OS IMPERDOÁVEIS (1992)

(Unforgiven)

 

Videoteca do Beto #87

Vencedores do Oscar #1992

Dirigido por Clint Eastwood.

Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris, Jaimz Woolvett, Saul Rubinek, Frances Fisher, Anna Levine, David Mucci, Rob Campbell, Anthony James, Beverley Elliott, Shane Meier, Aline Levasseur e Ron White.

Roteiro: David Webb Peoples.

Produção: Clint Eastwood.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Durante boa parte da carreira, Clint Eastwood ficou marcado por personagens durões que iam dos solitários pistoleiros do western spaghetti ao implacável “Dirty Harry”. Entretanto, nos últimos anos Clint passou a viver personagens amargos, que carregam nos ombros o peso de seu passado, e até mesmo os filmes que ele dirigiu nas últimas décadas costumam nos deixar com aquela sensação de incômodo diante de situações que parecem não ter certo ou errado. E é justamente o excepcional western “Os Imperdoáveis” que marca a transição definitiva da fase “durona” para este momento mais “sensível” de Clint, apresentando uma história que faz uma singela homenagem ao gênero que consagrou o ator e diretor.

As prostitutas de uma pequena cidade oferecem 1000 dólares para quem matar dois vaqueiros responsáveis por cortar o rosto de uma delas. A notícia atrai o jovem Schofield Kid (Jaimz Woolvett), que convida o pistoleiro aposentado William Munny (Clint Eastwood) para a matança. No caminho, Munny convida seu velho amigo Ned Logan (Morgan Freeman) e eles partem para a cidade, onde o xerife Little Bill (Gene Hackman) já expulsou o matador Bob inglês (Richard Harris) a pontapés, como forma de intimidar os assassinos que possam se interessar pela recompensa.

Conduzindo a narrativa com segurança e sem muitos floreios, Clint Eastwood consegue sucesso através da simplicidade e eficiência de sua direção, transitando com elegância entre os momentos que desconstroem os mitos do western e aqueles que fazem uma bela homenagem ao gênero. Além disso, conduz com competência o elenco, criando personagens complexos e extremamente interessantes, que não são bons nem ruins, apenas agem de maneiras distintas em situações diferentes. O diretor mostra ainda muita sensibilidade na composição de belos planos, como o lindo plano inicial, com o pôr-do-sol ao fundo e William enterrando sua esposa na frente da casa, seguido por um trovão que anuncia a mudança radical na vida dele. Em outro momento, somente o olhar da esposa de Ned ao ver o rifle no cavalo de Munny indica que seu marido voltará às armas, algo ilustrado antes mesmo que ele pronuncie alguma palavra apenas pela composição da cena, com Freeman logo abaixo do rifle pendurado na parede.

Escrito por David Webb Peoples, “Os Imperdoáveis” apresenta diálogos deliciosos e coerentes com o universo daqueles personagens, abrindo espaço para momentos de alivio cômico nas conversas entre Munny e Ned (destaque para a curiosidade de Ned em saber como Munny supre a falta de sexo após a morte da esposa), reforçados pela dificuldade de montar de Munny e pelos tiros sem direção de Kid (“Você atirou em toda a criação”, reclama Ned). Obviamente, a empatia entre Freeman e Eastwood colabora bastante e torna aquela amizade crível, como podemos notar, por exemplo, na conversa ao pé da fogueira sobre o que Ned sente falta, que ainda indica que Kid está mentindo, ao dizer, sem muita convicção, que já matou 5 homens (e aqui vale destacar a atuação de Woolvett, nos transmitindo esta sensação de insegurança através da fala pouco convicta). Mas o grande tema do longa é mesmo a desconstrução de diversos clichês e mitos do western, além do constante “flerte” com a morte e a certeza de que não é fácil tirar a vida de alguém. Basicamente, o filme prega que puxar o gatilho não é para qualquer um, por isso, homens com a frieza necessária neste momento viram lendas e são raridades (algo que também refletirá no sensacional clímax da narrativa). É claro que existem também as lendas criadas ao acaso, romantizadas por aqueles que contam a história e se permitem “alguma liberdade criativa”, como afirma o escritor Beauchamp (Saul Rubinek). Melhor do que ninguém, ele representa a visão glamourizada que Hollywood tinha do western e que Eastwood quer desconstruir. Para Clint, a vida no velho oeste não era tão bela assim.

Nos aspectos técnicos, a impecável direção de arte de Adrian Gorton e Rick Roberts nos transporta para o velho oeste através da precisa arquitetura da cidade de “Big Whiskey”, reforçada pelos figurinos de Janice Blackie-Goodine, que seguem o padrão western com as botas, calças de couro e os chapéus (destaque para o marcante chapéu de Eastwood, que remete aos tempos do western spaghetti). Destaque também para a deslumbrante direção de fotografia de Jack N. Green, que capta com precisão as lindas paisagens, com muitas cenas sob o pôr-do-sol e até mesmo sob a chuva (o que reforça a melancolia da narrativa). Além disso, as diversas cenas noturnas, sempre iluminadas com velas e lampiões, têm um visual belíssimo, bastante sombrio e coerente com a amargura daqueles personagens, algo refletido também na linda trilha sonora de Lennie Niehaus, com sua delicada e nostálgica música tema sofrendo algumas variações que ilustram o sentimento dos personagens, como quando William, após levar uma surra de Bill, pensa que vai morrer e mostra arrependimento por tudo que fez (e nas duas cenas, o visual carregado pelas sombras transmite a aflição do personagem). Já o bom trabalho de som é perceptível não somente nos notáveis tiros e trovões, mas também através de ruídos sutis, como o som do gatilho sendo puxado ou dos grilos no campo, e o ritmo delicioso do longa é mérito da montagem de Joel Cox, que intercala momentos contemplativos diante de lindas paisagens e momentos de alta tensão. Além disso, faz elegantes transições, como quando Munny acorda e descobre que ficou doente por 3 dias ou quando uma prostituta diz que “a chuva está chegando”, anunciando também a chegada de Munny, Ned e Kid, que galopavam sob a chuva minutos antes.

Todo este excelente trabalho técnico serve como sustentação para que o excelente elenco de “Os Imperdoáveis” construa, sob a direção do competente Eastwood, personagens amargos e complexos. A começar por uma das lendas do oeste, interpretada pelo sempre carismático Richard Harris. Acompanhado de perto pelo curioso escritor Beauchamp, Bob “inglês” é o típico fora-da-lei que fez fama no oeste, mas a forma como as coisas acontecem vai desconstruindo esta imagem do “mito” diante do escritor e do espectador, especialmente quando Bill conta a verdadeira história do assassinato de Corky “Duas Armas”. As lendas vão sendo criadas com base em exageros, como quando Kid diz que o homem cortou os olhos, as orelhas e os peitos da prostituta, o que leva o próprio Kid a duvidar que Munny pudesse apanhar de Bill, alegando que sua arma “provavelmente” travou. E já que citei o xerife, Gene Hackman compõe um Little Bill cruel e implacável, capaz de expulsar a pontapés um perigoso bandido da cidade, entregar uma arma carregada nas mãos de um prisioneiro e espancar até a morte um matador capturado. Por outro lado, mostra piedade quando pega o homem que cortou uma prostituta (“São apenas vaqueiros que fizeram besteira”) e em diversos momentos parece apenas desejar viver em paz em sua nova casa – e Hackman é muito competente ao oscilar entre os momentos de fúria e os momentos de serenidade do personagem com precisão. Vale destacar ainda seu excepcional desempenho na tensa conversa que tem com Beauchamp e Bob na prisão, quando fala sobre a frieza necessária para matar alguém (algo que terá reflexo direto no terceiro ato da narrativa, quando apenas ele e Munny se enquadram nesta situação). A dupla Harris e Hackman vive ainda um dos grandes momentos do longa, quando Bill interroga e revista Bob, agredindo-o em seguida sob o olhar incrédulo de toda cidade, numa tentativa de manter o controle da situação e, ao mesmo tempo, mandar um recado a todos os assassinos da região (“Não virá ninguém”, diz uma das prostitutas preocupada). Infelizmente para Bill, o recado não chegou aos ouvidos de William Munny.

Sempre firme, Eastwood convence no papel do veterano que volta à ativa somente para conseguir um dinheiro que lhe permita criar os filhos com mais dignidade. Seu William Munny carrega o peso do passado no semblante triste e o peso da idade também fica evidente, por exemplo, em sua dificuldade para montar no cavalo. Depois de um passado sombrio, Munny agora é um pai cuidadoso, que evita falar sobre o passado na frente das crianças e ainda corrige o filho ao escutar um palavrão (“Cuidado como fala”). Sua esposa Claudia de fato mudou sua vida, como ele faz questão de deixar claro em frases como “Era o uísque que me deixava daquele jeito. Minha mulher me curou da bebedeira e da malvadeza”. Ele não é mais um assassino, deixou de beber uísque e agora se preocupa com sua reputação, algo que fica evidente todas as vezes que alguém cita o seu passado (“Não sou mais assim”) e quando recusa uma prostituta, numa cena tocante e bela (“Admiro você por ser fiel a sua esposa”). Só que Claudia não estava mais presente e agora ele estava de volta àquela vida, ainda que não admitisse isto, como seu olhar de reprovação indica ao ouvir do amigo Ned que “se Claudia estivesse viva ele não estaria fazendo aquilo”. Mas ao contrário do passado, agora William sente imediatamente o peso do que fez após matar um homem, e Eastwood demonstra bem o incomodo do personagem, mexendo com uma pedrinha enquanto olha triste pra baixo e gritando para darem água para o rapaz que agoniza, assim como Freeman também ilustra bem o incomodo de Ned através de seu semblante sofrido. Aliás, o Ned de Morgan Freeman se mostra um bom parceiro, fiel ao amigo, mas também transformado pelo tempo e já sem a mesma agilidade e até mesmo sem a mesma frieza para matar, como fica claro quando hesita em atirar num homem indefeso. Matar já não era tão fácil pra ele e o ator demonstra isto muito bem. E fechando o elenco, o Kid de Jaimz Woolvett fala muito e faz pouco, mostrando-se o típico jovem sonhador que se deslumbra diante da fama que aquela vida traz. Ele vai descobrir que matar alguém tem muito pouco de glamour e traz grande amargura quando, após hesitar bastante, finalmente dispara contra um vaqueiro e o mata, sendo corroído pelo remorso momentos depois – algo que Woolvett demonstra bem na tocante conversa entre Kid e Munny ao pé de uma árvore. Observe ainda como William percebe o sofrimento do rapaz e resolve o problema à sua maneira, mandando o garoto “tomar um trago” após ouvir que foi o primeiro homem que ele matou. Em seguida, diz uma frase de forte impacto que traduz muito bem o sentimento que domina “Os Imperdoáveis”: “Matar um homem é algo infernal. Você tira tudo que ele tem e tudo que ele poderia vir a ter um dia”.

Ao descobrir que Ned foi espancado até a morte por Bill, o velho instinto matador de William Munny vem à tona, algo ilustrado em um pequeno gesto do personagem, que pega a garrafa de uísque e toma muitos goles. A garrafa vazia, jogada na lama debaixo da chuva, indica que o velho assassino está de volta e o final sensacional de “Os Imperdoáveis” tem inicio quando seu rifle interrompe as comemorações de Little Bill e seus amigos no bar. O diálogo que precede o tiroteio é uma grande homenagem ao gênero que fez a fama de Eastwood, repleto de frases marcantes como “Já matei mulheres e crianças. Já matei tudo que anda e rasteja e estou aqui para matar você Little Bill pelo que fez com Ned” (repare o brilho nos olhos de Beauchamp ao ouvir a frase e perceber que estava diante de uma verdadeira lenda). Este tipo de frase de impacto era tradicional no western. O tiroteio que segue é uma síntese de tudo que o filme prega, mostrando que não é fácil pegar uma arma e atirar num homem. Por isso, enquanto Munny acerta praticamente todos os tiros, os outros atiram para qualquer lado, sem direção, ou saem correndo, com medo diante de um verdadeiro assassino. O final antológico, com Munny e Bill marcando um encontro no inferno, encerra o clímax desta maravilha do cinema.

Como bem ilustrado pela singela frase que encerra “Os Imperdoáveis”, até mesmo um cruel assassino pode mudar seu comportamento ao lado de uma pessoa que lhe valha a pena. Se nada explicou para a Sra. Feathers porque sua filha se casou com um homem violento e inclemente, o longa explica como um homem marcado por papéis violentos pode, ao longo dos anos, exibir tamanha sensibilidade e nos entregar trabalhos tão maduros como este excelente “Os Imperdoáveis”.

Texto publicado em 09 de Fevereiro de 2011 por Roberto Siqueira

20 comentários sobre “OS IMPERDOÁVEIS (1992)

    • Roberto Siqueira 2 agosto, 2015 / 11:38 pm

      Muito obrigado Gabriel.

      Abraço.

      Curtir

  1. Daniel 25 julho, 2012 / 9:47 pm

    Eastwood faz parte de uma clase de atores(gênios) que não existirá outra vez!
    Os imperdoáveis é um clássico. Simples assim!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 julho, 2012 / 3:59 pm

      Valeu pelo comentário Daniel.
      Abraço.

      Curtir

  2. Mateus Aquino 14 julho, 2012 / 9:52 pm

    “Maravilha”, não seria melhor definir como Obra-Prima?

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 julho, 2012 / 3:50 pm

      Adoro o filme, mesmo, mas não acho que chega a tanto.
      Abraço.

      Curtir

  3. Antonio Júnior 25 maio, 2012 / 7:34 pm

    Olá Roberto concordo plenamente com você. Ultimamente tenho assistido a grandes filmes de Eastwood.É um diretor sensivel e eficiente no que faz! Um abraço e até a proxima

    Curtir

    • Roberto Siqueira 31 maio, 2012 / 12:21 am

      É verdade Antonio.
      Um abraço.

      Curtir

  4. Cesar Duarte 8 maio, 2012 / 5:05 pm

    Demorei 20 anos para assistir esse filme e confesso que não achei grande coisa. Tem filmes que todos falam que são obras-primas, como se fosse uma heresia qualquer crítica negativa, como é o caso deste. Para começar não gostei da fotografia, achei extremamente escura. Atrilha sonora praticamente não existe. Richards Harris entre e sai pela porta dos fundos, está ali somente para mostrar a violência e o sadismo do Xerife. Em determinado momento Clint conversa com a prostituta retalhada e diz que a morte leva tudo o que a pessoa tem e que poderá a vir a ter. São implicaçoes éticas e morais que homens rudes e iletrados daquele tempo não possuiam. O resto desse diálogo é deveras piegas. Durante todo o filme Clint quase não consegue montar no cavalo devido à idade. A pontaria também já não é a mesma. Não bebe e não transa mais. Apesar do final ser a melhor parte do filme, existem outros furos, como ele conseguir matar 5 homens com uma rapidez no gatilho que durante todo o filme ficou demonstrado que ele não possuía mais. E como um homem que se diz regenerado, que não bebe mais, não transa mais, volta a matar por dinheiro, devido a dificuldades para criar o s filhos? E nem tanto dinheiro é assim, pois se fosse prostitutas de um lugarejo miserável não teriam condições de possuir. Volto a repetir, está longe de ser um filme ruim, mas está mais longe ainda de ser uma unanimidade, uma obra-prima, como praticamente todas as críticas que li a respeito. Digo isso por que compará-lo a filmes como Três Homens em Conflito, Era uma Vez no Oeste, Rastros de Ódio, Onde Começa o Inferno, só para citar alguns, é um grande desrespeito à memória de Sergio Leone, John Ford e Howard Hawks, esses sim verdadeiros gênios do estilo western, por isso mesmo incomparáveis. Mesmo porque não se fará mais nada igual. Clint é apenas um bom diretor(o que não é pouca coisa), mas está a anos luz de ser um gênio como esses 3 acima citados.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 9 maio, 2012 / 11:38 pm

      Olá César,
      Não acho heresia não gostar deste filme. Mas, como deixo claro na crítica, discordo de sua opinião.
      Vamos começar pela fotografia, que é propositalmente escura em diversos momentos, apenas para refletir a vida obscura daqueles homens amargurados.
      A trilha sonora é belíssima, melancólica, pontual e marcante. Harris faz uma pequena e ótima participação. Quanto a reflexão moral do rude personagem de Eastwood, acho um dos momentos mais belos do filme, que resume perfeitamente a mensagem principal de “Os Imperdoáveis”: matar não é algo tão simples como os westerns clássicos faziam parecer – e esta mensagem tem papel fundamental na fabulosa cena final. Na verdade, Eastwood faz algo genial aqui, que é desconstruir um gênero que o consagrou ao mesmo tempo em que homenageia seus grandes mestres do passado, como o próprio Leone. Apesar de sua irregularidade, quando acerta Eastwood é capaz de nos proporcionar filmes belíssimos como este, “Menina de Ouro”, “Um Mundo Perfeito”, “As Pontes de Madison”, “Sobre Meninos e Lobos”, etc. Uma filmografia assim não pode pertencer apenas à um “bom diretor”.
      Abraço.

      Curtir

    • Mateus Aquino 22 julho, 2012 / 8:32 pm

      Discordo, acho um dos melhores faroestes, e outro ponto sobre o final: Ele não conseguia atirar perto dos filhos dele, e na oportunidade , estava completamente louco pela morte de seu amigo

      Curtir

  5. Anônimo 16 julho, 2011 / 5:00 am

    obra mais grandiosa que ja vi na vida, quero que meus filhos homens tbm vejam!!!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 22 julho, 2011 / 12:17 am

      Que bom, fico feliz!
      Um abraço, obrigado pelo comentário e volte sempre.
      PS: Por favor se identifique da próxima vez, ok?

      Curtir

  6. Anônimo 24 junho, 2011 / 9:35 pm

    Parabéns pelo texto. Muito bom.

    Abraço.

    gatosmucky.blogspot.com

    Curtir

    • Roberto Siqueira 25 junho, 2011 / 8:07 pm

      Muito obrigado pelo elogio.
      Abraço.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 10 fevereiro, 2011 / 8:51 am

      Olá Marcelo.
      Não acabou não, está apenas começando na verdade. Ainda temos o final de 92 e depois 93, 94, 95, etc, até o ano 2000. Ainda virão muitas críticas de filmes dos anos 90. O que acontece é que às vezes faço uma pequena pausa para inserir uma semana especial, como é o caso da próxima semana. Mas na outra semana volto ao ano de 1992, com “Perdas e Danos”, ok? Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.