Recentemente consegui algumas músicas de filmes e criei um CD que adoro ouvir, somente com trilhas sonoras (instrumentais) e músicas feitas especialmente para filmes (canções). E ao ouvir este CD, pensei no seguinte tema para debate. Vamos debater aqui a trilha sonora de uma forma genérica, ou seja, podem escolher tanto a música instrumental como a canção feita para o filme. Quando chegar a vez das respectivas categorias no Oscar de todos os tempos, vamos nos aprofundar na questão. Somente para não ficar em cima do muro, digo que a minha trilha sonora favorita é a de Coração Valente, tanto que no meu casamento entrei na Igreja ao som de “For the Love of a princess”, belíssima música instrumental de James Horner que faz parte da trilha do filme. Também gosto muito das trilhas de Era uma Vez no Oeste, de Ennio Morricone e Tubarão, de John Williams.
Então fica a pergunta: Qual a sua trilha sonora favorita?
Um abraço.
Texto publicado em 03 de Setembro de 2009 por Roberto Siqueira
Eu adoro a trilha sonora do MIB, do Piratas do Caribe 1, a do Poderoso Chefão…
CurtirCurtir
Vamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente em 1980 quando Martin Scorsese dirigiu Robert De Niro em Touro Indomavel, na minha opiniao a trilha sonora desse filme e a que mais retrata a vida do personagem principal o pugilista Jake La Motta onde o ciume e o temperamento explosivo o levaram a ruina
CurtirCurtir
Excelente escolha Rauny, adoro a trilha deste filme também.
Um abraço e obrigado pela participação.
CurtirCurtir
Na verdade, mais inequecível do que favorita: a trilha de O Útimo dos Moicanos.
Vi o filme apenas uma vez, e era muito nova; daí a importância dela.
CurtirCurtir
Que legal Mari.
Obrigado pela participação.
CurtirCurtir
Bom vejamos trilha sonora é algo muito importante num filme (embora infelizmente muita gente nem de o devido valor) vou citar algumas que me marcaram de alguma forma:
Vertigo (Um corpo que cai)
Psycho (Psicose)
Cape Fear (Cabo do Medo)
Inception (A Origem)
Blade Runner
The Doors
The Godfather (O Poderoso Chefão)
Frequency (Alta Frequencia)
Dracula de 1992
Silence Of The Lambs (O Silencio Dos Inocentes)
Amadeus
Forrest Gump
Requiem For A Drem (Requiem Para Um Sonho)
Minha Amada Imortal
Central Do Brasil
E queria dizer que gostei muito dessa enquete
Um abraço
CurtirCurtir
Obrigado pelo elogio e pela participação Renato.
Abraço.
CurtirCurtir
A trilha de Blade Runner de Vangelis também é belissima, e outra que é fantástica é de Era uma vez na américa de Ennio Morricone, aquele som não sai da mente jamais, muito marcante.
CurtirCurtir
Ótimas trilhas.
Vangelis é muito bom e Morricone é gênio.
Abraço.
CurtirCurtir
Gosto muito da trilha sonora de Tubarão, Missão Impossível e Chicago. Mas uma trilha sonora que achei surpriendente, pelo fato de eu não gostar muito de música sertaneja, foi de Dois Filhos de Francisco com destaque para voz de Ney Mato Grosso e a impagável Bethania.
O filme Meu tio matou um cara também tém uma trilha sonora muito bem feita.
CurtirCurtir
Obrigado pela participação João.
Abraço.
CurtirCurtir
Nossa, nenhum voto ainda para “Now We Are Free” de Gladiador, ótima trilha
CurtirCurtir
Uma boa música, sem dúvida. Tenho no meu mp3 de trilhas 🙂
Abraço.
CurtirCurtir
Olá Roberto. Já havia dado meu voto anteriormente a para o filme Sem Destino, mas quero fazer uma menção honrosa a trilha sonora dos seguintes filmes: American Graffiti, Mr Holland, Pulp Fiction, Cães de Aluguel e Basquiat.
Abraço.
CurtirCurtir
Valeu Janerson, também curto muito as trilhas dos filmes do Tarantino de maneira geral.
Abraço.
CurtirCurtir
Gosto da seleção de trilha sonoras que o Tarantino faz em seus filmes, especialmente em Kill Bill vol 2.
Genial ele ter usado Il Tramonto de Ennio Morricone e Chingon – Malagueña Salerosa nos créditos finais.
Também sou fã do John Williams, a trilha sonora de Jaws é única.
Parabéns pelo seu site e por favor publique sobre o Akira Kurosawa – O genial diretor que influenciou grandes diretores como Sergio Leone, Tarantino, George Lucas dentre outros.
Abraço.
CurtirCurtir
Também gosto muito da seleção de trilhas do Tarantino, tenhos muitas músicas no celular.
Obrigado pelo elogio e fique tranqüilo, se nada mais me atrapalhar neste ano atípico, Kurosawa ganhará sua semana especial ainda em 2012. Já estava nos meus planos, assim como o neo-realismo italiano.
Um abraço, obrigado pela visita e pelo comentário.
CurtirCurtir
Creio que ficario na trilha de PDC , de A Lista de Schindler , mas votaria na trilha de Cinema Paradiso
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto Mateus.
Abraço.
CurtirCurtir
A French Kiss: uma trilha cheia de musicas francesas lindas. Em meu casamento entrei com Lá vie em rose, com o mesmo arranjo do filme. Impossível não citar Noites de Cabiria, alias as trilhas musicais dos filmes do Fellini são perfeitas. Antes do por do sol,
fechando com Nina Simone. Cinema Paradiso. Laranja Mecânica.
Pulp Fiction. Pra quem adora rock inglês anos 60 o filme Os piratas
do Rock ( filme muito bom, musicas fantásticas), a Festa nunca termina (cenário do punk rock inglês com Joy division, sex pistols, etc).
CurtirCurtir
Valeu pela participação e pelas ótimas lembranças Cinthya.
Abraço.
CurtirCurtir
As melhores trilhas foram mencionadas pelos inúmeros leitores desta coluna. Mas entre todas as do Ennio Morricone há uma que não é muito mencionada do ciclo western: “Quando Explode a a Vingança” título muito corriqueiro para “Giù La Testa” ou “Fistful of Dynamite ou o mais bonito e que fecha o ciclo “Era uma vez a Revolução”. Acho este filme e esta trilha uma das coisas mais lindas que alguem já colocou num filme. Tem o tema principal e mais dois para derminadas cenas como quando Rod Steiger observa sua família morta pelos militares. Ou quando a familia chega a Mesa Verde.
CurtirCurtir
Bem lembrado Luiz.
Abraço.
CurtirCurtir
Volto a escrever porque além dos compositores Jerry Goldsmith e Dimitri Tionkin que deixei de citar, voltei principalmente para citar a trilha sonora que eu considero entre as cinco mais espetaculares da história do cinema, que é do compositor Giorgio Moroder para o filme O Expresso da Meia-Noite do excelente diretor Alan Parker, filme obrigatório para qualquer cinéfilo, que conta com uma atuação de gala do ator John Hurt. Valeu.
CurtirCurtir
Valeu Cesar.
Abraço.
CurtirCurtir
Para mim o maior de todos os compositores da sétima arte é Ennio Morricone, tanto pela qualidade como pela quantidade de trilhas sonoras. A trilha sonora do filme Amadeus para mim, como foi feita por um gênio, não pode ser comparada às demais. Dentre todas a mais bela e emocionante para mim é do filme A Missão, simplesmente deslumbrante. Também destaco dos filmes de western Três Homens em Conflito e Era Uma Vez no Oeste. Também é impossível ficar indiferente à obra do excepcional músico grego Vangelis. Suas trilhas dos filmes Alexandre, 1492 A Conquista do Paraíso, Blade Runner e Carruagens de Fogo estão as mais belas da história do cinema. Entre outros gigante podemos citar Maurice Jarre, Miklos Rosza, Alex North, Elmer Bernstein e Henry Mancini. Se deixei de citar outros foi por esquecimento e não por omissão.
CurtirCurtir
Olá Cesar.
Morricone é sensacional, assim como John Williams e tantos outros citados por você.
E bem lembrado, Vangelis é ótimo, a trilha de Blade Runner é inesquecível.
Abraço.
CurtirCurtir
Ennio também ocupa o primeiro lugar da minha lista, sou fã confesso. “Gabriel’s Oboe” de A Missão e o tema de Cinema Paradiso são duas das minhas músicas preferidas!
CurtirCurtir
Olá Sérgio,
Obrigado pela participação. Tenho as duas músicas que você citou no meu celular, também adoro.
Abraço.
CurtirCurtir
Minhas trilhas favoritas estão nessa ordem aqui:O Homem – Elefante,Bem-Hur e A Noviça Rebelde.Recentemente assisti a Dirty Dancing e devo realmente destacar sua trilha sonora
CurtirCurtir
Olá,
Obrigado pela participação.
Abraço.
CurtirCurtir
São tantos filmes e tantas trilhas boas…fica difícil mesmo. Não dá pra pensar em Tubarão sem john Williams, Leone sem Morricone, etc e principalmente Lawrence da Arábia sem Maurice Jarre…acho q o filme perderia uns 40 por cento de seu impacto emocional sem aquela música …então, pra não ter que pensar muito, rsrs, vou votar neste clássico de David Lean.
CurtirCurtir
Obrigado pelo voto Francisco, excelente!
Abraço.
CurtirCurtir
As trilhas sonoras são realmente uma atração a parte nos filmes.
A minha favorita é a do filme Três homens em conflito, de Ennio Morricone, porém não apenas o assobiuzinho tema do filme, mas todas as músicas tocadas durante o filme tocam o espectador, como a da cena do cemitério, a do trielo final, a de quando Tuco é espancado…
Mas também não podemos esquecer de 2001, Rocky, Tubarão, SdA, Cães de Aluguel e Requiem para um sonho que são filmes com trilhas também que adoro
CurtirCurtir
Olá Matheus.
Obrigado pelo voto, também adoro a trilha de “Três Homens em Conflito”.
Abraço.
CurtirCurtir
Cinema Paradiso, Sobre Meninos e Lobos, O Carteiro e o Poeta, Diários de Bicicleta, Billy Elliot, e mais recentemente, Cisne Negro.
CurtirCurtir
Obrigado pelos votos Sérgio.
Abraço.
CurtirCurtir
Minha vida é música então rsrsrs fica dificil citar tudo.
Em séries adoro a trilha sonora de Supernatural que é bem rock n roll. Gossip Girl também tem ótimas músicas e Buffy também tinha rsrs
Agora de filmes, Dirty Dancing, Um Amor pra Recordar, Constantine, Virando o Jogo e Orgulho e Preconceito são os que agora eu me lembro que gosto bastante da trilha sonora.
CurtirCurtir
Boas lembranças Amanda. Como pode ver, “Dirty Dancing” é bem cotado por aqui.
Abraço.
CurtirCurtir
Minhas duas trilhas favoritas até agora são: “Conduzindo Miss Daisy” e Shakespeare Apaixonado” O Momento em que Will escreve “Viola” com sua bico de pena em seu papel é o ápice, da canção que toca meu interior e me faz entender o que é amor….
CurtirCurtir
Que legal Lúcio. Obrigado pela participação.
Já escrevi sobre “Conduzindo Miss Daisy”, caso tenha interesse. Devo escrever sobre “Shakespeare Apaixonado” no próximo ano.
Abraço.
CurtirCurtir
Nesta resposta fico dividido entre Cinema Paradiso e Blade Runner, dois filmes com proposta totalmente diferente, mais com trilhas inesqueciveis.
CurtirCurtir
Duas excelentes trilhas mesmo, bem lembrado.
Abraço e volte sempre!
CurtirCurtir
Ixi! Meu comentario foi duas vezes! rs Sorry!!
CurtirCurtir
Sem problemas.
Valeu!!
CurtirCurtir
Olha, assim como a Mandinha, tb nao preciso nem pensar!! ADORO a trilha inteira de Dirty Dancing, Grease, Show Bar e Os Embalos de Sabado a Noite!! Sao musica lindas!! Sem exceçao!!
Beijo Bé!
CurtirCurtir
Olha, assim como a Mandinha, tb nao preciso nem pensar!! ADORO a trilha inteira de Dirty Dancing, Grease, Show Bar e Os Embalos de Sabado a Noite!! Sao musica lindas!! Sem exceçao!!
Beijo Bé!
CurtirCurtir
Valeu pelo voto Vãn!! São trilhas muito boas mesmo. Dirty Dancing é muito legal!!
Beijo.
CurtirCurtir
Beto, acabei de procurar “cinemaedebate” no site de busca google e adivinha qual foi o primeiro link que aparece????
CurtirCurtir
Nossa, que legal Cris!!! Fico muito feliz!
Valeu pelo coment e volte mais vezes ao blog!
Abraço.
CurtirCurtir
Ah, bem lembrado, Thiago…
Ultimamente, as melhores músicas que tenho ouvido ou são “presentes” de um certo amigo ou descobertas em séries. Em especial a série Skins, que tem uma trilha sensacional.
CurtirCurtir
Uhmmm Acho difícil…
Mas há dois filmes em particular cujas canções especificamente são inspiradoras, pra mim. Na Natureza Selvagem e Apenas Uma Vez.
Agora, o filme que, pra mim, tem a melhor trilha é, sem duvidas, Desejo e Reparação…
CurtirCurtir
Opa, presença ilustre no blog! rs Bem-vindo Achilles.
Nossa, nem me fale, Na Natureza Selvagem é um filme inspirador em todos os sentidos, e a trilha do Eddie Verder é realmente maravilhosa.
Também gosto da trilha do Desejo e Reparação, principalmente a música que tem o som das teclas.
Abraço. Volte sempre!
CurtirCurtir
Sem precisara de tempo para pensar….tenho a resposta na ponta da língua:
(I’ve Had) The Time of my Life – Bill Medley and Jennifer Warnes
Filme Dirty Dancing
Bjoo
CurtirCurtir
Música empolgante. E esta cena final do filme (com eles dançando) é muito boa, gosto bastante também.
Valeu! Bjo.
CurtirCurtir
Acho que a minha é Grease, porque foi a primeira que veio na mente!!! Por todas as músicas e “Summer Nights” que até hoje faz sucesso nas festas de formatura e casamento!
Mas adoro “Iris” do Goo Goo Dolls, trilha de Cidade dos Anjos e as duas músicas de Shrek 1 e 2 (“All Star” e “I’m a believer”).
Masss…. falando de séries também e pensando no conjunto da obra, as músicas da primeira temporada de Lost são muito boas e bem escolhidas pras situações.
CurtirCurtir
Grease é sensacional mesmo Thi! Tem razão.
Valeu pelo voto!
Abraço.
CurtirCurtir