ÔNIBUS 174 (2002)

(Ônibus 174)

 

Filmes Comentados #18

Dirigido por José Padilha.

Elenco: Não divulgado.

*DOCUMENTÁRIO*

Produção: José Padilha e Marcos Prado.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que os filmes comentados não são críticas. Tratam-se apenas de impressões que tive sobre o filme, que divulgo por falta de tempo para escrever uma crítica completa e estruturada de todos os filmes que assisto. Gostaria de pedir que só leia estes comentários se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

– Este incrível documentário de Jose Padilha nos faz refletir muito sobre a delicada questão das diferenças sociais, da falta de oportunidade e da cegueira proposital que a maioria da sociedade se impõe, evitando olhar e debater qual seria o caminho ideal para solucionar o drama dos menores abandonados, dos meninos de rua e da vida criminosa no país.

– Padilha, o mesmo diretor de “Tropa de Elite”, faz um interessante trabalho nos mostrando todos os lados da situação. Se pensarmos que “Tropa de Elite” mostra o olhar da polícia e este “Ônibus 174” disseca a vida do “marginal”, temos os dois lados da mesma moeda de um enorme problema social brasileiro. Não é a toa, como diz o crítico Pablo Villaça em sua crítica de “Tropa de Elite”, que os personagens centrais dos dois filmes têm o mesmo sobrenome (Nascimento), representando os dois lados da mesma moeda.

– Importante deixar claro que apesar do tema merecer um olhar mais sério e uma discussão que leve a algum lugar, entendo que nenhum crime jamais deve ser justificado ou interpretado como simples conseqüência dos problemas sociais. Crime é crime de qualquer forma e jamais deve ser aceitável.

– A direção de Padilha é firme e alterna em bom ritmo entre as entrevistas e as cenas reais do assalto ao ônibus no Rio de Janeiro.

– Finalmente, podemos dizer que “Ônibus 174” é um documentário contundente e definitivo, que deveria abrir os olhos da sociedade para este grave problema social do nosso país.

Texto publicado em 18 de Fevereiro de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

Tags:

4 Respostas to “ÔNIBUS 174 (2002)”

  1. Adauto Says:

    Salve Salve!

    Enfim um filme conhecido que vc comenta né Betinho!!! Os outros, muitos nem ouvi falar…rsrs

    Mas então, muito bom seus comentários sobre o filme, e tirando a parte técnica (que não entendo nada) .. Esse filme me chamou muito a atenção, relatando um dos grandes problemas sociais que vivemos, a DESIGUALDADE e a falta de oportunidade.

    O filme retrata muito bem esse lado, antes de criticarmos qualquer pessoa devemos saber a real causa do problema, se colocando no lugar da mesma e verificar se teriamos a mesma atitude. Com certeza muitos falariam que nunca fariam…. Mas como diria MAno Brown: “Quem tem boca fala o que quer pra ter nome, para chamar atenção da mulher ou dos Home!”….

    Sendo assim deixo aqui meus sincero votos de PAZ e que os cineastas continuem fazendo filmes nessa linha, pois quem sabe os governantes e os cidadãos possam realmente entender a chave do problema e busque soluções cabíveis.

    Abraçooooooooooo!!!

    • Roberto Siqueira Says:

      Adauto, pode assistir os outros filmes que escrevi, acho que você vai gostar também.
      Obrigado pelo inteligente comentário, bastante pertinente.
      Comente mais vezes, sua opinião faz falta.
      Abraço!

  2. Brasil Inteligente Says:

    É verdade… crime é crime… um erro não justifica o outro…
    E este problema só se resolve se os dois lados da moeda desejarem as mesmas coisas e batalharem pela solução estando do mesmo lado…

    Agora eu desafio: Tenta juntar os dois lados da moeda? Garanto que não é nada fácil!

    • Roberto Siqueira Says:

      O problema Thi é que quem está no meio não se preocupa com a situação, até que seja atingido. A sociedade pouco se importa com quem precisa…
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: