OSCAR 1992: O SILÊNCIO DOS INOCENTES X JFK – A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 1991 (Premiação em 1992). Na premiação de 1992, um filme surpreendeu a todos e levou os 5 principais prêmios do OSCAR, mas com o passar do tempo, ficou claro que não foi uma surpresa tão grande assim. Num ano apenas razoável, é compreensível que o sensacional “O Silêncio dos Inocentes”, com toda sua incrível atmosfera de tensão e um show de interpretação de Hopkins e Foster, tenha levado tudo que é prêmio na noite. Afinal de contas, o ano de 1991 tinha poucas produções de qualidade, dentre as quais podemos citar “A Bela e a Fera”, os ótimos “O Exterminador do Futuro 2” e “Tomates Verdes Fritos” e o bom “Thelma & Louise”.

Mas existe um filme em especial que realmente me marcou naquele ano. Trata-se do excepcional “JFK – A Pergunta que não quer calar”, dirigido brilhantemente por Oliver Stone e com um elenco pra lá de talentoso. Sou fascinado pela condução de Stone, pelo ritmo enlouquecedor da narrativa, pela montagem dinâmica e pela fotografia espetacular. Ou seja, por mais que eu goste muito de “O Silêncio dos Inocentes”, meu voto seria de “JFK”.

Porque “JFK – A Pergunta que não quer calar” é melhor?

Não vou negar, adoro “O Silêncio dos Inocentes”. Acho a atuação de Hopkins e Foster espetacular, adoro o clima tenso e sombrio do filme, com sua atmosfera de suspense praticamente palpável. Mas eu não votaria no longa de Jonathan Demme para melhor filme e direção. Meu voto realmente seria de “JFK”, por todas as razões já citadas acima. Além disso, apesar de muitos afirmarem se tratar de um delírio do diretor, eu realmente acredito que a morte de Kennedy não foi fruto de apenas uma mente insana, mas sim de uma série de interesses ligados a pessoas e órgãos muito importantes nos EUA. Pela qualidade técnica e pela coragem temática, meu filme preferido de 1991 é “JFK”.

E pra você, qual o melhor filme de 1991 e por quê?

Um abraço e bom debate.

Texto publicado em 28 de Dezembro de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

13 Respostas to “OSCAR 1992: O SILÊNCIO DOS INOCENTES X JFK – A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR”

  1. Arthur Azir Says:

    ‘JFK’ foi sem dúvidas o melhor de 1991. Sempre achei justa a vitória de ‘O Silêncio dos Inocentes’, considerando-o como um dos melhores filmes da década. Mas recentemente comprei o blu-ray de ‘JFK’. Fiquei surpreendido. Ótimas atuações, roteiro forte e coeso, direção esplêndida, montagem e edição perfeitas.
    Fora isso, sempre fui fã de Oliver Stone. Ele toca na ferida dos EUA sem dó, e por isso admiro-o. Pra mim, ‘JFK’ melhor do ano e um dos melhores da década. Obra-prima!

    PS: há tempos já acompanho teu blog. Mas esse é o meu primeiro comentário. Gosto muito das suas análises, e queria lhe pedir para analisar alguns filmes: ‘Nada de Novo no Front’ (1929), ‘Salvador – O Martírio de um Povo’, ‘Sangue Negro’ e ‘Onde os Fracos Não tem Vez’.

    Abraços!

  2. jorge Says:

    Pra mim é Thelma & Louise, um filme perfeito, deveria ter feito a rapa. E discordo de ter sido um ano de produções fracas.

    • Roberto Siqueira Says:

      Thelma & Louise é realmente um grande filme Jorge, mas ainda prefiro o complexo, inteligente e intrigante JFK. E concordo, 1991 não foi um ano de produções fracas, mas é inferior a outros anos daquela década, como 1994, 1995 e 1999, por exemplo.
      Abraço.

  3. cross98 Says:

    O Silencio dos Inocentes, para mim o melhor filme de terror . VOu ver se assisto JFK depois

    • Roberto Siqueira Says:

      Grande filme O Silêncio dos Inocentes, sem dúvida. Mas adoro JFK, pra mim uma das obras-primas da década de 90.
      Abraço.

  4. Cesar Duarte Says:

    Roberto, apesar da espetacular atuação de Anthony Hopkins, concordo inteiramente com você. JFK e´mais um grande filme do Oliver Stone, com uma montagem brilhante, roteiro complexo e mesmo assim você não se perde.e grandes atuações do Tommy Lee Jones, Kevin Costner e principalmente do Joe Pesci. E mais do que acreditar, tenho certeza que não se trata de nenhuma teoria da conspiraçao do Oliver Stone. A comissão Warren é cheia de falhas e de mentiras, isso fica mais do que claro. Em 2029 a verdade virá à tona. E já que estamos falando do que os Estados Unidos são capazes de fazer por domínio e poder, vale a pena conferir o excelente Sangue Negro, do talentoso diretor Paul Thomas Anderson, que juntamente com Quentin Tarantino penso ser os dois mais talentosos de diretores dessa geração, pois o personagem Daniel Plainview (em uma antológica atuaçao de Daniel Day-Lewis), representa os Estados Unidos com sua ânsia por riqueza e petróleo, custe o que custar. Um dos meus filmes favoritos, que também merece uma crítica sua. Abraço meu amigo.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Cesar,
      Agradeço o comentário e também espero ansiosamente pela verdade em 2029.
      Sobre “Sangue Negro”, concordo com você, é um grande filme. Fique tranquilo porque este já faz parte da “Videoteca do Beto” e terá crítica divulgada com certeza quando chegar o ano dele.
      Abraço.

  5. Alemão Says:

    O Silêncio dos Inocentes, sem sombra de dúvida ! Anthony Hopkins está espetacular, diga-se de passagem, isso ñ eh nenhuma novidade ^^

  6. LuanAlencar Says:

    Ótimo blog, parabéns =).
    Também tenho um sobre cinema e cultura pop, se interessar uma parceria, só responder: http://www.nerdverso.blogspot.com

    Abraço.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Luan, muito obrigado pelo elogio.
      Me interesso sim, pode mandar um e-mail no cinemaedebate@hotmail.com para acertarmos os detalhes. Normalmente eu coloco o link ao lado direito da página inicial, dá uma olhada lá ok?
      Abraço.

  7. Thiago Barrionuevo Says:

    É só olhar meus comentários sobre os dois filmes que fica fácil saber minha opinião. JFK é melhor, mais elaborado e exige mais do espectador, além de toda a polêmica envolvida. Lecter é um cordeiro perto da conspiração que matou JFK…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: