OSCAR 1993: OS IMPERDOÁVEIS X PERFUME DE MULHER

Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chegamos a 1992 (Premiação em 1993). O início dos anos 90 marcou o lançamento de muitos filmes ousados, que usavam o sexo como tema de diversas maneiras, e 1992 em especial apresentou o ótimo “Instinto Selvagem” e os razoáveis “Perdas e Danos” e “Lua de Fel”.

Mas apesar de toda ousadia, nenhum destes filmes mereceria concorrer aos principais prêmios do ano, que deveriam mesmo ser disputados por três filmes em especial. O primeiro deles sequer foi lembrado pelas grandes premiações. Obviamente, estou me referindo ao filme de estréia de Quentin Tarantino, o ótimo “Cães de Aluguel”. Os outros dois, “Perfume de Mulher” e “Os Imperdoáveis”, polarizaram as disputas e, desta vez, concordo plenamente com a decisão da Academia. Meu favorito do ano também é “Os Imperdoáveis”, belíssima homenagem de Clint Eastwood ao gênero que o consagrou.

Porque “Os Imperdoáveis” é melhor?

Apesar da excepcional atuação de Al Pacino (merecidamente premiada com o Oscar), “Perfume de Mulher” é um filme apenas correto, ao passo em que “Os Imperdoáveis” é, ao mesmo tempo, uma homenagem à um gênero que adoro (e que, lentamente, foi desaparecendo dos cinemas) e uma inteligente revisão dos diversos clichês que marcaram a história do western. Além disso, marca o início de uma fase inspirada de Eastwood, com seus personagens amargurados e complexos e suas narrativas tão sombrias e tão humanas, que nos incomodam com a mesma intensidade que nos fazem pensar. Por sua riqueza temática e, especialmente, por tudo que representa na carreira de um dos grandes diretores de nossos tempos, meu favorito do ano é mesmo “Os Imperdoáveis”.

E pra você, qual o melhor filme de 1992 e por quê?

Um abraço e bom debate.

Texto publicado em 12 de Março de 2011 por Roberto Siqueira

15 comentários sobre “OSCAR 1993: OS IMPERDOÁVEIS X PERFUME DE MULHER

  1. Anônimo 23 dezembro, 2015 / 5:55 am

    Os Imperdoáveis é uma obra de arte.
    Um dos 3 melhores filmes que já assisti.
    Clint Eastwood é lenda viva.
    Sem palavras.
    Assim como o Poderoso Chefão, cada vez que o assisto, percebo um detalhe precioso que outrora me passara desapercebido.

    Curtir

  2. Mateus Aquino 16 maio, 2013 / 9:26 am

    Não gosto de Cães de Aluguel, acho chato. Porém adoro Perfume de Mulher e Os Imperdoáveis, mas Os Imperdoáveis é mais filme.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 8 agosto, 2013 / 10:17 pm

      Obrigado pela participação Mateus.

      Curtir

  3. Ana 29 dezembro, 2012 / 1:01 am

    Nossa o texto cita Instinto Selvagem como ótimo e se quer cita o fenomenal, que hoje é um clássico, Traidos pelo desejo…um filme que revolucionou a forma de fazer cinema em Hollywood, mostrando que filmes de arte, também podem ser sucesso de público.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 29 dezembro, 2012 / 10:06 am

      Olá Ana,
      “Traídos pelo desejo” é um ótimo filme também, boa lembrança. Não acho que revolucionou a forma de fazer cinema em Hollywood, adoraria entender melhor seu ponto de vista neste aspecto.
      Quanto a “Instinto Selvagem”, considero um ótimo filme e escrevi um texto com mais de 1000 palavras pra justificar minha opinião.
      Agradeço pelo comentário e seja bem vinda ao Cinema & Debate.

      Curtir

  4. jorge 4 maio, 2012 / 10:10 pm

    Os Imperdoáveis é o melhor daquele ano mesmo, embora Cães de Aluguel seja ótimo.
    Mas dos demais indicados aos Oscar do ano, considero que o bom Perfume de Mulhere ainda é inferior ao esplêndido Uma Questão de Honra, que tem um final sensacional.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 5 maio, 2012 / 10:52 am

      Não gosto tanto de Questão de Honra, mas respeito sua opinião Jorge (faz muito tempo que assisti também).
      Abraço.

      Curtir

    • jorge 5 maio, 2012 / 12:23 pm

      Eu também tinha visto há muito tempo atrás Questão de Honra e não gostava, porém há um ano adquiri o dvd numa promoção e revi o filme. É bom demais, aconselho que você dê mais uma chance a ele. Assim como fez comigo, o filme pode te surpreender positivamente desta vez. Jack Nicholson está irrepreensível.

      Curtir

    • Roberto Siqueira 9 maio, 2012 / 10:59 pm

      Farei isto Jorge.
      Abraço.

      Curtir

  5. cross98 24 março, 2012 / 8:45 pm

    Clint Eastwood , bom ator , um super diretor

    Curtir

    • Roberto Siqueira 20 abril, 2012 / 10:02 pm

      Um ator limitado que funciona muito bem no papel correto. Um diretor competente que erra algumas vezes, mas quando acerta, demonstra uma sensibilidade impressionante e muito talento.

      Curtir

  6. thiago lima 31 agosto, 2011 / 12:34 am

    olá,também concordo. ” os imperdoaveis” foi o melhor filme daquele ano, “perume de mulher” é um bom filme destacaria a grande interpretação al pacino mereceu oscar.mas “os imperdoaveis ” foi espetacular. abraço!

    Curtir

    • Roberto Siqueira 31 agosto, 2011 / 8:22 pm

      É verdade Thiago.
      Abraço.

      Curtir

  7. Leonardo Pimenta 20 maio, 2011 / 11:27 pm

    Para mim Os Imperdoáveis foi realmente o melhor filme de 92. Quanto ao porquê, você disse tudo, além de outros 3 merecidos Oscars de Diretor, Ator Coadjuvante e Montagem.
    Quanto ao segundo melhor filme daquele ano, ai eu já acho que foi o Traídos pelo Desejo, que recebeu as indicações de Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Montagem. Para mim foi justa a premiação para Roteiro Original (batendo inclusive Os Imperdoáveis). Uma estória diferente e criativa contada através de uma narrativa brilhante e, em geral, sem ter feito heteros sairem correndo (ao menos eu não corri).

    Curtir

    • Roberto Siqueira 23 maio, 2011 / 7:56 pm

      Olá Leonardo,
      Obrigado pela participação. Pretendo escrever em breve sobre Traídos pelo Desejo também, aguarde.
      Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.