Semana: Bons filmes de grandes diretores

Quando falamos, por exemplo, em Martin Scorsese, os primeiros filmes que vêm à mente normalmente são “Taxi Driver”, “Touro Indomável” e “Os Bons Companheiros”. Só que, obviamente, a carreira de Marty não se resume a estes três filmes excepcionais e nem mesmo apresenta somente filmes de qualidade inquestionável. A mesma situação se repete na maioria dos grandes diretores da história do cinema. Em praticamente todos os casos, existem aqueles filmes que marcaram suas carreiras, aqueles que foram verdadeiras decepções e um terceiro grupo, formado por filmes de qualidade, mas que não conseguem alcançar o mesmo nível de excelência (ou de popularidade) dos filmes mais conhecidos destes cineastas.

É justamente desta fatia importante da filmografia destes diretores que retirei os cinco filmes que terão críticas divulgadas nos próximos dias. Obviamente, esta lista poderia ter muitos filmes, já que a quantidade de diretores importantes da história do cinema é enorme. Mas preferi escolher apenas cinco filmes de cinco diretores que eu gosto – e que se encaixam (em minha opinião) nesta categoria de “bons filmes”. Portanto, não se trata de uma lista de diretores importantes e nem mesmo dos “melhores filmes” desta categoria. É apenas, como de costume, uma seleção de filmes que me agradam e que se encaixam neste pré-requisito.

Como sabem, não costumo adiantar os nomes dos filmes que vou divulgar, mas desta vez vou adiantar pelo menos o nome dos cinco diretores. São eles: Stanley Kubrick, Ridley Scott, Roman Polanski, Martin Scorsese e Paul Thomas Anderson.

Quais serão os cinco filmes escolhidos? Que comecem as apostas! 😉

Um grande abraço.

Texto publicado em 23 de Janeiro de 2011 por Roberto Siqueira

7 comentários sobre “Semana: Bons filmes de grandes diretores

  1. francisco 2 janeiro, 2012 / 1:12 am

    Olá Roberto…analisando bem seus critérios neste tópico, vou arriscar o filme do Scorcese: Os Infiltrados. Feliz 2012, grande abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 8 janeiro, 2012 / 9:02 pm

      Feliz 2012 Francisco!
      O filme era “Vivendo no Limite”, mas valeu pela participação.
      Abraço.

      Curtir

  2. Brasil Inteligente 25 janeiro, 2011 / 8:04 am

    Aposto que o de Kubrick é O GRANDE GOLPE (1956) … Acertei?!?!
    Nem me atrevo a chutar os outros….

    Curtir

    • Roberto Siqueira 26 janeiro, 2011 / 10:34 pm

      Acertou sim, parabéns!

      Curtir

  3. Marcelo 24 janeiro, 2011 / 11:31 am

    Vamos là:
    Stanley Kubrick-Lolita
    Ridley Scott-Gladiador
    Roman Polanski-O Pianista
    Martin Scorsese-A Última Tentação de Cristo
    Paul Thomas Anderson-Magnólia

    Curtir

    • Roberto Siqueira 24 janeiro, 2011 / 4:24 pm

      Olá Marcelo.
      Do Kubrick realmente poderia ser “Lolita”, mas este vai entrar em outra semana especial. “Gladiador” e “O Pianista” foram enormes sucessos de seus diretores e não se enquadram na categoria. Assim como “Magnólia” não se enquadra, por ser uma verdadeira obra-prima do PTA. Já “A Última Tentação de Cristo” com certeza poderia entrar na lista, mas escolhi outro filme do Scorsese que também me agrada, mas não tanto quanto “Taxi Driver” ou “Touro Indomável”.
      Um grande abraço e obrigado pela participação.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.