Filmes antigos ou filmes não vistos?

Observo na sociedade de hoje uma enorme resistência aos filmes mais velhos, o que me causa uma enorme tristeza. Eu mesmo não tinha o costume de assistir filmes antigos, muito mais por preguiça de procurá-los do que por achar que não sejam bons filmes. Ao montar minha videoteca e começar a assisti-la de forma cronológica, entendi porque estes filmes são conhecidos até hoje. A razão é simples: são filmes muito bons! Minha curiosidade ficou muito aguçada e agora estou à procura de obras importantes do cinema desde os primeiros anos da sétima arte. E aconselho a todos vocês fazer o mesmo. Vale muito a pena. Mas o que quero discutir aqui é a seguinte afirmação: Não existem filmes antigos, só existem filmes que você ainda não viu.

Você concorda?

Um abraço e vamos debater.

Texto publicado em 21 de Julho de 2009 por Roberto Siqueira

Anúncios

12 Respostas to “Filmes antigos ou filmes não vistos?”

  1. cross98 Says:

    Discordo, claro que existem filmes antigos. Não lembro de muitos filmes que eu gostei de antes da decada de 70. Tanto Hoje quanto antigamente há filmes bons e ruins

  2. Janerson Says:

    Concordo. Existem verdadeiras obras-primas que serão eternas. Um exemplo foi o ótimo “o Vento seráTua Herança” que assisti pela primeira em 2001, com George C. Scott de 1999. Após uma busca mais apurada,vi que era uma refilmagem de 1960 com os mestres Fredric March e Spencer Tracy.
    O Poderoso Chefão é outro caso a ser citado: em caso de remake quem seria Dom Corleone?
    Noto porém que houve uma mudança muito grande na forma de direção, atuação e enquadramento. Antes se sobressaia o talento nato dos artistas, hoje os efeitos especiais parecem estar tomando conta.
    E muitos filmes, além dos que citei acima foram, são e serão importantes para a história do cinema, seja para simples citações, seja para influenciar a nova geração de cineastas.

    • Roberto Siqueira Says:

      É verdade Janerson.
      Mas apesar da supervalorização dos efeitos visuais, ainda podemos encontrar bons filmes atualmente. O cinema sempre produz obras importantes.
      Abraço.

  3. sabrina Says:

    … na verdade não creio que exista filme velho, os filmes para mim são atemporais, pois se “velhos” fora de uma certa realidade são apenas filmes, e se “velhos” que ainda sejam “atuais” os classificam como antigos. A exemplo disso temos ” laranja mecanica”, “cidadão kene”,” janela indiscreta”, ” bonequinha de luxo”,” clube da luta” e assim posso ir por linas e + linhas… para mim o problema das pessoas ” em geral” com os filmes antigos, é a estetica, a forma de produzir e até o próprio pré conceito de “cult”, os filmes antigos geralmente tem menos cortes, logo parecem ser + lentos… as pessoas estão acostumadas com as super montagens hollywoodianas de cortes e + cortes…

    bem acho que é isso ai!

    bjos

  4. Thiago Barrionuevo Says:

    Existem filmes velhos, filmes antigos, filmes que já vimos, que não vimos e todas as combinações das opções anteriores possíveis… velhos que vimos, velhos que não vimos…

    Mas falando sério: filme velho é diferente de filme antigo…

    Tem filme que envelhece rápido, mesmo apenas 3 ou 4 anos de sua produção…

    Filmes antigos são filmes que foram produzidos a muito tempo atrás, mas que ainda continuam sendo lembrados… Esses, são filmes que não envelhecem, apenas caminham pelo tempo…

    E acredito que são esses que você vem assistindo Beto… ainda vamos te alcançar!

    • Roberto Siqueira Says:

      Gostei da sua definição. Muito legal.
      Espero que me alcancem mesmo, e logo, pra poder debater estes filmes com vocês.

  5. Amanda Says:

    Esse post foi para mim heim?! Huahauhauhauahauha…..

    Eu acredito que existam filmes que ainda não vimos…

    Bjoo

    • Roberto Siqueira Says:

      Eu também acho. É importante vermos o maior número possível de filmes de todas as épocas, até para entender melhor a evolução do cinema. Às vezes achamos genial uma parte de um filme recente, e quando vemos um filme mais antigo aquela cena está lá. Foi aquele filme que inspirou o mais novo. Então, acho que é importante ver e valorizar os filmes importantes da história do cinema.
      bjo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: