O ÓLEO DE LORENZO (1992)

(Lorenzo’s Oil)

 

Videoteca do Beto #86

Dirigido por George Miller.

Elenco: Susan Sarandon, Nick Nolte, Zack O’Malley Greenburg, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite, Gerry Bamman, Margo Martindale, Maduka Steady, James Rebhorn, Ann Hearn e Laura Linney.

Roteiro: George Miller e Nick Enright.

Produção: George Miller e Doug Mitchell.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Algumas histórias são tão poderosas que nem mesmo os mais competentes profissionais conseguem transpor para a tela toda sua essência. Felizmente, não é o caso deste tocante “O Óleo de Lorenzo”, certamente o melhor trabalho da irregular carreira de George Miller. Captando com incrível competência a aura de sofrimento e angústia da família Odone e, ao mesmo tempo, realçando a luta daqueles pais obstinados na busca pela cura de uma cruel doença, o diretor e seu talentoso elenco entregam um filme magnífico, capaz de abalar as estruturas do espectador, especialmente (mas não exclusivamente) daqueles que já têm filhos.

O jovem Lorenzo leva uma vida normal até ser diagnosticada uma rara doença conhecida como ALD, que provoca uma degeneração do cérebro, levando o paciente à inevitável morte em poucos anos. Inconformados com a falta de tratamento, seus pais Augusto (Nick Nolte) e Michaela (Susan Saradon) decidem estudar por conta própria as causas da doença, na esperança de conseguir descobrir alguma forma de deter seu avanço, mas encontram a resistência dos médicos e da Associação dos pais de crianças portadoras da ALD.

Escrito por George Miller e Nick Enright, “O Óleo de Lorenzo” nos conta em detalhes a história real da dolorosa batalha enfrentada pela família Odone na tentativa de salvar seu filho Lorenzo – e independente de suas qualidades cinematográficas, a história já seria suficiente para comover as pessoas que tem filho (s). Mas Miller não se contenta apenas com seu tema forte, imprimindo um bom ritmo à narrativa, que, apesar de ser inevitavelmente episódica, cobre diversos anos da vida dos Odone sem jamais soar cansativa. Contando com a montagem de Marcus D’Arcy e Richard Francis-Bruce, Miller cria alguns momentos em que a passagem do tempo é indicada sutilmente, como quando Michaela, após ter seu pedido de ajuda recusado, diz para uma jornalista que ela deveria conhecer Lorenzo e, no plano seguinte, vemos Augusto agradecendo a doação e uma senhora chegando a casa dizendo que leu o anúncio no jornal. Além disso, o constante uso de fades (quando a tela escurece na transição entre duas cenas) aumenta a sensação de angústia, de perda e de desolamento no espectador, refletindo o sentimento de Augusto e Michaela. Esta atmosfera carregada nos suga pra dentro da narrativa, criando um constante clima de aflição, que ainda assim, jamais permite que os pais abandonem o menino. E o mais curioso é que apesar do início da narrativa na África fazer alusão ao misticismo e à fé (se apegar à fé é algo que poderíamos esperar de qualquer pessoa nesta situação), é na ciência que o casal vai encontrar uma forma de conter a grave doença de seu filho – ainda assim, a amizade de Omouri (Maduka Steady) será fundamental na recuperação do garoto e sua chegada dará ainda mais forças ao bravo Lorenzo.

Ainda na direção, vale destacar alguns inteligentes movimentos de câmera de Miller, como o contra-plongèe que esmaga o casal na igreja enquanto Michaela olha pra cima procurando ajuda divina ou o plano fixo que destaca a reação dos pais enquanto o médico fala sobre a doença. Neste momento, aliás, a espetacular Susan Saradon demonstra com precisão a dor da mãe ao ouvir o implacável diagnóstico do especialista, com os olhos marejados, a voz embargada e um misto de força e fraqueza no rosto incrédulo. Incrédulo também está Nolte, que se contém, até como uma forma de dar mais força para a esposa. Momentos antes, Miller introduz lentamente os elementos que indicam a gravidade da situação, como quando a câmera passa por Michaela, vai até a janela e mostra as crianças correndo em direção a Lorenzo, somente para em seguida uma garota entrar na casa e dizer que “Lorenzo caiu da bicicleta e está sangrando muito”. Após o cruel diagnóstico, o diretor, auxiliado pela fotografia de John Seale, afunda Nolte nas sombras quando Augusto inicia as pesquisas na biblioteca e, em seguida, um close em seus olhos realça seu desespero enquanto lê sobre as terríveis conseqüências da doença, nos levando à forte cena em que o pai, desesperado, grita de dor e despenca pelas escadas, pontuado pela evocativa trilha sonora de Christine Woodruff – que neste instante utiliza a mesma música tema de “Platoon”, mas durante toda a narrativa espalha temas obscuros, repletos de vozes que formam uma espécie de coral cantando música erudita, o que novamente faz referencia à fé. Este visual sombrio predomina boa parte da narrativa, como quando a família se deita na cama, também escondida sob as sombras, e o plano seguinte, com o clima nublado e chuvoso, indica o futuro complicado que eles teriam pela frente, ou quando eles estão olhando para as estrelas da janela, novamente com a escuridão tomando conta da tela.

George Miller confirma sua inteligência ao empregar com freqüência o close, que normalmente serve para realçar as reações dos atores, conseguindo extrair atuações muito fortes e convincentes de todo o elenco. Com a câmera próxima, ele enfatiza o sofrimento daquela família e, além disso, nos passa uma sensação claustrofóbica, criando um forte incomodo enquanto acompanhamos aqueles pais obstinados em busca da cura da rara doença do filho. Interpretada de maneira emocionante por Saradon, Michaela é uma mãe obstinada, que não desiste jamais, chegando ao ponto de entrar em contato com laboratórios, médicos, especialistas e tudo que for preciso para conseguir salvar o filho, ainda que raramente tenha forças para sair do lado dele. Enquanto isto, Nick Nolte apresenta um sotaque acidentado, além dos tradicionais gestos e gritos que compõem o típico personagem de origem italiana, mas cumpre bem o papel do determinado Augusto, demonstrando devoção na luta pela vida de Lorenzo. E se são muitos os momentos de destaque na atuação de Saradon, como a citada reação à notícia da doença ou as explosões de Michaela contra as enfermeiras que “cuidam” de Lorenzo, Nolte se destaca quando recebe a ligação que informa a redução dos níveis de C24 e C26 no sangue do garoto, reagindo de maneira comovente. Já o pequeno Lorenzo é interpretado por diversos atores, mas o grande destaque fica para Zack O’Malley Greenburg, que expressa todo o sofrimento do garoto através de sua dificuldade pra caminhar e falar, de suas tosses e, principalmente, durante as fortíssimas convulsões. E fechando a família, Kathleen Wilhoite se sai bem como Deirdre, especialmente na realista discussão com o casal Odone que resulta em sua saída da casa, logo após o plano em que a vemos conversando com Augusto e Michaela aparece na porta ao fundo. Após esta discussão, Augusto desabafa e culpa a esposa pela doença do filho (algo reprovável, mas compreensível diante de tanto sofrimento), num momento tocante, que expõe o limite daquele homem.

Além destes momentos, podemos destacar a grande atuação coletiva no tenso jantar na casa dos Odone com a família Muscatine (James Rebhorn e Ann Hearn), onde os interesses aparecem, mas também a dor de cada pai e mãe ali presente, apunhalados pelo destino e tendo que enfrentar um terrível sofrimento. A esperança dos Odone se choca diretamente com o ceticismo dos Muscatine, já sem esperança diante de tudo que viveram. Ainda assim, parece que a Associação comandada por eles está mais preocupada com o bem estar dos pais do que com as crianças, pensando inclusive em vender livros de receitas para gerar lucro, algo que fica evidente quando Loretta Muscatine pergunta “Qual é a pressa?”, levando Michaela a parar de mexer a comida (algo evidenciado pelo plano de Miller) e responder com raiva “Acho que nós duas sabemos a resposta para esta pergunta fútil”. Somando tudo isto a sempre comedida reação dos médicos diante das descobertas dos Odone, temos a sensação de que somente Augusto e Michaela estavam interessados em encontrar a cura daquela doença, sem se importar com as enormes barreiras existentes no caminho.

E então chegamos ao comovente momento em que Augusto pergunta à Michaela se ela “já pensou que toda esta luta pode ter sido para ajudar a criança de outrem”, jogando o espectador na lona e inevitavelmente trazendo as lágrimas. E de fato, a luta do casal não conseguiu reverter o quadro de Lorenzo, mas estagnou a doença e lentamente começou a recuperar alguns de seus sentidos. Por isso, quando ele move um dedo, temos a sensação eufórica de que todo aquele esforço não foi em vão – e a recompensa final vem nos créditos do filmes, quando dezenas de garotos curados pelo óleo de Lorenzo justificam toda aquela luta. O último plano do longa, com o pensamento de Lorenzo ganhando voz enquanto ele olha para o alto, nos deixa a sensação de que “O Óleo de Lorenzo” é um filme devastador em praticamente toda sua duração, mas vale a pena aguardar por seu final inspirador.

Com atuações magníficas (especialmente de Susan Saradon) e a segura direção de George Miller, “O Óleo de Lorenzo” comove sem ser melodramático, justamente porque a história que o inspira é suficiente para nos emocionar. E se durante grande parte da narrativa somos esmagados por sua atmosfera triste e devastadora, somos recompensados por seu belo final, que se não chega a ser otimista, pelo menos nos ensina a força que nós temos quando buscamos algo de verdade.

Texto publicado em 06 de Fevereiro de 2011 por Roberto Siqueira

23 comentários sobre “O ÓLEO DE LORENZO (1992)

  1. Priscilla 2 novembro, 2012 / 1:23 pm

    Amei o filme, muito interessante, é a segunda vez que assisto, impossível eu não me emocionar. Parabéns ao Casal Odone pela coragem, paciência e determinação. Um excelente filme! Beijos

    Curtir

    • Roberto Siqueira 14 novembro, 2012 / 11:48 pm

      É verdade Priscilla.
      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

  2. Anônimo 2 novembro, 2012 / 1:22 pm

    Amei o filme, muito interessante, é a segunda vez que assisto, impossível eu não me emocionar. Parabéns ao Casal Odone pela coragem, paciência e determinação. Um excelente filme! Beijos

    Curtir

    • Roberto Siqueira 14 novembro, 2012 / 11:47 pm

      Verdade.

      Curtir

  3. Anônimo 12 setembro, 2012 / 11:24 pm

    Muitos bom emocionante

    Curtir

    • Roberto Siqueira 13 setembro, 2012 / 10:45 pm

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Curtir

  4. Betania 15 agosto, 2012 / 2:33 pm

    Tbm achei esse filme sensacional. me emocinei mt cm a historia do casal Odone,q fizeram td o q podiam p tentar salvar a vida do pequeno Lorenzo. Apresentam um amor incondicional em relacao ao filho,q mts pessoas na maioria das vezes ñ conhece o q é,+ deveriam aprender. Mt bonito msmo.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 13 setembro, 2012 / 10:24 pm

      Lindo mesmo Betania.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Curtir

  5. rosalina da cruz 21 maio, 2012 / 3:53 pm

    é uma historia emocionante. triste da pessoa que não pensa assim.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 24 maio, 2012 / 11:16 pm

      Valeu pelo comentário Rosalina.
      Abraço.

      Curtir

  6. Você não sabe de nada ( mas vc roberto siqueira sabe!) 25 abril, 2012 / 3:15 pm

    Adorei o seu texto e amei o filme!!! PS: quem esta aki e o “Você não sabe de nada” !

    Curtir

    • Roberto Siqueira 2 maio, 2012 / 10:23 pm

      Obrigado pelo elogio!
      Abraço.

      Curtir

  7. cross98 23 abril, 2012 / 10:55 pm

    Sinceramente, achei um saco

    Curtir

    • Você não sabe de nada 25 abril, 2012 / 3:13 pm

      bem feito se vc acho um saco e pq nao tem coraçao e quando tiver filho imagine vc nessa situaçao dos pais e depois responda se e um saco mesmo vc tem que e ficar feliz porque acharam a cura para uma doença rara que um dia seu filho pode ter e se tver e nao existisse cura?? seu filho poderia morrer ento pense bem a respeito disso…

      Curtir

    • cross98 3 maio, 2012 / 7:29 pm

      Não estamos falando de problemas familiares, mas sim de filmes, que esse é bem fraco na minha opinião

      Curtir

    • Roberto Siqueira 5 maio, 2012 / 10:43 am

      Como meu texto indica, discordo completamente.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 2 maio, 2012 / 10:16 pm

      Não é um saco Mateus, é uma linda história e baseada em fatos reais.

      Curtir

    • cross98 26 maio, 2012 / 10:14 pm

      Mas acho melodramatico demais, tipo o AI Inteligencia Artificial

      Curtir

    • Roberto Siqueira 31 maio, 2012 / 12:25 am

      Um drama real e inspirador, nada melodramático.
      Abraço.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 30 novembro, 2011 / 7:09 pm

      Oi Mallé,
      Espero que tenha chorado com o filme (que é realmente emocionante) e não com meu texto… 🙂
      Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre.

      Curtir

  8. Cesar Duarte 24 julho, 2011 / 2:35 pm

    Poucos filmes na vida me emocionaram tanto quanto este. Impossível não chorar. Mesmo que a crítica o trate como piegas e meloso, a mensagem é poderosa. Somente quem tem filhos e os ama incondicionalmentre, pode aquilatar a grandeza deste filme. Susan Sarandon e Nick Nolte dão um show de interpretação. Nem sempre assistimos a filmes somente pela qualidade artísticas dos mesmos. Até a próxima, amigo.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 24 julho, 2011 / 7:42 pm

      Olá Cesar,
      Obrigado por mais este comentário.
      Não sei o que outros críticos disseram a respeito, mas eu particularmente acho este filme muito bom.
      Emocionante é pouco para descrevê-lo. E acho que mesmo quem não tem filhos dificilmente não se envolve com a luta deste casal.
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.