OSCAR 2011: O DISCURSO DO REI X A REDE SOCIAL

Aproveitando o especial que divulguei sobre o Oscar 2011 antes da cerimônia deste ano, seguirei com minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano.

Que o Oscar comete injustiças aos montes, todo mundo já sabe. Em muitos casos, estas famosas “injustiças” não chegam a me incomodar, especialmente quando envolvem dois grandes filmes, como no caso que citei recentemente da disputa entre “Taxi Driver” e “Rocky, um Lutador” ou entre “Os Bons Companheiros” e “Dança com Lobos”. Só que, infelizmente, este não era o caso do Oscar 2011, que me deixou bastante irritado ao anunciar Tom Hooper e “O Discurso do Rei” como os grandes vencedores da noite (algo que, quem me acompanhou no Twitter sabe bem). Não que o filme dirigido por Hooper seja ruim (sua direção é ruim, mas o filme é bom), mas está longe de ser o melhor filme de um ano repleto de ótimas produções. E enquanto preparava o especial “Oscar 2011”, minha decepção só aumentou, especialmente porque fui obrigado a assistir novamente aos dez filmes indicados e pude comparar com ainda mais precisão cada uma destas produções.

A conclusão é simples: não dá pra acreditar que um filme apenas interessante como “O Discurso do Rei” vença o Oscar num ano em que tivemos pelo menos três (eu disse 3!) obras-primas, além de grandes filmes como “Bravura Indômita”, “Cisne Negro” e “Inverno da Alma” – e nem vou considerar “Tropa de Elite 2” como possível candidato ao prêmio, já que ele sequer foi escolhido como representante do Brasil naquele ano. Como não quero criar um tópico “O Discurso do Rei x A Rede Social x A Origem x Toy Story 3”, preciso escolher apenas um deles e, entre meus três favoritos daquele ano, eu escolheria “A Rede Social” como o grande vencedor.

Porque “A Rede Social” é melhor?

Não dá pra dizer que “A Rede Social” é melhor que o impressionante “A Origem” ou o tocante “Toy Story 3”. Obviamente, a complexa estrutura narrativa de “A Origem” e a conclusão perfeita da nostálgica trilogia “Toy Story” poderiam tranqüilamente vencer naquela noite. Minha escolhia, neste caso, se baseia apenas na relevância que, em minha opinião, o longa de David Fincher conquistará com o passar dos anos, por captar com precisão o espírito de sua época, como já detalhei em minha crítica do filme. Entendo que “A Rede Social” é um filme importante, que além de ilustrar o curioso paradoxo entre a natureza reclusa de seu protagonista e a finalidade de sua criação, demonstra também como apesar da existência das redes sociais, nossa sociedade está se tornando cada vez mais fria e distante. Em resumo, acho que ao longo dos anos, “A Rede Social” será celebrado como um registro preciso dos tempos em que vivemos.

E pra você, qual o melhor filme de 2010 e por quê?

Um abraço e bom debate.

Texto publicado em 01 de Março de 2012 por Roberto Siqueira

Anúncios

8 Respostas to “OSCAR 2011: O DISCURSO DO REI X A REDE SOCIAL”

  1. Mateus Aquino Says:

    Pra mim, o melhor filme de 2010 nem foi indicado, seria o filme de Martin Scorcese, “A Ilha do Medo”, com um desempenho não menos do que sensacional do DiCaprio. Pra mim é uma obra prima, e embora tivemos outras nos anos seguintes (A Árvore da Vida, Django Livre, etc…), esse filme permanece ainda como meu filme favorito desde 2010.

  2. Márcio Says:

    Cara eu concordo em muito com você.
    Discurso do Rei realmente…
    Mas é preciso lembrar que Tropa2, não foi escolhido, porque passou do prazo de indicação para filmes estrangeiros…, estreando talvez até acho um mês depois da data limite, se não me engano…
    No mais Discurso do Rei ganhou por ser aquele típico filme de oscar.
    Tipicamente insosso. Sem grandes altos, nem muitos baixos.
    Filme coeso, com bom elenco, direção comum e segura.
    2012, foi basicamente no mesmo estilo do de 2011.
    Hugo perder para o artista é no minímo…
    Mas enfim, parabéns ao excelente site, e claro pelas excelentes reviews.

    • Roberto Siqueira Says:

      É verdade Márcio, passou do prazo para o Tropa de Elite 2.
      Quanto a O Discurso do Rei, só discordo da direção segura, pois acho a direção do Hooper irregular demais.
      Sobre 2012, não posso dizer, pois ainda não consegui assistir “O Artista”.
      Agradeço os elogios!
      Abraço.

  3. Marise Nigro Says:

    Boa noite, Roberto..nem sei se são injustiças, mas chamo as vezes de mistério….Discuro do Rei é um filme interessante com grande atuação de Colin Firth….mas na minha opinião seria Cisne Negro….filme para Oscar….daqueles que perdem muito se voce assiste em tela pequena….recursos visuais belissimos e conectados com os aspectos psiquicos da história da personagem principal….direção delicada e sutil..mas precisa e instigante…..

    Mas o que eu queria mesmo ver voce comentar, Roberto é sobre o cinema argentino….que me cativa mais a cada filme…..recentemente, e em atraso assisti Um conto chines…..por favor comente o filme….simplesmente argentino…..limpo na sua comedia e piegas como um tango nas cenas mais sensiveis….enlouqueci com as metaforas e com as não metaforas…. a vaca, que a principio pensei ser um simbolismo do destino de algum dito chines…..é explicada do meio do filme para frente, surpreendendo a platéia….
    Espero seus comentarios….ah sim…Darin…..um operario do cinema! no sentido de trazer para a tela seu respeito pelo oficio….a la Jack Lemmon

    Abraços

    Marise

    • Roberto Siqueira Says:

      Oi Marise,
      Obrigado pela visita e pelo comentário. Também gosto bastante de Cisne Negro, com certeza seria um vencedor melhor que O Discurso do Rei.
      Sobre o cinema argentino, esta será uma das semanas especiais de 2012, se tudo der certo. Já está nos meus planos. E certamente teremos muito Darín.
      Abraço.

  4. Cross98 Says:

    Bom, entre os que vc citou eu prefiro o Toy Story 3 , mas entre os dois eu escolho O Discurso Do Rei , só minha escolha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: