OSCAR 2010: GUERRA AO TERROR X AVATAR

Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, decidi incluir um ano intruso na seqüência que vinha adotando e falar da premiação deste ano. O Oscar 2010, o primeiro em muitos anos com dez indicados ao prêmio de melhor filme, tinha pelo menos três filmes sensacionais concorrendo ao prêmio, além do eficiente “Amor sem Escalas” estrelado por George Clooney. Obviamente, estou me referindo à “Guerra ao Terror”, “Avatar” e ao excepcional “Bastardos Inglórios”, dirigido por Tarantino. De cara, vou excluir o longa estrelado por Brad Pitt da briga, por mais que uma eventual vitória de “Bastardos Inglórios” no Oscar tivesse me deixado igualmente feliz. Portanto, vou me concentrar nas diferenças que me fizeram optar por “Guerra ao Terror”, assim como fez a Academia.

Porque “Guerra ao Terror” é melhor?

“Avatar” marcou a história do cinema e isto é fato. Cameron, com sua imensa habilidade como diretor, utilizou a tecnologia de maneira mais que eficiente para narrar uma história interessante, porém já apresentada anteriormente no cinema em filmes como o deslumbrante “Dança com Lobos”. Mas os aspectos positivos do longa superam este pequeno detalhe, o que justifica todos os merecidos elogios que recebeu. “Avatar” aponta um caminho que o cinema deve seguir, utilizando tecnologias como o 3D para voltar a ter grande apelo junto ao público. Por outro lado, o longa dirigido por Bigelow também aponta para uma direção que poderá ser seguida pelo cinema futuramente, ao utilizar a câmera de mão e a ausência do som para integrar o espectador à narrativa de maneira única, elevando a tensão a níveis insuportáveis e conferindo extremo realismo às cenas. A história, assim como “Avatar”, não é nada revolucionária, mas também como no filme de Cameron, é contada com estilo e agrada. Portanto, minha decisão se deve pura e simplesmente por entender que o realismo é ainda mais interessante que os belíssimos efeitos visuais de “Avatar”, ainda que estes, quando utilizados de maneira orgânica como no filme de Cameron, sempre sejam interessantes. Poucas vezes fiquei tão em cima do muro, ainda mais num ano que tinha o também excepcional “Bastardos Inglórios”, mas por razões puramente estéticas, escolho “Guerra ao Terror”.

E pra você, qual o melhor filme de 2010 e por quê?

Um abraço e bom debate.

Texto publicado em 12 de Setembro de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

26 Respostas to “OSCAR 2010: GUERRA AO TERROR X AVATAR”

  1. Janerson Says:

    Olá, Roberto. Rápido e rasteiro: meu voto vai para Guerra ao Terror e por um simples motivo que eu creio ser o mesmo escolhido por você: realismo. Também concordo quanto a Bastardos Inglórios.
    Abraço

  2. cross98 Says:

    Esse foi um ano para as comédias , Sherlock Holmes e Se Beber Não Case

  3. Cross98 Says:

    Pra mim quem ganharia era o UP , na minha opniao , eu nao curto muito o Tarantino , por isso eu nao indico Bastardos Inglorios . O Avatar não é nem um pouco original no roteiro . E Guerra ao Terror pra mim foi mais fraco que os outros dois . o Up foi muito original, e ele é engraçado , sem contar que a dublagem do Chico Anisio ficou muito legal

  4. pedro paulo Says:

    guerra ao terror é diferente dos outros mas acho que não melhor,avatar seria a segunda escolha.a historia é legal,apesar de não original,e os efeitos são espetaculares.mas pra mim o vencedor seria bastardos inglorios!a historia é original,envolvente,o vilão está sensasional,e no final(que achava mais ou menos como poderia terminar)tarantino nos dá exatamente o final que queriamos(tanto no filme como na historia)misture isso com uma boa dose de humor negro e temos assim o melhor filme do genio tarantino desde pulp fiction e caes de aluguel em que ele foi injustiçado pela academia.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Pedro,
      Gosto muito de Bastardos Inglórios também. Como expliquei no texto, votaria em “Guerra ao Terror”, mas respeito sua opinião.
      Grande abraço.

  5. Luciano Gomes Says:

    Olha, eu particularmente só assisti ao Guerra ao Terror e Avatar. Detestei Guerra ao Terror. Achei chato, sem trama e cansativo. Avatar, apesar de ser um “POCAHONTAS” eu ainda achei bem melhor. A história nos envolve, os efeitos nos levam a outras dimensões, tudo é muito lindo em Avatar.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Luciano.
      Obrigado pela participação. Não concordo com você, mas respeito sua opinião, ok?
      Um grande abraço.

  6. mixedmind Says:

    Eu gostei muito de ‘guerra ao terror’ e ‘bastardos inglórios’. Amei ‘amor sem escalas’ e achei avatar suuuper interessante!

    Mas ainda acho que ‘guerra ao terror’ mereceu o oscar por mostrar de uma outra forma a ‘ação’ no contexto de uma guerra – por mostrar a tensão da ação, sua motivação, sobre quando nada mais resta – a não ser agir!

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá, muito obrigado pela participação.
      Também achei que “Guerra ao Terror” merceu o Oscar.
      Seja bem-vinda ao Cinema & Debate e volte sempre.

  7. Augusto Says:

    Nem um nem outro Beto. Prefiro Bastardos ou Amor sem Escala.

    • Roberto Siqueira Says:

      Bons filmes também. Entre eles, prefiro Bastados.
      Abraço! E não esquece de tomar aquela Guinness por mim hein! rs

  8. Paty Says:

    Dificil escolher o melhor! amei os tres filmes!!

    Mas vou registrar o meu voto ..AVATAR! rs

    Bjss

  9. Thiago Barrionuevo Says:

    Avatar é mais inspirador, conta uma história mais bonita e traz uma bela mensagem contra a ganância, o materialismo e mostrando a importância da fé e a beleza da natureza. Guerra ao Terror é ótimo. Como já disse em outro comentário, tem momentos de tensão mesmo sem nenhum movimento e nenhum som, como na cena do “duelo de snipers”. Difícil escolher, mas Avatar é meu preferido. Ainda não assisti Bastardos Inglórios, mas já tenho gravado…

  10. Alda Carvalho Says:

    Olá,
    Gostaria de divulgar no seu site o encontro ´Falando de Cinema´ que acontece mensalmente numa livraria de SPaulo. A ideia é debater sobre cnema com estudantes, interessados e amantes da sétima arte. …Existe a possibilidade de eu enviar um release com mais informações?!
    Att
    Alda

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Alda.
      Informei no seu e-mail o meu e-mail de contato.
      Atenciosamente,
      Roberto Siqueira

  11. Mandy Intelecto Says:

    Ahhhh…cadê os emails para eu copiar e colar aqui?!?!?!

    Hahahahaha….vc já sabe a minha opinião, mas vou deixá-la aqui, prefiro Avatar…achei o filme sensacional e achei Guerra ao Terro meio vazio, sei lá….aquela discussão toda do email…

    Mas fica aqui registrado: AVATAR!

    Bjoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: