Qual é o seu épico favorito?

Sempre fui um fã incondicional de épicos. Adorava assistir filmes sobre Jesus Cristo, sobre guerras medievais ou qualquer outro assunto que me fizesse ser transportado para outra época. Por isso, ainda que seja obrigado a reconhecer quando um filme épico me decepciona, normalmente gosto de filmes com estas características, como os recentes “Tróia” e “Gladiador” e os grandes clássicos “Ben-Hur” e “Spartacus”. E exatamente por ser um dos meus gêneros preferidos, confesso que é extremamente complicado responder qual é o meu épico favorito. Mas como já disse aqui algumas vezes, minha vida cinematográfica tem um marco, dividindo-se entre o período antes e após “Coração Valente”. O épico de Mel Gibson mexeu profundamente comigo e me fez gostar de cinema de um modo diferente. Espero um dia poder explicar em detalhes a importância deste filme em minha vida, mas por enquanto, me limito a dizer que este é o meu épico favorito. Tecnicamente, o longa sobre a saga de William Wallace tem uma narrativa consistente, um visual espetacular e a direção impecável de Gibson. Emocionalmente, é capaz de mexer com o mais frio dos espectadores. E ainda que reconheça a importância e qualidade de “Ben-Hur” e “Spartacus”, continuo considerando “Coração Valente” o meu épico favorito.

E pra você: Qual é o seu épico favorito e por quê?

Um abraço e vamos debater.

Texto publicado em 19 de Abril de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

54 Respostas to “Qual é o seu épico favorito?”

  1. Anônimo Says:

    Cruzada! sou apaixonado pelos tempos medievais e pelas cruzadas.. o filme parece nos transportar para aquela epoca.. depois vem Spartacus kkkkk abraço

  2. Max Says:

    Com todo o respeito, mas Ben hur está acima de qualquer épico já realizado , mesmo aqueles épicos verdadeiros e grandiosos que rivalizavam com ele em sua época , como spartacus, quo vadis, cleópatra.O que dirá então, esses pseudo épicos feito em meados dos anos 90 para cá.
    Só a cena da corrida de quadrigas de ben hur vale por qualquer épico já realizado.
    Ben hur é tão superior que é como bater em bêbado na descida.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Max,
      Também gosto muito de Ben-Hur e reconheço sua importância. Agora, não acho os épicos dos anos 90 pseudo épicos como você disse. Temos filmes bons nesta década. Não acho que seja preciso desmerecer os filmes mais recentes para engrandecer os do passado.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.

  3. Mari Says:

    Nossa… tantos!
    O poço e o Pêndulo, A Letra Escarlate, O Feitiço de Áquila, A Outra, Elizabeth… além dos que já citaram.

  4. giovanna Says:

    AMO Cleopatra,com Liz Taylor e Richard Burton.S2…
    Quem tem medo de virginia woolf com Liz Taylor e Richard Burton.

  5. luiz rocha Says:

    Difícil deixar Ben-Hur de fora não dá. Mas Lawrence da Arábia também é impossivel. Ben-Hur realmente emociona até hoje.

  6. Cross98 Says:

    Provavelmente Coração Valente. Ele é muito lindo ,

    Freeeeeeeeeeeeeeeedoooooooooooooooooooooooooooom

  7. Guilherme Says:

    Eu amo filmes epicos , de ontem e de hoje . El Cid e ecelente , com grandes cenas de batalhas , outro que me chamou a atenção foi Ivanhoé , mais pra frenteno tempo, chegamos ao filme que , para mim, são a nata do moderno cinema , Coração Valente rerata com maestria , a vida de um ícone da independência da Escócia, logo depois ,Glodiador , com uma trama perfeita , e uma trilha sonora perfeita que me deixou comovido , me fazendo até chorar , chegou , colocando seu nome ao lado (senão acima) , das grandes obras cinematográficas do passado , mais recentemente ,Tróia e Rei Arthur , entaram na minha lista , e no ano passado Robin Hood , outra gande obra de Ridley Scot , com a atuação de Russel Crowe ( o mesmo de Gladiador) , deixou sua marca nessa lista.

  8. francisco Says:

    Obrigado pela gentil recepção, roberto. Eu tb sinto muito falta qd fico afastado deste blog incrível que melhora a cada “assessada”, rsrs… parabéns pelo trabalho…um abraço!

  9. Anônimo Says:

    Concordo com vc, amigo Cesar Duarte sobre a importância de “Lawrence da Arábia” , mas dá a impressão que a preferência foi dada para filmes sobre a idade antiga ou média…gostei tb da critica sobre a “qualidade” dos dvds da classicline, pois eu tb fui vítima,rs…mas em breve teremos a oportunidade de adquirir os Bds de “El Cid” e “A Queda do Império romano” que ja existem na Europa e EUA. Se quizer comparar a diferença é só acessar o site DVD Beaver.com. Um abraço e obrigado ao Roberto pela oportunidade.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Francisco, bem vindo de volta! Estava fazendo falta por aqui.
      Grande abraço.

  10. Cesar Duarte Says:

    Estanhei a ausência daquele que é sem sombrasde dúvidas o maior épico já feito e que também é provavelmente (para mim é) o maior filme já realizado em todos os tempos, que é Lawrence da Arábia. El Cid vem logo em seguida, mas como alguém disse aí, a qualidade do dvd disponível no Brasil é de péssima qualidade, por isso não compro mais nada da CLASSIC LINE. A Queda do Império Romano (também da CLASSIC LINE, com uma péssima qualidade de imagem) achei fraquíssimo. Se os filmes de Cristo podem ser classificados como épicos, A Última Tentação de Cristo, do Scorsese, tem que ser sempre lembrado, pois se trata de um filme grandioso. Só para terminar, digo que Lawrence da Aràbia não é somente grande, é gigantesco.

  11. MONICA Says:

    Ben-Hur foi o melhor, sem sombra de dúvidas!

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Monica,
      Obrigado pela participação.
      Também gosto muito do filme e já escrevi sobre ele. Se quiser ler, o link para a crítica está na página inicial.
      Abraço.

  12. Anônimo Says:

    Posso dizer que é …E O Vento Levou, mas assisti recentemente Ben-Hur e devo destaca-lo comoum dos melhores filmes de toda a história.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá,
      Obrigado pela participação. Já escrevi sobre ambos, caso tenha interesse em ler as críticas.
      Abraço.

  13. Amanda Says:

    Nossa, Coração Valente sem duvida é um filmaço, que vergonha mas vou dizer que chorei muito no final desse filme e nunca mais quis ver de novo (amo rever filmes), apesar de ter gostado muito é tããão triste …
    Outros épicos que amei, Tróia, Em Nome do Rei, Gladiador e também se valer(como épico) adorei Robin Hood versão 2010 e Joana D’Arc na versão de Luc Besson apesar de achar que ela é meio tosca … rs

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Amanda, não tem que se envergonhar não, filmes emocionam mesmo e “Coração Valente” é muito emocionante.
      Valeu pela participação e um grande abraço.

  14. Bruno Henrique Says:

    Valeu as dicas Francisco, irei pesquisa esses filmes que você mecionou. um abraço!!!

  15. francisco Says:

    “Ben-Hur” é sem dúvida o melhor épico em minha opinião, depois vem “Spartacus”, “Coração Valente” e “El Cid”, particularmente não gosto de “Gladiador” (me desculpem, talvez eu deva revê-lo para nova apreciação). Gostaria de sugerir o grandioso “El Cid” (1961, com charlton Heston) para quem ainda não viu, trata-se de um épico no melhor significado da palavra, mas infelizmente o DVD deste clássico disponível no Brasil é ruim demais, mas sei que existe no exterior uma versão em BD de excelente qualidade e ando louco para adquirí-lo. Outras sugestões de clássicos: “O Senhor da Guerra” (1965, com charlton heston), ” A Queda do Império Romano” (1964, com sophia loren), “The Vikings” (1958, com kirk douglas) e “Rei dos Reis” (1961, de Nicholas ray). Um abraço a todos !

  16. Bruno Henrique Says:

    Bem, Roberto um dos fimes que mais me chamou a atenção ate hoje foi o Gladiador, nada se compara a vontade de viver e lutar por tudo que sempre acreditou ser certo para o Imperio de Roma.

    • Roberto Siqueira Says:

      Obrigado pelo voto Bruno.
      Se você gosta de filmes épicos, sugiro assistir “Ben-Hur”, “Spartacus” e “Coração Valente” também.
      Grande abraço, seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.

    • Bruno Henrique Says:

      Roberto,
      Spartacus, Coração Valente, ARN, Troia, Helena de Troia, Tristão e Isolda e 300, todos estes eu já assistir. menos Ben-hur, sou um adimirador dos filmes épicos, indique mais nomes de filmes para que eu assistar. obrigado.

    • Roberto Siqueira Says:

      Bruno,
      Uma boa indicação é “A Queda do Império Romano”.
      Abraço e obrigado pela visita ao Cinema & Debate.

  17. Denis Says:

    Eai Beto, beleza?

    Meu épico preferido é “23 anos em 7 segundos”..rs Brincadeira

    Não curto muito esse gênero de filme, por isso, meu filtro de escolha foi o filme que mais mexeu comigo ao assistir. Coração Valente foi um deles. Mas o filme que mais mexeu comigo foi Paixão de Cristo, dirigido, inclusive, pelo próprio Mel Gibson.

    Sai do cinema repensando os valores da vida. Perguntas filósoficas do tipo, De conde vim? Para onde vou?

    É isso Beto, espero ter contribuído.

    Abraço,
    Denis

    • Roberto Siqueira Says:

      E aí Denis, finalmente aparecendo no blog hein! Apareça mais vezes, seus comentários fazem falta.
      Realmente “A Paixão de Cristo” é um filme muito forte. Aliás, chocar é uma marca registrada do Gibson.
      Obrigado pela participação e um grande abraço.

  18. Giba Says:

    Difícil escolher pois eu gosto muito, o legal e assistir e aprender, saber que aquilo fez parte de um processo de transformação de sua época…mas aí o melhor na minha opinião é Damião, o Santo de Molokai, esse simples homem, mudou o pensamento sobre a Lepra (1820 à 1860).

    • Roberto Siqueira Says:

      Olha só, outra presença ilustre no blog hein! Apareça mais vezes Giba…
      Não conheço este filme, mas já adicionei na lista para assistir!
      Valeu pela participação e um grande abraço.

  19. Adauto Says:

    Sei lá hem Betinho!!!

    Não quero ser chato.. mas vc deve saber meu filme né!?…rsrs

    Ops,,,, peraê! Ia falar CDD… masss… acabei de lembrar!

    O primeiro filme que me chamou muito minha atenção, e me fez gostar muito do estilo… é “Diário de um adolescente – Leonardo Di Caprio (Léo…rs)

    Esse filme me deixou muito curioso, e me mostrou muitas coisas, quando se fala de drogas… partindo dessa idéia pude perceber o quanto pode ser perigoso uma atitude errada em meio a adolescencia, pode ser o fim de uma trajetória que poderia ser perfeita, e por conta de uma escolha tudo pode ser transformado em ruínas…

    Já parou para pensar como uma ação em nossas vidas pode mudar todo o futuro!?? Muito loko isso….

    Talvez nem estaria aqui escrevendo esse comentário…!

    Nossa viajei né… mas é isso, meu querido amigo!!

    abraço!

    • Roberto Siqueira Says:

      Lembro muito bem deste filme Adauto, assisti na escola e também me marcou.
      Obrigado pela participação e amanhã tem novo debate sobre Lost hein! rsrs
      Abraço.

  20. Lourran Machado Says:

    Não costumo assistir muitos filmes desse gênero. Mas eu escolho Jesus of Nazareth de Franco Zeffirelli, pois o filme é bastante descritivo e narra cada acontecimento como algo tão próximo que quem assiste se sente dentro da história. Merece espaço aqui no Cinema & Debate.

    • Roberto Siqueira Says:

      Boa lembrança Lourran. Pretendo sim escrever sobre “Jesus de Nazaré” no blog um dia.
      Grande abraço e obrigado pela participação!

  21. Achilles de Leo Says:

    Uhm difícil. Eu acho que conheço poucos épicos. Não lembro de Coração Valente. 😦

    Mas… bom, correndo o risco de cair no óbvio, acho que O Senhor dos Anéis é meu predileto – este clássico funciona como épico, certo.

    Porém, tenho um carinho especial de Tróia – quem palpita por quê? Não, não é pelo Aquiles de Brad Pitt, mas porque A Ilíada é minha história predileta no mundo! Fizeram merda em Tróia, mas ainda assim o filme me convence, me agrada.

    Então fico assim: Tróia e Anéis!

    • Roberto Siqueira Says:

      Achilles, coloca na sua lista “Coração Valente” pra gente debater depois. rsrs
      Bom, O Senhor dos Anéis é maravilhoso mesmo. E eu também gosto de Tróia, por mais que tenha alguns defeitos é um filme que agrada.
      Grande abraço e obrigado pela participação.

  22. Augusto Says:

    Eu adoro filmes épicos porém fica dificil escolher somente um.

    Surfo na sua onda Beto e considero Coração Valente um excelente filme, porém não posso deixar de relembrar o poder da história de A última tentação de Cristo, a crueza real de a PAixão de Cristo e a precisão técnica de Gladiador e Cruzada.

    Acho que depende do diretor temos visões diferentes porém não da para negar que o gênero realmente encanta.

    Mas já que é para escolher um só o que me “iniciou” no ramo foi mesmo Coração Valente 😀 então fico com ele.

    • Roberto Siqueira Says:

      Obrigado pelo voto Augusto, gosto muito dos filmes citados e pretendo escrever sobre todos eles.
      Grande abraço.

  23. Luis Henrique Vinhas Says:

    E aí papai Beto, tudo blz?

    Eu prefiro Gladiador, pra mim o melhor filme que já assisti.
    É o meu favorito entre todas categorias!!

    Abraço!

    • Roberto Siqueira Says:

      Olha só, presença ilustre no blog! rs
      Valeu pelo voto Luis, grande abraço!
      PS: Em breve devo escrever sobre Gladiador aqui no blog.

  24. Renato Says:

    Pra ser sincero, não curto muito filmes épicos… Não sei por que, mas esses filmes nunca prenderam minha atenção…rs Meu negócio mesmo são filmes policiais, guerra, ficção ou uma boa comédia.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: