Responder esta pergunta se tornou uma tarefa complicada pra mim nos últimos meses. Posso afirmar, com toda certeza, que o filme mais importante da minha vida é Coração Valente e vou publicar um post específico sobre isso em breve. Só que hoje eu não sei dizer se ele ainda é meu filme favorito, e a razão para isso é simples. Assisti muitos filmes que me agradaram infinitamente nos últimos dias e confesso que, no momento, o meu filme favorito é um posto ainda não ocupado, simplesmente porque estou em dúvida. Os favoritos por enquanto são: Cidadão Kane, 2001 – Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica. Mas ainda não tenho certeza qual destes será o vencedor. Vai depender de como cada um deles vai amadurecer ao longo do tempo em minha memória. Coração Valente continuará para sempre como o filme mais importante da minha vida, mas o meu filme favorito ele já não é mais.
Agora eu gostaria de saber: E pra você, qual é seu filme favorito e por quê?
Um abraço.
Texto publicado em 16 de Julho de 2009 por Roberto Siqueira
Pra mim os filmes que mais me marcaram : Era uma vez no oeste, A origem e The Wall.
CurtirCurtir
Um dos filmes que mais me impactou foi “Clube da Luta” e até seria meu preferido se eu não considerasse “O Poderoso Chefão” o maior filme de todos os tempos.
CurtirCurtir
Sem Dúvidas … Ben Hur, esse é perfeito, principalmente pra a época que foi filmado!
CurtirCurtir
Como gosto muito de cinema europeu: Blow up do Michelangelo antonioni, Repulsa ao sexo do polanski e quase todos do bergman -principalmente Persona! Americanos gosto muito de manhattan do woody allen e todos do Kubrick!!
Mas de todos pra mim o melhor é oito e meio do Fellini!
CurtirCurtir
Também adoro cinema europeu Maria, muitos filmes bons.
Obrigado pela participação e volte sempre.
CurtirCurtir
Po ai fica dificil hein Beto escolher meu filme favorito, por ser um cinefilo vejo muitos filmes o que dificulta escolher um mas vamos la, Scarface e um excelente filme, conta com De Palma na direcao isso sem falar em Pacino o que ja ganha pontos comigo, poderia ser o meu filme preferido mas acho que vou com Pulp Fiction pelos dialogos pela direcao e atuacao de Tarantino no filme etc. Outros filmes tambem poderiam ser meus preferidos como Taxi Driver, O Poderoso Chefao, Laranja Mecanica mas vou ficar mesmo com Pulp Fiction, valeu Beto saude e sucesso
CurtirCurtir
Mais uma vez, excelentes escolhas Rauny.
Agradeço pela participação.
Um abraço.
CurtirCurtir
Todos do Billy Wilder, especialmente: Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses), Se meu apartamento Falasse, Quanto mais quente melhor, Pacto de Sangue e outros.
Noites de Cabíria, de Federico Fellini
Manhattan, de Woody Allen
Os incompreendidos, François Truffaut
Estranhos Normais, Gabriele Salvatores
Um Sonho de Liberdade, Frank Darabont
Alguns de Hitchcock (Um corpo que cai, Rebecca…)
e muitos outros!!
CurtirCurtir
Excelentes escolhas Pedro.
Obrigado pela participação e volte sempre.
CurtirCurtir
O RESGATE DO SOLDADO RYAN E O PODEROSO CHEFÃO PARTE 1,PRA MIM SAEM NO TAPA ,Ñ DA PARA ESCOLHER!!
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Otavio.
CurtirCurtir
O Poderoso Chefão … sem dúvida nenhuma… filme antigo maravilhoso… hoje em dia é só filme de vampiro sem graça, e olha que eu sou da década de 80.
CurtirCurtir
Não é filme antigo, é filme e pronto. Filmasso, aliás.
Hoje temos bons filmes também, só que as produtoras preferem dar mais espaço para os filmes que dão mais bilheteria. E o público em geral prefere os filmes mais fracos, infelizmente.
Abraço e obrigado pelo comentário.
CurtirCurtir
Se for pra falar os melhores, TOp 10 como vc faria o meu seria (fora de ordem mesmo)
Laranja Mecanica
Amadeus
A Lista de Schindler
Na Natureza Selvagem
Menina de Ouro
Um Sonho de Liberdade
Pulp Fiction- Tempo de Violencia
Forrest Gump ( claro!)
Piratas do Caribe
Cinema Paradiso
Só que mas importante como no seu caso , o meu tbm é Coração Valente
CurtirCurtir
Teria que pensar muito pra criar uma nova lista com 10 filmes Mateus. Vou pensar e te respondo em breve.
Abraço.
CurtirCurtir
Te desafio a fazer isso kk
CurtirCurtir
Desafio aceito, só não prometo que responderei tão rápido, ok?
Abraço.
CurtirCurtir
tenho uns na cabeça que tenho certeza que estarão no top 10 (touro indomavel por exemplo)
CurtirCurtir
Não sei, mas provavelmente Touro Indomável entre mesmo. Algum do Chaplin, do Wilder… Tenho que pensar.
Abraço.
CurtirCurtir
Duas resposta numa única pergunta: Entre inúmeros grandes filmes, fico com Sem Destino que por sinal, também contém minha trilha sonora favorita.
Grande abraço.
CurtirCurtir
Um marco do cinema.
Um abraço e obrigado pela participação Janerson.
CurtirCurtir
Valeu cara, vou esperar ansioso pelas resenhas e já agradeço ! Um abraço
CurtirCurtir
Eu que agradeço.
Abraço.
CurtirCurtir
Amigo Roberto, vc já comentou a maioria dos meus filmes favoritos e todos de forma plenamente satisfatória, que são mais de 50 (e os mais antigos,rsrs). Assim, já te considero o melhor e o mais dedicado analista brasileiro de cinema na Internet , mas, mesmo estando consciente da dificuldade de seu trabalho e de imaginar o tamanho da relação de filmes que vc ainda deve estar selecionando para trabalhar, além de ter de responder às centenas de comentários de seus leitores, gostaria de perguntar (só perguntar!) se os títulos que relaciono abaixo estão em seu projeto de futuras críticas (e…) se estão bem posicionados na fila, rsrs…São eles: Lawrence da Arábia (62), Matar Ou Morrer (High Noon, 52), A Noviça Rebelde (65), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (77), Os Brutos Também Amam (Shane, 53), Um Lugar Ao Sol (51), Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959). Sem mais para o momento, aproveito pra agradecer e parabenizá-lo (mais uma vez!) pelo seu incrível trabalho ! Grande Abraço !
CurtirCurtir
Olá Francisco,
Agradeço muito os seus elogios! Fico lisonjeado.
Sobre os filmes, pode considerar que Lawrence da Arábia, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Onde Começa o Inferno terão críticas divulgadas em breve. Quanto aos outros, vou tentar encaixar nas semanas especiais, ok?
Um grande abraço.
CurtirCurtir
Roberto, gostei do seu site e tenho lido várias de suas críticas. Segue a minha lista: 1) Paris, Texas; 2) O Chefão 1 e 2; 3) Asas do Desejo; 4) Vertigo; 5) Manhatann; 6) Campo dos Sonhos; 7) Cortina de Fumaça (Wayne Wang); 8) Central do Brasil; 9) Rosa Purpura do Cairo; 10) Fale com Ela.
CurtirCurtir
Olá Flávio,
Obrigado pelo elogio e pela participação.
Gostei de sua lista e já escrevi sobre alguns destes filmes. Pretendo escrever sobre todos eles.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
Fico com o Titanic. Em ambas as propostas de perguntas!
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto Eduardo.
Abraço.
CurtirCurtir
Fico em dúvida entre dois grandes filmes, nem um pouco similares, ao escolher qual é meu favorito:
Três homens em conflito; e Taxi Driver
CurtirCurtir
Olá Matheus.
São dois filmes excepcionais, sem dúvida. Escrevi sobre ambos, caso tenha curiosidade (o link está no lado direito da página inicial).
Um abraço e obrigado pelo comentário.
CurtirCurtir
Ah sim, já li e discordo de uma coisa, Três homens… deveria ter sido considerado obra-prima, uhsaushausaha.
Brincadeiras à parte, respeito e gosto muito de suas críticas.
CurtirCurtir
Olá Matheus, pode ter certeza que fiquei em dúvida sobre colocar ou não Obra-prima em Tres Homens…
Mas não se apegue muito a nota, o que vale de verdade é o texto.
Um abraço e obrigado pelo elogio e pelo comentário.
CurtirCurtir
Pow ! Na lista dos meus prediletos faltaram alguns nomes indispensáveis: Fogo Contra Fogo, 8 e Meio, Nosferatu (1922), O Exorcista, O Silêncio dos Inocentes, Scarface, Sociedade dos Poetas Mortos, Apocalypse Now, Forrest Gump…creio eu q sejam só esses 😛
CurtirCurtir
É difícil fazer uma lista só não é? rs
São muitos filmes bons. A propósito, já escrevi sobre muitos destes filmes também. Caso queira ler, basta acessar o link no lado direito da página inicial.
Abraço.
CurtirCurtir
Poderoso Chefão é uma obra-prima e dispensa comentários ! Mas entre os meus outros predilteos estão: Laranja Mecânica, Amnésia, Clube da Luta, O Iluminado, Irreversível, Taxi Driver, Os Bons Companheiros, Cidadão Kane, Trilogia O Senhor doa Anéis, A Outra História Americana, O Grande Truque, Os Suspeitos, Batman The Dark Knight, Snatch Porcos e Diamantes, Trilogia Ocean´s, Psicose, Pulp Fiction, Blade Runner….vou parar por aki (RISOS)
CurtirCurtir
Olá Alemão.
Boa lista a sua. Já escrevi sobre muitos destes filmes, caso tenha interesse. E pretendo escrever sobre praticamente todos que listou e que ainda não tem crítica no site.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
Trilogia O Poderoso Chefão. Imbatível !
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto Alemão.
CurtirCurtir
Realmente não é tarefa fácil dizer qual é o meu filme preferido. Assim como você e Coração Valente, tenho um filme que marcou demais a minha vida, e desde que o assisti, acho que não tem um dia que passe sem pensar em alguma passagem deste filme, que é Na Naturesa Selvagem. A história, a mensagem que o filme passa, a profundidade das discussões, sobre encontrar a si mesmo…é um filme inesquecível.
Porém, como disse, é o filme mais marcante…mas o meu filme favorito, teria de escolher Doze Homens e Uma Sentença, pois para mim é um marco do cinema contemporâneo, creio que é o primeiro filme hollywoodiano que se aproxima à nouvelle-vague, ao cinema como fim em si mesmo, como arte na pureza do conteúdo, e não da forma…foi a partir desse filme que minha paixão pelo cinema se manifestou, e desde então o cinema nunca mais saiu, nesses 21 anos da minha vida.
CurtirCurtir
Olá Sérgio,
Curiosamente, também sou apaixonado por “Na Natureza Selvagem” e inclusive o escolhi como o melhor filme de seu ano (você pode ler o texto clicando no link ao lado direito da página inicial).
Também adoro “Doze Homens e uma Sentença” e já escrevi sobre ele também. Se quiser ler e comentar, fique à vontade. O link também está no lado direito da página inicial.
Abraço.
CurtirCurtir
Dificil escolher um só mas vou citar alguns que não me canso de assistir sempre que tenho oportunidade.
Orgulho e Preconceito (versão 2007)
A Balada do Pistoleiro (adoro aquele tiroteio tosco)
Rambo – Programado para Matar
Matrix (1999), melhor sci fi
Terminator II
Far Away
Produções que achei incriveis, filmes muito bons: A Espiã e Austrália.
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Amanda.
Escrevi sobre “O Exterminador do Futuro 2”. Se quiser ler, o link está na página inicial (lado direito).
Abraço.
CurtirCurtir
Decidi escolher como favorito “O Poderoso Chefão” ! Um abraço!
CurtirCurtir
Grande escolha Francisco.
É o filme favorito do meu crítico favorito também, o Pablo Villaça.
Abraço.
CurtirCurtir
Olá, roberto e amigos…pra mim é fácil dizer sobre filmes favoritos, pois sou bem mais velho e tive tempo suficiente para ver, rever os “meus” infinitas vezes ao longo de décadas, rsrs…e é sempre um prazer comentar sobre “eles”. Se me permitam vou citar, pelo menos 5 deles, mas deixando bem claro: è gosto pessoal. Vai lá: “O Poderoso Chefão”(1972), “Ben-Hur” (1959), “3 Homens Em Conflito” (1966), “Tubarão” (1974) e “A ponte do Rio Kwai” (1957). Espero ter contribuido para esta sessão e agradeço a oportunidade e espero ver muitas listas de outros leitores ! Um abraço !
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto Francisco. Belíssima lista, parabéns!
Abraço.
CurtirCurtir
Sem nenhuma dúvida Cinema Paradiso, tenho o Original bem guardado, na versão inicial e depois na versão estendida. O filme é simplesmente magnifico.
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto José Carlos.
Já escrevi sobre o belo “Cinema Paradiso” também. Caso queira ler a crítica e comentar, fique à vontade.
Seja bem vindo ao Cinema & Debate, obrigado pela participação e volte sempre.
Abraço.
CurtirCurtir
Dificil mesmo… Vc sabe que eu adoro a série “Terminator”… sou fã mesmo, e pra mim, os melhores até agora foram o 2 e o 4.
saindo dessa linha, tem outros tb que eu gostei muito como “Efeito Borboleta”, “O resgate do soldado Ryan”, “Um sonho de Liberdade” e muitos outros. Pra mim essa pergunta é impossível de responder.
Abraço
CurtirCurtir
Pessoal, vamos dizer então qual o filme mais importante pra vocês. Não quer dizer que seja o melhor, mas aquele que teve uma importância na vida de vocês ok?
Abraço.
CurtirCurtir
Impossível responder essa pergunta… Isso não existe, depende da época, do humor, do gênero do filme… nunca respondi e nunca vou responder essa pergunta…..
CurtirCurtir
Nossa…como você está radical……
CurtirCurtir
Nussa Beto….agora você pegou pesado…Eu não sei qual é meu filme favorito…Não tenho idéia de qual seja…..
Que dificil!!!
CurtirCurtir