Após concluir mais um ano da Videoteca, seguirei com minha tradicional comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, agora analisando os filmes de 2000 (Premiação em 2001).
A safra de 2000 não foi das melhores e tornou-se ainda mais decepcionante por suceder um ano simplesmente fantástico em termos de produção de filmes. Ainda assim, tivemos longas que merecem destaque como “Amores Brutos” e “O Tigre e o Dragão”, além dos favoritos ao Oscar “Gladiador” e “Traffic”. Quando criei esta categoria há quase 10 anos (Uau!), achava que “Gladiador” era de fato o melhor filme do ano, mas mudei minha opinião após rever todos os filmes. O épico de Ridley Scott levou a melhor na cerimônia e ganhou fama pelo mundo, mas em minha opinião o complexo painel sobre a questão das drogas de Steven Soderbergh era muito mais merecedor da estatueta principal.
Porque “Traffic” é melhor?
Apesar de considerar que os erros históricos de “Gladiador” não destroem a experiência de imersão no imponente épico recheado de sequências belíssimas e icônicas, acredito que “Traffic” é um filme muito mais complexo, fascinante e até mesmo importante pela forma quase didática como demonstra a complexidade do tráfico e como evidencia que solucionar este problema não é uma questão tão simples. Com boas atuações, uma direção segura e inventiva e uma fotografia que colabora diretamente na construção e compreensão da narrativa ao estabelecer visualmente as diferenças entre aqueles mundos que se entrelaçam, o longa de Soderbergh definitivamente deveria ter saído vencedor naquela noite.
E pra você, qual o melhor filme de 2000 e por quê?
Um abraço e bom debate.