Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 2003 (Premiação em 2004). O OSCAR 2004 foi o responsável pelo novo recordista absoluto de estatuetas (ao lado de Titanic e Ben-Hur), com as 11 premiações para o longa dirigido por Peter Jackson. “O Senhor dos Anéis” é realmente uma trilogia impecável, agradável tanto tecnicamente como em sua interessante e bem conduzida narrativa. Mesmo assim, o único dos três filmes em que eu votaria como Melhor Filme seria o primeiro deles, “A Sociedade do Anel”, que realmente considero o melhor do ano. Já este “O Retorno do Rei”, apesar de ser um filme maravilhoso, não seria merecedor de meu voto. Aliás, considero o longa de Peter Jackson inferior a pelo menos três filmes daquele ano: “Sobre Meninos e Lobos”, “Cidade de Deus” e o meu escolhido “Dogville”. Além destes, merece ser citado o ótimo “21 Gramas”, fechando assim os meus cinco indicados daquele ano.
A originalidade do longa de Lars Von Trier já seria motivo suficiente para agradar aos cinéfilos mais exigentes. Um dos melhores representantes do movimento “Dogma 95”, que tinha regras muito específicas na realização de longas-metragens, “Dogville” se passa num único cenário, com divisórias desenhadas no chão e até mesmo um cachorro imaginário. O longa é um incrível exercício de imaginação e criatividade e fascina os amantes do cinema. Mas “Dogville” não é só isso. Sua temática escancara de forma direta e nada sutil como o ser humano pode ser egoísta, numa crítica nada velada à natureza humana. O polêmico diretor dinamarquês anunciou que este seria o primeiro filme de uma trilogia sobre os Estados Unidos, claramente criticando o “american way of life”. Mas “Dogville” vai além, demonstrando um pessimismo gigantesco não somente pelos americanos, mas pelo ser humano de uma forma geral. O diretor atingiu em cheio o seu objetivo – o que inclusive provocou o solene “esquecimento” de “Dogville” na cerimônia do OSCAR. Felizmente, a premiação hollywoodiana é apenas uma diversão e, por mais que tenha peso, não é capaz de determinar os filmes que ficarão para a história. “Dogville” é um destes filmes e seria o meu escolhido naquele ano.
E pra você, qual o melhor filme de 2003 e por quê?
Um abraço e bom debate.
Fale com ela é desse ano?
CurtirCurtir
2002
CurtirCurtir
É, Fale Com Ela é uma grande filme.
CurtirCurtir
Escreverei sobre ele.
CurtirCurtir
Verdade mesmo Beto , o 1° é muito bom , mas pra mim quem ganharia era o Cidade de Deus
CurtirCurtir
Seria merecido também.
Abraço.
CurtirCurtir
Ou A Maldição do Pérola Negra
CurtirCurtir
Este eu não acho.
Abraço.
CurtirCurtir
MAs falando sério agora , vou ser bem detalhista. A idéia de Dogville é excelente , isso sem duvidas é verdade , mas infelizmente ela é desperdiçada , não deu muito certo , e Cidade de Deus poderia ganhar como melhor filme estrangeiro , isso você deve saber , melhor filme deve ser em inglês.Ai eu falarei dos meus 3 favoritos desse ano , Kill Bill , A Maldição do Pérola Negra e O Senhor dos Anéis. A Maldição do Pérola Negra inicia uma triologia fantastica , do ator fantastico que é Johnny Deep ( provavelmente o melhor de hoje em dia , que mereceu o oscar de melhor ator), que tem o melhor enredo pra mim daquele ano. Ja Kill Bill tambem é espetacular , com enredo , direção e atuação , mas não ganharia por que é muito violento ( u não tenho tanto sangue daquele jeito kk). O Óscar de melhor filme para OSDA foi justo , uma hora deveria sair para ele , foi uma grande triologia , e Peter Jackson foi ambicioso , corajoso e talentoso , mereceu tudo o que ganhou.
Abraço
CurtirCurtir
Gosto de todos os filmes citados, mas ainda prefiro o cerebral Dogville.
Abraço.
CurtirCurtir
e ainda esqueceu de citar Peixe grande e suas historias maravilhosas
CurtirCurtir
É que ainda não assisti este filme Mateus.
Abraço.
CurtirCurtir
O melhor filme de TIm Burton, assista, vc ira gostar ( Ou não)
CurtirCurtir
Assistirei.
Abraço.
CurtirCurtir
o senhor dos aneis é muito melhor, ñ tem comparação
CurtirCurtir
Olá Jaqueline,
Respeito sua opinião, mas adoraria ler seus argumentos para defender esta afirmação categorica. Gosto muito da trilogia “O Senhor dos Anéis”, mas, como expliquei no texto, considero Dogville um filme ainda melhor.
Abraço.
CurtirCurtir
esse comentario, vc poderia apagar? vi alguns erros e corrigi.
obrigado
CurtirCurtir
Ok, apagado.
Abraço.
CurtirCurtir
Se pelo o que eu entendi quando assiti o “DVD confessions”, a estética de Dogville foi originada do incomodo de LVT com o filme “SDA”, em entrevista ele cita varias vezes que não acha interessante criar sombra ou formar um exército, ou dragão com efeitos de computador, por isso acho valida a comparação, mas este é a unica coisa que aparentemente liga os dois filmes. Linguagem totalmentes diferentes , na minha opião, dificultam descobrir qual é o melhor filme. Como entretenimento eu ficaria com o “Retorno do rei”, como um Bom filme para se comprar e ter na estante e mostrar para meus filhos, ficaria com o Dogville.
Esta discussão pode levar décadas, mas acho que Peter Jackson, poderia receber um premio, pela coragem de atapetar o “SDA”, muitos dos grandes diretores não tiveram.
CurtirCurtir
É uma escolha realmente difícil Filipe.
Gostaria de deixar claro que adoro “O Senhor dos Anéis”, mas neste ano meu preferido é mesmo Dogville.
Abraço.
CurtirCurtir
Esses 11 OScars pro Retorno do Rei foi um exagero enorme da Academia….naquele ano entregaria a estatueta de melhor filme para Sobre meninos e lobos que é perfeito.
CurtirCurtir
Boa lembrança Edson, “Sobre meninos e lobos” é um filme fantástico.
Abraço.
CurtirCurtir
Levar em conta que ”Lord of the Rings” é adaptação de livro já lhe tira parte do mérito e quando o assunto é Oscar de melhor filme não tem efeitos especiais que façam um filme conquistar esse mérito. Dos filmes citados o que atende mais as perspectivas de uma trama bem elaborada, na minha modesta opinião é ”Sobre meninos e lobos(Mystic River)”, o filme realmente me predeu até o final, gostei muito do filme. Já nesta disputa entre Dogville e Lord of the Rings, eu ficaria com LoTR, mas acho que o cinema já está farto de adaptações de livros (que os autores já morreram, em vida tudo bem) e remakes. Viva o roteiro original!
CurtirCurtir
Obrigado pelo comentário Lourran. Sobre meninos e Lobos é um filme excepcional, também gostei muito dele.
Um grande abraço.
CurtirCurtir