Quando terminei de assistir o último episódio de Lost eu estava plenamente satisfeito com o que tinha visto. Independente da interpretação que eu tinha daquele final, o mais importante era ver aqueles personagens tão queridos resolvendo os seus problemas e seguindo adiante. Achei que a série terminou de forma mais que satisfatória, deixando em aberto diversas possibilidades de interpretação, mas acima de tudo, dando muito mais valor aos personagens do que aos mistérios que envolviam a ilha.
Acontece que passados alguns dias, fiz a besteira de cair de cabeça em sites e fóruns com diversas teorias e opiniões sobre o final, somente para notar como algumas pessoas assumem o papel de “donas da verdade”, como se a interpretação delas fosse a única possível e correta, e todas as outras fossem besteiras sem tamanho de gente sem inteligência, quando claramente Lost terminou permitindo diversas interpretações diferentes e interessantes. Ainda assim, consegui respirar fundo e evitei entrar em discussões desnecessárias. Filtrei o que lia e encontrei opiniões muito inteligentes a respeito do final. E hoje pela manhã recebi do amigo Alexandre Rivaben o link do site Lostpedia com diversas teorias sobre “The End”, e uma destas teorias dizia que a ilha na verdade era um conceito e não algo físico, provendo questões para aqueles que não estão preparados para ir adiante. O mais interessante é que esta teoria se aplica também aos espectadores, onde as pessoas que ainda se prendem aos mistérios da série e ficam debatendo a respeito estão “presas à ilha”, sem conseguir seguir em frente. Achei bem interessante e passei a adotar este pensamento comigo (o que não invalida minha interpretação sobre o final). Respeito todas as teorias, mas no fundo “o que era a ilha” é o que menos importa pra mim. Adorei a série e, apesar de respeitar quem não gostou, prefiro levar comigo tudo que a série me trouxe de bom. Lost marcou uma era, me envolveu e emocionou de forma única, e de quebra, revolucionou o modo de fazer televisão/séries. Isto é mais do que suficiente pra me deixar feliz.
Por isso, neste momento repito pra mim mesmo a frase mais dita no último capítulo e sigo em frente. Estou deixando a ilha para trás… “Let it go”…
Um abraço.
Ahhhhhhhhhhh….eu dormi no ultimo epsódio….e o Thi quase me bateu!!! Huahauhauhauhauah
CurtirCurtir
Como conseguiu? Fiquei grudado na tela até o último instante…
CurtirCurtir
É isso ai Beto,
Lost vai deixar saudades… já estou sentindo falta das discussões inteligentes sobre as várias teorias e possibilidades…
será que alguma séria vai chegar perto disso no futuro?
CurtirCurtir
É verdade Riva, as discussões farão muita falta. E acho difícil alguma série repetir este feito, mas vamos torcer para que isto aconteça.
Grande abraço!
CurtirCurtir