A influência da Rede Globo nos resultados do Brasileirão 2009

Um campeonato de futebol disputado no sistema de pontos corridos é decidido jogo a jogo, em pequenos detalhes diluídos ao longo de toda a competição, e aí é que está a graça deste tipo de campeonato em minha opinião. Gosto muito dos pontos corridos e acho que é mesmo o melhor sistema de disputa. O que quero discutir aqui é até que ponto os donos dos direitos de transmissão têm também o direito de interferir diretamente no campeonato, somente pelo fato de pagar pela transmissão dos jogos. Digo isto porque todos nós sabemos que a Rede Globo de televisão, dona dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato brasileiro, se viu “obrigada” a mudar a data de alguns jogos para completar a sua grade nas quartas-feiras (pelo menos em São Paulo), já que nenhum time paulista está disputando a Copa Sul-Americana deste ano. Não quero nem entrar na questão ética que o poder da emissora fere. Prefiro falar da questão esportiva. Imaginemos as seguintes situações:

1 – O time A enfrentaria o time B no próximo domingo em jogo decisivo pela disputa do título. Acontece que na rodada passada, o melhor jogador deste time sofreu uma contusão leve, que o deixaria de fora da partida. Com o adiamento do jogo para a quarta-feira seguinte, este jogador terá condições de jogo. Ao chegar o dia do jogo, ele decide a partida. Imagine agora que este cara é o Rogério Ceni, o D’Alessandro, o Diego Souza ou o Ronaldo. Faz diferença?

2 – Vamos pensar o caminho inverso agora. O adiamento do jogo faz com que os times A e B tenham que jogar uma partida quarta-feira e quatro dias depois, jogar novamente na rodada do domingo. Neste jogo de quarta, o jogador citado acima sofre uma contusão leve e levaria 4 ou 5 dias para se recuperar. Se o jogo tivesse acontecido no domingo, ele poderia jogar na próxima rodada, mas como o jogo foi na quarta, ele não terá tempo de recuperação. Faz diferença?

3 – Talvez a situação mais comum. O time A teve seu jogo alterado de domingo para quarta, quando enfrenta o time B. O time C joga no domingo e tem a semana inteira para se preparar pro jogo decisivo, no outro domingo, contra o time A. Cansado, o time A terá uma dificuldade maior que o time C neste confronto. Você acha que esta alteração influenciou o resultado da partida?

Corinthians e Palmeiras sofreram recentemente com estas alterações. O time de Parque São Jorge chegou a ficar 2 semanas inteiras sem jogar, o que é um absurdo, quebra o ritmo do time. O Palmeiras teve um jogo alterado contra o Atlético Mineiro. Jogou na quarta contra o Galo e no sábado (sim, no sábado, não domingo) contra o Botafogo. Empatou, e este empate custou o título do primeiro turno, e mais importante que isto, custou 2 pontos na disputa do título. E a situação se repete agora, com o Palmeiras enfrentando o Cruzeiro na quarta e o Furacão no sábado.

Agora deixo a pergunta: Você acha que as alterações de data da Rede Globo têm influência direta no resultado do campeonato?

Um abraço e vamos debater.

Campeonato Brasileiro 2009

 

 

 

 

 

 

 

Texto publicado em 22 de Setembro de 2009 por Roberto Siqueira

Anúncios

12 Respostas to “A influência da Rede Globo nos resultados do Brasileirão 2009”

  1. Observador Says:

    que eu saiba, quem manda nos dias de jogos e tudo mais é a federação de futebol, eles que marcam o dia do confronto e etc… entao nao concordo em dizer que a rede de televisão tem alguma coisa haver com isso. eles simplesmente passam os jogos para seus espectadores. ganha muito com isso, principalmente audiencia, mas pensando bem… na capital de são paulo a maioria é corinthiano e hj alem de passar o corinthians passará santos… se eles fossem manipular algo deveriam passar o do corinthians, pois teriam muito mais audiencia. entretanto tem o lado negativo que possa me mostrar que estou errado… se eles fazem isso obviamente as pessoas perceberiam, afinal, 80% da população ainda sua seu raciocinio!

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Matheus.
      Em primeiro lugar, veja que o comentário se refere ao campeonato Brasileiro de 2009, não ao Paulistão 2011.
      Em 2009, para preencher as quartas-feiras sem futebol por causa da eliminação dos grandes clubes de São Paulo em competições internacionais, a Globo mudou datas de jogos (antecipando e adiando partidas) – claro, com a autorização da CBF – e isto, em minha opinião, poderia influenciar no campeonato (como expliquei no texto).
      Seria bom ler o texto antes de comentar, ok?
      Abraço.

  2. Luis Henrique Vinhas Says:

    Beto, concordo que influencia…..o correto mesmo são todos os jogos no mesmo horário, para não haver nada que possa influenciar… mas isso não dá dinheiro para a Globo……e isso de certa forma beneficia os clubes na parte financeira……

    Mas temos que ficar mais preocupados com outros tipos de influencias, como por exemplo um juiz mal intencionado, umA diretoria incompetente, jogadores ruins no elenco do seu time, etc….

    Não acho que seja desculpa um time não ser campeão, pq jogou na quarta e sabado, antes ou depois do 2ºcolocado……isso influencia sim mas pouquissimo em relação ao que disse acima, e outra pode levar pelo lado da superação e acho normal…e até vale pelos beneficios que eu disse financeiramente do clube e também para torcedores assistir seu time na TV aberta…..

    Essa é minha opinião, um abraço, pra vc, Dri e filhão e hoje VERDÃO em PRIMEIRÃO!!!!!!Ainda mais longeeeeeee…..

    • Roberto Siqueira Says:

      É Luis, os times são obrigados a aceitar justamente porque não sabem vender o campeonato. Agora, se hoje o Diego Souza no Palmeiras, ou o Kléber no Cruzeiro, sofrerem uma lesão leve e que demora 4 dias para se recuperar, perderão a próxima rodada, o que não aconteceria se o jogo fosse no domingo. Faz parte, infelizmente, da nossa realidade.
      Um abraço, valeu pela participação e Palestra na ponta! rs

  3. Adauto Says:

    Não diria que influencia diretamente, mas de certa forma pode beneficiar ou prejudicar um determinado time…

    O fator psicológico pode mudar o resultado de um jogo, no caso do jogo de hoje, vamos supor que os “BAMBIS” tivesse ganhado do FRACO Santo André e ficasse na liderança… isso com certeza iria pesar muito para o Palmeiras que iria se sentir muito pressionado, podendo se precipitar e perder do Cruzeiro..mas por outro lado pode motivar um time que só dá resultado sob pressão… claro que isso que to falando não é uma Ciência extata, o que dificulta termos uma Conclusão.

    O que posso dizer é que não gosto deste tipo de mudança, e que pode manchar um campeonato tão disputado como o BRASILEIRO… já fiquei bravo quando o INTER foi lá para o exterior disputar um lixo de campeonato só para ganhar grana, e deixou de lado o tão “sonhado” brasileirão…

    Mas é isso aí, mais um motivo para se conformarmos como o poder do R$ pode influenciar em resultados.. como forma de consolo, podemos arrumar desculpas quando nosso time perder!… 🙂 !!!

    • Roberto Siqueira Says:

      Você tocou em um ponto muito importante Adauto, que é o lado psicológico. Pode ter certeza que também influencia e muito nos resultados. Mas infelizmente é isso que você falou, o R$ pode e compra tudo.
      Abraço e valeu pela participação!

  4. Rivaben Says:

    Só abordando a questão do ponto de vista dos times: eu acho que o grande problemas causado é quando estamos próximos de definir o campeão, vaga na libertadores, etc e os jogos NÃO ocorrem no mesmo horário. Aí sim eu acho que atrapalha e muito.

    Porém, nos outros casos, não acho que atrapalha muito não. Também acho que a argumentação: “joguei na quarta, estou cansado para jogar no sábado” é bem desculpa de time que perde. Pow, os caras são atletas profissionais, se não aguentarem jogar 2 partidas por semana, vão aguentar o que então?

    • Roberto Siqueira Says:

      Sim, concordo que jogar duas vezes por semana não é problema, mas é uma vantagem para quem não jogou. Se os dois jogassem quarta e sábado não teria problema. São profissionais e estão lá pra isso. Agora porque um time tem uma semana inteira para treinar e se preparar e o outro só 2 dias? Esta é a questão.
      Valeu pela participação Riva! Abraço.

  5. Augusto (2) Says:

    Concordo com o que acontece Beto.. porém não culpo a Rede Globo no caso. Ela usa de artifícios comerciais que clubes mal administrados e uma federação desinteressada aceitam.

    A CBF esquece o poder do futebol no Brasil e não o vende como deveria, é impossível aceitar o empobrecimento tão forte dos nossos clubes sendo o futebol o principal esporte do país.

    Enquanto a CBF e os clubes não se estruturarem para melhorar a venda de seu “produto” nem mesmo a entrada da Record na concorrência da transmissão vai resolver esse e outros problemas (Jogo as 22:00 no Brasil é sacanagem)

    Abraços.

    • Roberto Siqueira Says:

      Verdade Augusto. O problema nasce na péssima venda deste produto fantástico que é o campeonato brasileiro de futebol. Este seria o primeiro passo para solucionar o problema.
      Abraço e valeu pela participação!
      PS: Jogo às 22 horas é mesmo horrível. Já cheguei em casa à 01:30 da manhã pra trabalhar no outro dia. Péssimo!

  6. Renato (Renis) Says:

    Com certeza tem influência Beto! É lamentável o que acontece com o futebol brasileiro, e acho que a Globo não é a principal culpada por isso… Os maiores culpados são os dirigentes brasileiros que se vendem sem se preocupar com nada, apenas com os milhões que vão cair na conta. É realmente lamentável, como um produto tão valioso como é o futebol brasileiro, seja desprezados e desrespeitado dessa forma. Acho que nesse ponto, temos muito que aprender com os EUA, eles sim sabem valorizar seus espetáculos esportivos, eles são ferras nisso.
    Abraço

    • Roberto Siqueira Says:

      É Renis, também acho que o futebol não é vendido pelo preço que merece e aí, os clubes sem dinheiro, são obrigados a aceitar este tipo de coisa. Valeu pela participação!
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: