Balanço de 2018

Como expliquei em detalhes no texto anterior, o ano passado marcou uma mudança radical em minha vida, que afetou diretamente a rotina do blog, já desgastada nos últimos anos. Para ser mais direto: o Cinema & Debate flertou com o fim em 2018. Não que eu tenha de fato considerado a hipótese de encerrar este espaço que tanto amo, mas a falta de tempo para mantê-lo, aliada aos enormes desafios da minha vida profissional, ao planejamento e execução da mudança de país e as responsabilidades familiares resultantes desta mudança fizeram com que o tempo para assistir filmes e escrever fosse mais escasso do que nunca. Minha esposa dirá que eu também ocupei muito tempo em discussões políticas – o que é verdade, afinal era um ano eleitoral. O fato é que o ano foi turbulento sob diversos aspectos, ainda que no final tenha marcado a realização de um sonho de longa data para toda nossa família.

Se no “Balanço de 2017” eu sonhava com um ano melhor não apenas para o blog, como também para o nosso país, o resultado não poderia ter sido pior para ambos. Abraçamos a onda conservadora falso-moralista e mergulhamos fundo no retrocesso como sociedade. Ao mesmo tempo, o Cinema & Debate sobreviveu dos cliques e comentários de leitores fieis, já que foram raros os textos que consegui produzir por aqui. Felizmente, a turbulência parece ter passado – ao menos para o blog.

Ainda estamos no processo de adaptação, passei um mês estudando alemão intensivo e continuo focado na evolução do idioma, mas aos poucos vou encontrando espaço para reestruturar o blog e novas ideias vão surgindo. Independente do que minha vida profissional me reserve, quero aproveitar os momentos vagos para devolver a força que o C&D já teve, com textos mais frequentes e até mesmo novas abordagens que estou estudando.

Que 2019 marque de fato o recomeço sonhado para o C&D e que eu consiga oferecer o que vocês leitores merecem. Agradeço o carinho de todos que seguem buscando textos e comentando neste espaço e espero que gostem do que está por vir. E que o blog viva dias felizes como eu e minha família estamos vivendo nesta nova caminhada.

Vamos então aos números oficiais do Cinema & Debate em 2018:

– 2 críticas divulgadas na Videoteca do Beto (espero nunca mais ter que divulgar um resultado desastroso assim).

Segundo dados do WordPress, os 5 textos mais acessados em 2018 foram:

5° lugar = “Perfume de Mulher

4° lugar = “2001 – Uma Odisséia no Espaço

3° lugar = “Um Dia de Fúria

2° lugar = “Um Sonho de Liberdade

1° lugar = “A Missão

Temos duas novidades no ranking, “Perfume de Mulher” e “Um Dia de Fúria” – curiosamente, dois filmes do início dos anos 90.

E agora, a lista dos 106 filmes assistidos em 2018 com a cotação no tradicional formado das estrelinhas.

Um grande abraço, obrigado e que 2019 seja um ano cinematográfico para todos nós!

Texto publicado em 10 de Março de 2019 por Roberto Siqueira

Anúncios

2 comentários sobre “Balanço de 2018

  1. Mateus Barbosa Aquino 10 março, 2019 / 8:30 am

    Grande Beto! Acompanhei pelas redes sociais sua mudança de país e só posso dizer que você é um grande cara e merecedor de coisa melhor que este Brasil que anda meio sórdido.
    É necessário manter o site vivo pois o acervo é excelente, aos poucos você retoma a produção de texto, mas deixo uma sugestão: grave vídeos! Já que você tem uma coleção expressiva de filmes em DVD/Blu-Ray, seria interessante testar um novo formato de produção começando pela exposição da tua coleção.

    (PS: achei que você tava indo pra Alemanha pra ver o seu Borussia campeão, achei errado!)

    Curtir

    • Roberto Siqueira 12 março, 2019 / 8:30 pm

      Obrigado Mateus!
      Aos poucos vou retomando o ritmo. Sobre a sugestão, digamos apenas que você tem um bom feeling. 😉
      Sobre a Alemanha, de fato meu plano inicial era ir pra lá, mas Portugal surgiu como uma ótima opção de adaptação e estamos gostando muito.
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.