Qual é a sua trilogia favorita?

Recentemente, em virtude das críticas da Videoteca do Beto, assisti novamente aos capítulos finais das excepcionais trilogias “De Volta para o Futuro” e “O Poderoso Chefão”, o que me levou a pensar nesta pesquisa. Nos dias de hoje é mais do que comum pensar em trilogias e, em alguns casos, o público já sabe que determinado filme terá duas ou mais continuações antes mesmo de assistir ao primeiro filme no cinema, como aconteceu na época do lançamento de “O Senhor dos Anéis”. Mas nem sempre foi assim. Até o final dos anos 70, são raros os exemplos de filmes que tiveram continuação, como “O Poderoso Chefão”, por exemplo, que acabaria virando uma trilogia de fato somente em 1990. Na realidade, esta onda só se consolidaria a partir dos anos 80, após o sucesso de trilogias como “Star Wars” e “Indiana Jones”.

A trilogia mais antiga que me recordo é do italiano Antonioni, formada pelos filmes “A Aventura”, de 1960, “A Noite”, de 1961, e “O Eclipse”, de 1962 – e caso você leitor conheça alguma trilogia mais antiga, seu comentário é extremamente bem vindo. No final dos anos 70, George Lucas lançou a sua ópera espacial “Star Wars” e as “trilogias” finalmente explodiram nos anos 80, com diversas franquias invadindo os cinemas pelo mundo e, o mais interessante de tudo, salvo um ou outro filme, com excelente qualidade. Somente nos anos 80 podemos citar “Indiana Jones”, “Karate Kid”, “Mad Max”, “Duro de Matar”, “Máquina Mortífera”, “Rambo”, “Alien” e “De Volta para o Futuro”, exemplos de trilogias de sucesso e com qualidade. Nos anos 90 a tradição das trilogias continuou com “Missão Impossível”, a “trilogia das Cores” e “Jurassic Park”, e na década passada tivemos a invasão dos HQ’s como “X-Men” e “Homem-Aranha”, das adaptações de livros infanto-juvenis como “Harry Potter” e “Crepúsculo” (que acabaram ultrapassando o tradicional formato das trilogias e tendo mais que três filmes), além de mega-produções como “Matrix”, “O Senhor dos Anéis”, a “trilogia Bourne”, “Velozes e Furiosos”, “Resident Evil” e “Piratas do Caribe”. Recentemente até mesmo as animações entraram na onda, com “Shrek”, “A Era do Gelo” e “Toy Story”.

Evidentemente, nem toda trilogia se manteve como tal, como é o caso de “Rambo”, “Máquina Mortífera”, “Duro de Matar” e “Indiana Jones”, que ganharam novos filmes nos últimos anos.  Além disso, algumas trilogias não pertencem exclusivamente a determinados períodos ou décadas, como é o caso de “O Exterminador do Futuro”, que iniciou nos anos 80 e só teve o seu terceiro filme lançado em 2003 – e agora, também tem um quarto filme na série.

Com toda esta gama de trilogias, incluindo algumas séries que ultrapassaram o clássico formado de três filmes, é evidente que existem aquelas de qualidade inquestionável, como “O Poderoso Chefão”, e outras que não me agradam nem um pouco, como “Velozes e Furiosos”. Entre todas as trilogias que já assisti, posso afirmar que minha preferida é mesmo “O Poderoso Chefão”, mas caso a obra-prima de Coppola não tivesse existido (toc, toc, toc!), meu voto certamente iria para “De Volta para o Futuro”, apesar de adorar “O Senhor dos Anéis” e tantas outras trilogias citadas acima. Como citado, recentemente eu assisti novamente aos filmes dirigidos por Robert Zemeckis para escrever as críticas da Videoteca do Beto e novamente me impressionei com a qualidade do roteiro e do elenco, a inteligência de Zemeckis e a energia dos três filmes.

E pra você? Qual é a sua trilogia favorita? Opine votando no quadro abaixo e comentando também!

 

*Caso sua trilogia favorita não apareça no quadro, vote na opção outros e, se preferir, cite o nome nos comentários abaixo.

Três grandes abraços.

 Compre sua trilogia favorita no Submarino

Texto publicado em 27 de Outubro de 2009 por Roberto Siqueira

Anúncios

32 Respostas to “Qual é a sua trilogia favorita?”

  1. Guilherme Azeredo Says:

    Na minha opinião de volta para os 3 filmes são sensacionais, Indiana Jones também e otimo.

  2. Lucas Says:

    Eu adoro muitas trilogias. Eu adoro especialmente o Poderoso Chefão.

  3. Mateus Aquino Says:

    Cadê a triologia dos dólares?

  4. Janerson Says:

    Olá, Roberto. Para minha preferência essa é muito fácil: fico com O Poderoso Chefão

  5. Thiago Aleixo Says:

    Olá,
    Gosto da trilogia dos dólares de Sergio Leone; Star Wars IV, V e VI only; Indina Jones e O senhor dos anéis.
    Dos 2 1ºs filmes: Alien, o poderoso chefão, o exterminador do futuro e de volta para o futuro.
    Somente do 1° filme: Jurassic park e Tubarão.

    Ha e claro, da duologia de Kill Bill.

    abraço.

  6. tay Says:

    Gente, esqueceram de Hannibal?

    • Roberto Siqueira Says:

      Pois é Tayna. São tantas trilogias que algumas acabam ficando pra trás.
      Valeu pela lembrança e pela participação.
      Abraço.

  7. Cross98 Says:

    Piratas do Caribe

  8. Fernando Says:

    Anjos Rebeldes (The Profecy) é a melhor Trilogia

  9. francisco Says:

    Olá, Roberto e amigos…não sei se não entendi verdadeiro sentido da votação sobre trilogias ou o seus critérios, mas tenho a impressão que foi esquecida uma trilogia super importante na história do cinema: A Trilogia dos Dólares de Sergio Leone com Clint Eastwood. Se me enganei me corrijam por favor ! Um abraço.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Francisco,
      Você tem razão e lembrou bem desta excepcional trilogia da história do cinema.
      Belo voto! Abraço.

  10. Alessandra Says:

    De volta para o Futuro simplesmente me fascina até hoje,num misto de história simples com riqueza de detalhes,embora goste muito também do Indiana

    • Roberto Siqueira Says:

      Ah, esqueci de dizer, também gosto muito do Indiana (e escrevi sobre os três primeiros filmes também).
      Se quiser conferir tanto as críticas de “De Volta para o Futuro” quanto as de “Indiana Jones”, basta clicar no link (lado direito da página inicial).
      Abraço.

  11. Alessandra Says:

    A escolha foi dificil,pq também amo Indiana Jones,mas pra mim sem duvidas é De volta para o Futuro, a história aparentemente simples, se “perde” em meio a detalhes minusculos misturados a paradoxos,enfim, me fascina!!! São os filmes que mais assisti até hoje, e ainda os assisto com o mesmo entusiasmo

    • Roberto Siqueira Says:

      Excelente escolha Alessandra.
      Também adoro esta trilogia (como minhas críticas deixam bem claro, aliás).
      Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

  12. Edson Cinaqui Filho Says:

    Sou fã alucinado de Alien e Matrix =D

  13. Thiago Barrionuevo Says:

    Gosto muito de Jurassic Park e X-Men, mas não dá pra não votar em O Poderoso Chefão. Pelo conjunto da obra e pela genialidade toda do time formado pelo Coppola, Marlon Brandon e Al Pacino. Indiscutivel…

    • Roberto Siqueira Says:

      Obrigado pela participação Thi.
      Ainda me lembro a primeira vez que vimos a trilogia do Chefão, grande momento.
      Abraço.

  14. Mandy Intelecto Says:

    Beto…Harry Potter não é Trilogia…hauhauhauahauhauahu

    • Roberto Siqueira Says:

      Oi Amanda.
      Eu sei, escrevi isto no texto. Mas coloquei trilogias e séries que ultrapassaram o clássico formato de três filmes também, como o próprio Harry Potter, entre outros…

  15. Adauto Says:

    Ja votei Betinho… nunca fui muito apegado nessas famos Trilogias como Senhor do Anéis, Harry Poter etc…

    Meu voto foi no Crepusculo, por incrivel que pareça achei legal os filmes… Mas tenho certeza que se pegasse pra assistir O Poderoso Chefão inteiro, meu voto seria dele…

    abç!

  16. Renis Says:

    São otimas trilogias Beto… Vc sabe que eu curto muito Exterminador, Senhor dos Anéis também é um marco, mas sem dúvida, O Poderoso Chefão é a melhor, um clássico!!!

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Renis, valeu pela participação.
      Lembro quando assistimos a trilogia “O Poderoso Chefão” junto com a galera na época da Faculdade, muito legal!
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: