Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 2001 (Premiação em 2002). Inegavelmente, “Uma Mente Brilhante” é um grande filme, que conta ainda com uma atuação fenomenal do ótimo Russel Crowe – que ironicamente, perdeu o Oscar para o também muito competente Denzel Washington, talvez por ter vencido (injustamente) no ano anterior por “Gladiador”. Com certeza, seria meu filme favorito do ano, se não tivéssemos duas verdadeiras obras-primas produzidas em 2001. A primeira delas é o sensacional “Lavoura Arcaica”, dirigido por Fernando Carvalho e que, por razões que não cabem explicar aqui, não foi escolhido pelo Brasil para concorrer ao OSCAR. A outra obra-prima foi a responsável por nos transportar para outro universo, um mundo fantasioso que nos deliciou durante três anos seguidos ao mostrar a saga na Terra Média. “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” causou o impacto inicial, nos apresentou lugares e personagens fantásticos e marcou o cinema para sempre.
Porque “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” é melhor?
Poucas vezes os efeitos visuais trabalharam tão a favor do conjunto direção, interpretações, roteiro e montagem, entre outros aspectos técnicos. A harmonia do longa dirigido por Peter Jackson é perfeita, além da narrativa ser muito bem conduzida e prender o espectador pelas três horas de duração do filme. Além disso, o filme termina com o gostinho de quero mais, nos deixando ansiosos para ver a continuação da saga de Frodo e companhia. Por mais que tenham outros grandes filmes no ano (além do já citado “Lavoura Arcaica”, ainda tínhamos “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”), eu não deixaria de escolher “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. My precious…
E pra você, qual o melhor filme de 2001 e por quê?
Um abraço e bom debate.
PS: Vale ressaltar que ainda não assisti “Cidade dos Sonhos”, filme bastante elogiado de 2001.
Tenho muito para falar quando sair a crítica dos 3 “O Senhor dos Anéis”
CurtirCurtir
Vai demorar um pouco ainda, mas sai.
Abraço.
CurtirCurtir
Ano bom para filmes, mas eu acho que quem foi melhor foi A Viagem de Chihiro. Mas eu ainda não vi Moulin Rouge ( que não estou com intenção de assistir) e O Fabuloso destino de Amélie Poulain ( que estou com muita intenção de assistir)
CurtirCurtir
Ambos valem a pena.
Abraço.
CurtirCurtir
Assisti Amelie Poulain, é bem legal.É um ano dificil, ótimos filmes os da disputa, bom, mas aeu votaria em Uma Mente Brilhante, pois tem atuações melhores e um final muito bonito.
CurtirCurtir
É um grande filme mesmo.
Abraço.
CurtirCurtir
Mas esse é um ano muito dificil , eu custei a escolher qual eu acho o melhor. O Que você acha de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Qual filme você prefere : Gladiador ou Uma Mente Brilhante? (Eu prefiro Gladiador, mas acho Uma Mente Brilhante um filme …. Brilhante 🙂 )
CurtirCurtir
Gosto de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
Prefiro “Uma Mente Brilhante”, mas gosto bastante de “Gladiador”.
Abraço.
CurtirCurtir
Poxa cara, injusto o oscar para Gladiador ? O Filme é incrivel
CurtirCurtir
Continuo achando um bom filme, mas hoje prefiro “Amnésia”.
Abraço.
CurtirCurtir
Embora ”Lord of the Rings” seja superior e também o meu voto. ”A Beautiful Mind” é um belíssimo filme, retratou a esquizofrênia e a cura, algo que realmente deixa quem tem parentes que sofrem com a doença com esperanças de que seu familiar também dê a volta por cima. Sem dúvida ”dois filmes brilhantes”
CurtirCurtir
É verdade Lourran, dois grandes filmes.
Fico feliz em ver seus comentários de volta no Cinema & Debate.
Grande abraço.
CurtirCurtir
A minha escolha seria também THE FELLOWSHIP OF THE RING! Pelas mesmas razões. Mas 2001 foi um ano de grandes obras.
DONNIE DARKO, de Richard Kelly
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE, de Jean-Pierre Jeunet
MOULIN ROUGE, de Baz Luhrmann
MULHOLLAND DRIVE, de David Lynch
OS OUTROS, de Alejandro Amenábar
A VIAGEM DE CHIHIRO, de Hayao Miyazaki
… Enfim, tantas 😉
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Roberto. E parabéns pelo seu blog, muito bom! Gostei mesmo.
Um grande abraço, seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.
CurtirCurtir