Ganância gera desigualdade social e violência

No último fim de semana fui visitar a casa do meu primo em Sumaré e na volta surgiu um interessante tema para debate a partir de uma afirmação que eu fiz. Entendo que a causa de muitos dos problemas sociais que enfrentamos no país vem da absurda desigual distribuição de renda que é feita no país. E de onde se origina esta má distribuição? Além dos políticos que ganham rios de dinheiro e ainda tem inúmeros benefícios, entendo que as próprias empresas são responsáveis por esta desigualdade, com políticas salariais no mínimo questionáveis. É claro que para chegar a um cargo mais alto às pessoas precisam ser competentes, se prepararem e se esforçarem bastante. Mas será que é justo um diretor de empresa ganhar 40 mil reais enquanto um peão de fábrica ou um analista ganha 1 mil ou 2 mil reais? Seria este competente diretor 40 vezes melhor que um peão ou analista? Seria seu trabalho 40 vezes mais importante que o outro? Entendo que os salários devem sim levar em conta a meritocracia e que a pessoa deva sim ir evoluindo ao longo de sua carreira, mas será que esta diferença não é grande demais? Será que se a diferença entre estes salários fosse menor o Brasil não proporcionaria maiores oportunidades e seria um pais melhor? Deixo o questionamento para que possam debater e espero gerar uma saudável e produtiva discussão.

Um abraço.

Texto publicado em 07 de Julho de 2009 por Roberto Siqueira

Anúncios

24 Respostas to “Ganância gera desigualdade social e violência”

  1. Amanda Says:

    Bom, sobre o Lula nem falo mais nada…Não gosto, não concordo, não voto nele e ponto…Algumas coisas que ele fez foram bacanas, muitas outras um lixo….tenho vergonha do presidente do meu país…

    Mas voltando ao assunto do post: Dri, não concordo com você que eles mereçam esses sálarios exorbitantes….Mas concordo plenamente com o seu pensamento….também queria MUITO que o Thi fosse um desses….

    Bjoo

    • Roberto Siqueira Says:

      E é por isso que nunca nada vai mudar, quem tem não quer ceder para quem não tem. Concordam?

  2. Renato (Renis) Says:

    Beto, eu fico besta de como um cara inteligente como você fica cego com as barbaridades que o governo Lula comete… Bem que falam né: Petista e Malufista nunca vão mudar de opinião, mesmo com todas essas falcatruas que acontecem…rs
    E na minha opinião, o cara ideal para assumir a presidência do nosso país e o Serra, pois é um cara inteligente, que está fazendo um bom trabalho no governo do estado e que ATÉ HOJE, não se ouviu falar de nenhuma falcatrua dele. Acho que o Serra é daquela linha de intelectuais sérios e que sabem fazer política, assim como FHC e Mário Covas.
    Abraço

    • Thiago Barrionuevo Says:

      Renis, desculpa… mas a maioria metia o pau no FHC, Serra e no Mario Covas… De novo “Turma do Amendoim”…

      Nada está bom nunca… sempre reclamamos e nunca fazemos nada pra melhorar… Falar é fácil…

    • Roberto Siqueira Says:

      O brasileiro é um povo que dificilmente sai pra reclamar de algo. Ele gosta de reclamar pros amigos, mas botar a mão na massa e tentar mudar como fazem os argentinos, franceses ou ingleses jamais. Só me lembro de protestos do povo no movimento Diretas Já e na época do Collor.

    • Roberto Siqueira Says:

      Renis, em primeiro lugar não sou petista. Não entendo essa necessidade das pessoas de rotular tudo. Se o cara acha o Lula um bom presidente já falam que é petista. Eu achava o FHC um bom presidente também. Sobre as falcatruas, ainda bem que o governo Lula investiga e tudo que acontece por lá e mostra pra sociedade. Pior são os que não falam nada, deixam a bagunça comer solta e não divulgam nada pra não arranhar a imagem deles. O famoso mensalão tinha cheques de 1994, e que eu saiba o Lula não estava lá na época.
      Abraço.

  3. Adriana Says:

    Amor eu sendo uma profissional de RH, mais espeficicamente Remuneração, não vejo problema algum no salário desse Diretor, e adoraria que voce fosse ele um dia pra gente gastar 40 mil de boa em passeios, viagens, boa educação para os filhos, etc.
    Sorte deles e azar o nosso, não podemos solucionar os problemas do Brasil amor. Relaxa.
    Te amuuuuuuuu voce é minha vida.

  4. Renato (Renis) Says:

    Pelo menos isso né Beto… rs
    Acho que tem muita coisa errada nesse governo, como por exemplo apoiar o Sarney, um baita corrupto só pq o cara é aliado do governo, onde estão os valores???
    Fazer campanha para a Dilma, 2 anos antes de todos(Puta injustiça) e ainda por cima ter a cara de pau de falar que ainda nem sabe quem vai apoiar… rs…
    Mas blz, acho melhor eu para por aqui, senão não paro mais.

    • Roberto Siqueira Says:

      Campanha é normal, quem está no comando sempre faz. E sempre vai ter gente errada no congresso, infelizmente, porque o povo não sabe votar. Quem colocou toda essa gente lá foi o próprio povo.

      Sobre a Dilma, quem você acha a pessoa ideal pra concorrer com ela?

  5. Amanda Says:

    Então Beto….
    Eu acho um absurdo uma pessoa que não sabe nem falar representar um país, mas se for pensar friamente, OK, a maioria do povo brasileiro não sabe falar mesmo…Então tá igual….

    Foi o que comentei com o Thi…a grande massa se identifica com o Lula e isso ninguém vai mudar….

    Acho que tiveram coisas boas do Lula, mas não gosto dele…pelo partido, pela pessoa, pela ignorância, pela burrice…sempre que ele abre a boca para falar, sai merda! É incrivel!!!

    Bjoo

    • Roberto Siqueira Says:

      Eu discordo. Acho inclusive que a grande qualidade dele é a palavra. Não no sentido ortográfico, mas no dom de envolver as pessoas com seu discurso. O Lula é altamente influente e capaz de discursos maravilhosos. É só assistir qualquer debate que ele já participou e ver como, na maioria das vezes, ele sempre se saiu melhor do que os outros. Muitos deles eram estudados, mas com pouco conteúdo.

      Bjo.

  6. Renato (Renis) Says:

    Na boa amigos, pra mim o Lula faz nenhum bem para o País, ele apenas seguiu quase tudo que o governo anterior deixou! Nosso presidente é um marqueteiro que manipula “quase” todos, mas que na prática, não melhorou em nada os nossos principais problemas (Saúde, Educação, segurança, desigualdade social). Sei que muitos não vão concordar, mas essa é a minha opinião.
    Abraços

    • Roberto Siqueira Says:

      Renis, você não acha que manter o que o governo anterior fez já é algo inteligente da parte dele? Ele poderia mudar tudo pra falar que foi ele quem criou o que existe hoje, como todos os políticos normalmente fazem. Mas ele preferiu usar do bom senso e manter a boa política econômica do país, e o resultado foi ótimo. Não acha?

    • Thiago Barrionuevo Says:

      Uma coisa que falamos ontem e que é bem “turma do amendoim” mesmo é que para muitos anti Lula e anti PT, quando o governo faz alguma besteira, o Lula que é burro… mas quando o governo faz algo inteligente, é porque o Lula deu sorte ou, quem fez foram os outros, ele só assinou…. ou seja, Ruim = culpa do Lula… Bom = Sorte dele…

      Pensamento completamente errado, que não é só pelo Lula… Qualquer político que estivesse no comando seria tratado assim pela maioria, porque, falo de novo: se fôssemos DEUS, o mundo seria melhor… todos sabem falar, criticar, opinar… o difícil é fazer……

  7. Amanda Says:

    Eu e o Thi discutimos isso no carro ontem…
    Eu sou anti-PT até o fim!!! E automáticamente Anti-Lula!!!
    Tem coisas que eu acho que foram ótimas, tem merdas gigantescas….
    Mas ainda não aceito que alguém como ele represente meu país…acho um absurdo….

    Mas sempre falei e continuo dizendo que o problema do Brasil é o Brasileiro…Mas já mudamos o foco da conversa aqui…Hehehehehe

    Sobre os salarios, acho que piso e teto é a solução mais cabível para a situação atual…começando pelo governo…que ganhar rios de $$.

    O Brasil era para ser um país de PRIMEIRISSIMO mundo…mas não é….

    Bjoo

    • Roberto Siqueira Says:

      Sobre o piso e teto, acho que chegamos à uma conclusão (pelo menos até alguém discordar! rs). Já sobre o Lula, não acho correto não gostar dele somente por ser do PT . Na minha opinião, não devemos olhar partido e sim as pessoas. Porque você acha um absurdo ele ser o representante do país? Pela falta de estudo?

      Concordo, o problema do Brasil é o brasileiro, povo egoísta e que tem preguiça de pensar.

      Valeu pelo coment!

  8. Amanda Says:

    Discordo que o LULA seja capaz….capaz são algumas pessoas que estão ao redor dele e que estudaram e se especializaram, porque ele não sabe nem falar, quem dirá administrar um país inteiro…Ele não faz isso sozinho…tem um mundo de ‘conselheiros’ ao redor dele….falando, opinando, dizendo faz assim…faz assado….aprovando, desaprovando e etc.
    Continuo achando ele um ótimo exemplo de pessoa que não estudou e ganha muito mais do que merece….

    Mas concordo plenamente que existem pessoas que sabem muito e que devem ganhar bem porque são ótimos profissionais mesmo sem estudo algum…E existem pessoas que estudaram a vida inteira e são péssimos profissionais….

    Mas como você mesmo diz Thi, é tudo relativo!

    Bjoo

    • Roberto Siqueira Says:

      Amanda, acho que o Lula é um bom exemplo de líder. O bom líder não faz as coisas, mas sabe utilizar as pessoas corretas pra fazer por ele. Ele só orienta e sabe motivar e tirar o melhor de cada um. E é exatamente isso que o Lula faz, não acha?
      bj.

  9. Thiago Barrionuevo Says:

    Galera, tem uma coisa que está errada na avaliação aí… Um exemplo é meu pai… nunca terminou o ensino médio e hoje é Gerente de uma boa empresa… A questão não é estudo, é CAPACIDADE… LULA é muito capaz de governar o Brasil e já provou isso diversas vezes…. Foi melhor que muitos patricinhos por aí que estudaram economia e não souberam lidar com crises mundiais como o LULA, sem estudo, mostrou ser capaz agora…

    Falando do assunto postado agora: Claro que um salário 40 vezes maior é exagerado… O certo seria termos um teto salarial no país, ou seja, ninguém pode ganhar mais que 20.000 (exemplo). E logicamente, um piso salarial, mais coerente que o atual (R$1.000??? R$2.000???)… Assim, acho que resolveríamos parte dos problemas…

    Mas, como eu sempre digo, se fôssemos DEUS, o mundo seria melhor… todos sabem falar, criticar, opinar… o difícil é fazer…… Concordam?

    • Roberto Siqueira Says:

      Também acho que o estabelecimento de piso e teto salarial seria uma boa alternativa.

  10. Amanda Says:

    Concordo com os dois abaixo….Acho o salário minimo algo ridiculo…Na sociedade que vivemos é simplesmente impossivel sustentar uma familia de 3 pessoas com essa quantia…isso pensando em coisas basicas mesmo, nada de luxo.

    Adauto, tudo bem??
    Sobre “Por outro lado vocês acham certo um cara que fez investimento em sua carreira durante muitos anos, gastando no mínimo 50% do seu salário em cursos, espcializações, faculdade etc…. e esse mesmo cara quando atinge um “Status” de executivo ganhar um salário um tanto parecido ou que possa ser comparado com quem nunca estudou na vida?”
    Esse comentário foi feito no carro, aí te pergunto…é justo uma pessoa como o LULA ganhar a fortuna que ganha, sem NUNCA ter estudado??? Isso é relativo…existem pessoas que nunca estudaram e trabalham muito melhor do que pessoas que passaram a vida estudando…

    Bjoo povo!

  11. Adauto Souza Says:

    Concordo com o fato de haver muitos executivos que ganham salários fora do normal, considerando a função exercida na empresa.

    Por outro lado vocês acham certo um cara que fez investimento em sua carreira durante muitos anos, gastando no mínimo 50% do seu salário em cursos, espcializações, faculdade etc…. e esse mesmo cara quando atinge um “Status” de executivo ganhar um salário um tanto parecido ou que possa ser comparado com quem nunca estudou na vida?

    Quero deixar claro que não estou levando em conta falta oportunidade, classe social, etc… Pois há muitas pessoas que não tem no minimo a chance de fazer uma faculdade em virtude de sua condições econômicas…

  12. Renato (Renis) Says:

    Vamos lá…
    Beto, já conversamos bastante sobre este assunto anteriormente. Resumidamente, acho que não só os governantes, empresas e milionários são os responsáveis pela desigualdade social no país e no mundo, mas nós também somos. Queremos sempre mais, nunca estamos contentes com os nossos salários, em algumas vezes, damos mais valor a um objeto ou um bem, do que para um irmão que está precisando de ajuda. Acho que o que ocorre é uma inversão de valores, e eu me incluo nessa também, tenho consciência de que posso fazer mais pelo mundo, mesmo não ganhando um ótimo salário.
    Quanto ao assunto abordado acima, acho que um diretor de empresa não é 40 vezes mais importante do que um analista de forma alguma. Nesse caso, acho que os salários deveriam ser melhor distribuídos (nem tanto no nosso caso, mais de coitados que ganham um salário mínimo na empresa para sustentar suas famílias, trabalhando como loucos limpando o chão que um executivo que as vezes ganha Cem mil reais pisa.

    O que vocês acham meus amigos?

  13. Amanda Says:

    Nhai….de novo não!!! Foi o maior bate boca no carro…hehehehe…
    Mas vamos lá, concordo completamente com o que está escrito acima…
    Não acho que as pessoas devam ganhar a mesma coisa, mas também não concordo com essa disparidade de valores…é absurdo demais…

    Não é justificavel essa variação tão grande de salários…Acho que isso precisava ser revisto…Mas é algo que no meu ponto de vista não acontecerá, visto que deverá ser aprovados por diretores que com certeza não querem ver seus salários diminuidos….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: