ele chega a criar um código de ética próprio por causa do garoto, indo diretamente contra sua natureza exterminadora (“Ele viverá”, diz, após atirar nas pernas de um segurança, evitando matá-lo). Aliás, como afirmei na crítica do primeiro filme, o papel do exterminador é perfeito para Schwarzenegger, que encarna muito bem o homem-máquina com seu jeito durão e de poucas palavras, saindo-se bem também nas constantes piadinhas que solta durante a projeção.

Demonstrando completo domínio da narrativa e muita energia na condução das cenas de ação, James Cameron conduz o longa com segurança e em bom ritmo, graças também à montagem de Conrad Buff IV, Dody Dorn, Mark Goldblatt e Richard A. Harris. Observe, por exemplo, como o diretor cria o clima ideal para o encontro entre os exterminadores, sem jamais deixar transparecer as intenções de cada um na busca por John Connor. Momentos antes do primeiro encontro, quando o dono do bar ameaça o exterminador, o plano do pedal da moto descendo indica ao espectador que aquela atitude foi equivocada e custará caro, reforçando a imagem pré-concebida de que T-800 é cruel, algo ilustrado também pela roupa preta e pelos óculos escuros do andróide (figurinos de Marlene Stewart), que ajudam a criar a falsa expectativa de que ele ainda é o vilão. Por isso, no sensacional primeiro encontro entre T-800, T-1000 e John Connor, a câmera lenta de Cameron, além de captar com precisão cada reação, faz o espectador ficar com o coração na boca até o momento em que nossas expectativas são invertidas e T-800 se revela o “protetor” de Connor, provocando o choque na platéia – repare também a referência à banda responsável pela música tema do filme, quando Cameron foca a arma e as rosas no mesmo plano.

Felizmente, as ótimas cenas de ação de “O Exterminador do Futuro 2” não são a razão de existir do longa, servindo apenas como complemento para uma narrativa bem desenvolvida. E entre tantas cenas marcantes, destaca-se a perseguição do T-1000 num caminhão enquanto John foge numa moto e o exterminador persegue ambos em outra moto, onde a alternância entre os planos confere uma dinâmica interessante à cena, e a seqüência da fuga da Cybernet, que também é carregada de adrenalina. Já a tensa seqüência dentro do hospital psiquiátrico é construída lentamente, nos levando até o magnífico reencontro entre T-800 e Sarah, também conduzido em câmera lenta e seguido pela excepcional fuga do trio num carro em marcha ré. Observe como o som diegético trabalha a favor da cena, colaborando na criação do suspense, intensificado pelas realistas mortes durante a fuga de Sarah, em outro momento inspirado de Hamilton, que demonstra força também nas cenas mais agressivas. E finalmente, o esperado confronto entre os exterminadores fecha com chave de ouro as grandes cenas de ação, quando o tiro certeiro de Sarah encerra a passagem de T-1000 pelo passado – e a triste despedida de T-800, com o polegar levantado para John, chega até mesmo a emocionar, por causa da bela relação que eles desenvolveram.

Misturando aspectos de filmes de terror e uma inteligente premissa de ficção-científica, “O Exterminador do Futuro 2” se estabelece como um filme superior ao seu antecessor, utilizando suas empolgantes cenas de ação como complemento para uma narrativa inteligente, que desenvolve personagens complexos e cativantes e deixa uma interessante mensagem. Se nós somos os únicos responsáveis pelo nosso destino, Cameron assegurou o futuro dele no cinema, acertando novamente na escolha e entregando outro filme maravilhoso.

Texto publicado em 19 de Dezembro de 2010 por Roberto Siqueira

21 comentários sobre “O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)

  1. Pingback: kholat download
  2. Cesar Duarte 15 setembro, 2013 / 11:58 pm

    Ola Roberto. É apenas uma dica: comprei o blu ray de exterminador 2 e o que posso dizer é que de tão excepcional parece um outro filme. Parece exagero mas não é. Sem contar que nesse blu ray além da versão original com 136 minutos há uma outra versão com 152 minutos, que traz cenas que tornam a história mais compreensível. Não dá para entender como esses 16 minutos a menos foram excluídos da versão original. Também comprei o blu ray do teu amado Coração Valente. Não sei se tu concorda mas não achei o blu ray tão superior assim ao dvd. Agora, o blu ray do exterminador 2 vale cada centavo de taõ espetacular que ficou. Abraços e até a próxima.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 16 setembro, 2013 / 11:44 pm

      Dica anotada Cesar, o BD de “T2” entrou na minha lista.
      Também tenho o DVD Duplo de “Braveheart” e é ótimo, mas o que gosto no BD são os inúmeros extras interessantes.
      Um abraço e obrigado pela dica!

      Curtir

  3. Marcio 9 dezembro, 2012 / 12:51 pm

    Desculpem me todos, mas discordo que só pelo fato de Cameron não ter dirigido os dois ultimos filmes, que ele não tenhão ficado bons, já que o que vale mesmo é a historia de um futuro pós apocaliptico.
    sou fã desse filme desde pequeno, já o que o lançamento do mesmo, foi no dia de meu niver
    (18/04/1984), quando eu completava 4 anos.
    sou muito fã mesmo, perdi as contas de quantas vezes assisti os filmes e espero anciosamente o lançamento do 5º filme.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 dezembro, 2012 / 11:20 pm

      Olá Marcio,
      Discordo, mas respeito sua opinião.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Curtir

  4. Rogerio 6 março, 2011 / 4:37 pm

    alguem sabe a onde podemos adquir o oculos escuros igual da sarah connor no exterminador 2.

    Curtir

  5. Bruno Nery 5 fevereiro, 2011 / 4:13 pm

    Terminator 1 e 2 são uns dos melhores filmes de ficção cientifica que já vi! Quem, quando criança, não gostaria de estar na pele do pequeno John Connor só p/ ter um andróide durão estilo T 800 sob seu comando? hehehe
    O melhor de tudo é que o filme não depende dos efeitos especiais p/ se sustentar. O roteiro e o desenvolvimento das cenas, sem falar da empolgante estória, já servem de base p/ termos este excelente filme.
    Infelizmente, James Cameron não dirigiu as sequencias 3 e 4, que particularmente não me agradaram muito.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 7 fevereiro, 2011 / 7:20 pm

      Olá Bruno, obrigado por tantos comentários interessantes.
      Também não gosto do terceiro e do quarto filme. Os dois primeiros são ótimos.
      Abraço.

      Curtir

  6. Marcos Viana 20 janeiro, 2011 / 7:24 pm

    Excelente texto…gostei muito, é incrivel a “jogada” de genio que o cameron fez entre os 2 filmes…o 3 deixa um pouco a desejar, mas é incrível ver como o T800 (agora T850) se tornou muito mais ironico e sarcástico,

    Curtir

    • Roberto Siqueira 21 janeiro, 2011 / 7:56 am

      Olá Marcos.
      Obrigado pela visita e pelo comentário. Não gosto do terceiro filme, mas os dois primeiros me agradam muito. Esta jogada do Cameron realmente foi sensacional.
      Grande abraço.

      Curtir

  7. Thiago Barrionuevo 28 dezembro, 2010 / 7:44 am

    Beto, nunca tinha olhado para esse filme com esse olhar… Pra mim, era apenas mais um filme de ação de domingo à tarde, que você assiste com o pai após uma macarronada e tem, misturado aos efeitos sonoros, o ronco do “véio” enrolado no cobertor…

    Vou explicar os motivos:

    1 – Eu nunca assisti ao primeiro, então, não tive essa expectativa e tensão ao ver o grandão Schwarzenegger;
    2 – Assisti esse filme várias vezes quando pequeno (tinha no máximo 8 anos quando lançou) e certamente entendia muito menos de cinema do que hoje;
    3 – Depois de virar um homem grande (hahahaha), nunca mais assisti o filme;
    4 – (e o mais óbvio) Eu assistia sempre de domingo à tarde, na Globo, dublado (affffeeee), com meu pai dormindo logo depois do almoço!

    Agora, lendo a sua crítica, me deu uma vontade enorme de assistir os dois filmes, para entender todo o contexto e perceber o filme com o respeito devido!

    Voltarei pra comentar os dois!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 dezembro, 2010 / 11:17 am

      Que legal Thi, comentários muito interessantes.
      Realmente o tempo (e a experiência cinematográfica) nos faz rever alguns filmes sob um novo olhar. Certamente, a experiência será diferente desta vez. Procure assistir à noite, sem macarronada, e deixa o tio roncar à vontade no canto dele… rsrsrs
      Abraço, nos vemos amanhã!

      Curtir

  8. Felipe Gabriel 25 dezembro, 2010 / 2:42 pm

    Boa análise. Exterminador do Futuro 2 é um filme que marcou o cinema.
    Efeitos especiais incríveis e ação de tirar o fôlego.Mas o 1º filme é o meu favorito. No 1º filme deu um ar de filme sombrio, Schwarzenegger quase não falava apenas matava. Frio e calculista sem nenhum remorso ou pena e Michael Biehn perfeito no papel de herói.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 27 dezembro, 2010 / 10:49 am

      Olá Felipe.
      Obrigado pelo elogio e pelo comentário. Muita gente prefere o primeiro filme, justamente por ser mais sombrio que o segundo.
      Grande abraço.

      Curtir

  9. Achilles de Leo 20 dezembro, 2010 / 10:00 am

    Beto, mais uma vez, excelente análise. Gosto cada vez mais de como você disseca os filmes com uma atenção aos detalhes que eu não seria capaz de ter.

    Mas acho que ninguém, jamais, irá abordar um dos pontos que acho mais fascinantes ligando os dois primeiros filmes: a paranóia e a loucura genuína de Sarah Connor. Sim, sim. 🙂

    Afinal, como, mas como a mulher saberia de tantos detalhes sobre o futuro se Reese nunca teve tempo de contar tudo o que sabia para ela? Simples. Ela não sabia. E considerando que estamos numa obra de ficção-científica e não sobrenatural, ela não teria como adivinhar e simplesmente criou sua própria versão de um futuro aterrorizante.

    O que justificaria um dos raros acertos dois filmes 3 e 4, que mostram um futuro diferente do que Sarah havia alertado.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 dezembro, 2010 / 9:07 pm

      Obrigado pelo elogio Achilles.
      Muito interessante a sua visão sobre a loucura de Sarah. Fascinante!
      Vamos ver se aparecem mais leitores para debater o longa conosco.
      Um grande abraço.

      Curtir

  10. Renato 20 dezembro, 2010 / 7:44 am

    Logo teremos o 5 e 6, não vejo a hora!!!rs
    Estou querendo comprar todos os filmes do Exterminador… Será que já tem box?
    Abraço.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 dezembro, 2010 / 9:05 pm

      Renis, acho que já existe Box sim. Dá uma procurada no Buscapé ou Bondfaro.
      Abraço.

      Curtir

  11. Ricardo 19 dezembro, 2010 / 12:22 pm

    Exelente análise critica sobre o filme!
    Nossa, vendo os comentários e alguns trechos, me deu vontade de rever esse filme, vou até assistir hoje atarde.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 19 dezembro, 2010 / 6:34 pm

      Olá Ricardo.
      Fico feliz com seus comentários.
      Obrigado pela visita, seja bem-vindo ao Cinema & Debate e volte sempre!
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.