Qual é o seu musical favorito?

Se existe um gênero que sofre preconceito, este gênero é o musical. Não são poucas as pessoas que rejeitam este tipo de filme, talvez por entenderem que a música quebra o ritmo da narrativa ou simplesmente por acharem pouco realista uma pessoa começar a cantar de repente no meio da rua.

No entanto, os musicais também têm sua parcela de amantes, normalmente pessoas fiéis que defendem o gênero com unhas e dentes. Ou seja, se existe um gênero que merece o jargão “ame-o ou deixe-o”, este gênero é o musical.

Pessoalmente, não me enxergo em nenhum destes dois grupos. Como em qualquer gênero, considero que existem filmes musicais bons e ruins. Mas alguns deles são realmente especiais e ficarão guardados em minha memória para sempre.

Gosto do revolucionário “O Cantor de Jazz”, gosto de muitas animações clássicas da Disney que de certa forma se encaixam como musicais e, obviamente, respeito e admiro aquele que certamente é o musical mais famoso de todos os tempos, o icônico “Cantando na Chuva”, eternizado graças a célebre cena protagonizada por Gene Kelly.

Entre os musicais mais recentes, gosto do ótimo “Moulin Rouge”, responsável por tirar o gênero do ostracismo, também curto “Chicago”, ainda que sua vitória no Oscar seja contestável, e aprecio muitos outros musicais que certamente entrarão na Videoteca em breve.

Mas o meu musical favorito é justamente aquele que teve sua crítica divulgada nesta semana e que inspirou este texto: “A Noviça Rebelde”. Sou fã incondicional do longa dirigido por Robert Wise e, como deixei claro na crítica, adoro seu espírito jovial e sua aura mágica. Somando ainda as atuações adoráveis de grande parte do elenco (Julie Andrews e Christopher Plummer em especial) e diversas canções marcantes, o resultado não poderia ser outro. Um filme inesquecível!

E pra você? Qual é o seu musical favorito?

Um abraço e bom debate.

A Novica RebeldeTexto publicado em 24 de Janeiro de 2013 por Roberto Siqueira

15 comentários sobre “Qual é o seu musical favorito?

  1. Valéria 23 março, 2014 / 6:44 pm

    The Unsinkable Molly Brown, pouco conhecido mas lindo. No Brasil o título era A Inconquistável Molly Brown.

    Curtir

  2. Francisco 17 junho, 2013 / 1:22 am

    Olá Roberto, depois de bastante tempo e muitas saudades, gostaria de participar desta enquete e meu voto só pode ser pra “Noviça”, até porque, confesso, nunca fui fã de musicais, mas essa Julie Andrews é fora de série, tanto quanto os cenários e as músicas. Não foi atoa que teve a maior bilheteria da história do gênero musical, agradou 99 por cento da crítica mundial e como vc mesmo bem disse, continua atraindo atenções do público de qualquer idade mesmo nesta era de ‘homens de ferro’ do cinema atual (gostou do trocadilho?). Parabéns pela resenha e pelo bom gosto…grande abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 8 agosto, 2013 / 10:32 pm

      Olá Francisco,
      Seja bem vindo de volta. Seus comentários são sempre interessantes.
      Um forte abraço e obrigado pela participação (e pelo trocadilho também!).

      Curtir

  3. Cesar Duarte 15 abril, 2013 / 11:10 pm

    Olá Roberto. Apesar de muita gente torcer o nariz para esse estilo de filme, injustamente, diga-se, confesso que gosto muito desse estilo. De todos os que assisti, o que mais me fascina é Hair , do Milos Forman. Outro que acho belíssimo e também pouco conhecido chama-se Um Violinista no Telhado, de Norman Jewison, simplesmente maravilhoso. Também não dá para esquecer do incrível Jesus Cristo Superstar, muito original. Dos mais antigos, além do inigualável Cantando na Chuva, acho Sete Noivas para Sete Irmãos presença obrigatória em qualquer lista top 10. Até a próxima, amigo.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 10 maio, 2013 / 11:10 pm

      Excelentes lembranças Cesar.
      Obrigado pela participação e forte abraço.

      Curtir

  4. giovanna 3 fevereiro, 2013 / 1:57 pm

    Eu amo Funny Girl-A Garota Genial,com Barbra Streisand e omar sharif.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 12 fevereiro, 2013 / 9:31 pm

      Obrigado pela participação Giovanna.
      Abraço.

      Curtir

  5. Janerson 31 janeiro, 2013 / 7:21 pm

    Olá Roberto. Outra enquete bacana. Vamos a minha resposta: eu poderia votar em Cantando na Chuva, mas, sem trocadilhos, seria chover no molhado… Acho que os filmes The Doors e La Bamba também foram legais e mostraram um pouco desses ídolos do passado, há outras obras como Amadeus e o Mágico de Oz, ambos são ótimos, mas meu voto vai para o sensacional Nashville de Robert Altman. O filme prende do início ao fim com bela interpretação de Lily Tomlin e uma linda canção de Keith Carradine (Easy).
    Grande abraço.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 3 fevereiro, 2013 / 8:05 am

      Uma ótima lembrança Janerson.
      Abraço e obrigado pelo voto.

      Curtir

  6. Courbet 26 janeiro, 2013 / 2:22 am

    Olá,

    Interessantíssima a questão, Roberto. Também parece-me fundamental chamar a atenção do público para os musicais. Confesso que o musical, ao lado do “suspense” e do “drama”, figura entre os meus gêneros favoritos, e o “The sound of music” é um filme realmente encantador. Mas os meus musicais favoritos são: “La vie est un romain”, do Alain Resnais e o “E la nave va”, do Fellini.

    Com o abraço,
    C

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 janeiro, 2013 / 9:50 pm

      Olá Courbet,
      Também gosto bastante do “E La Nave Va” e devo escrever sobre ele um dia.
      Um abraço e obrigado pela participação.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 28 janeiro, 2013 / 9:48 pm

      Obrigado pelo voto.

      Curtir

  7. Mateus Aquino 24 janeiro, 2013 / 9:07 am

    Embora nunca assisti “A Noviça Rebelde”, meu favorito é “Cantando na Chuva”, filme que considero uma obra prima máxima, o melhor filme da década de 1950. Abraço.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 28 janeiro, 2013 / 9:48 pm

      Obrigado pela participação Mateus.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.