Durante esta semana divulgarei críticas de cinco grandes filmes da nouvelle vague, a nova onda francesa, que se iniciou em 1959 com o sensível “Os Incompreendidos”, dirigido por François Truffaut, além do poético “Hiroshima, meu amor”, dirigido por Alain Resnais e do excepcional “Acossado”, dirigido por Jean Luc-Godard. Além destes cinco filmes, também pretendo divulgar a crítica de um filme “extra”, que sequer pertence ao período oficial do movimento, mas serve como base para compreender a personalidade e o cinema de um de seus diretores. Apesar de muitos diretores da “nova onda” terem registrado obras importantes em sua filmografia, durante a “semana Nouvelle Vague” divulgarei críticas somente de filmes dos dois principais nomes do movimento (três de Truffaut e três de Godard) para melhor tentar entender a teoria do autor.
Aproveito também para lançar a página “Nouvelle Vague”, que você pode acessar na página inicial (lado direito da tela), onde faço um pequeno resumo sobre este movimento e descrevo suas principais características.
Posso adiantar aos leitores que foi extremamente prazeroso assistir e avaliar os filmes destes dois excepcionais cineastas, assim como dos outros diretores também. Espero que pra vocês também seja (ou tenha sido) um grande prazer assistir a estas grandes obras.
Um abraço.
Texto publicado em 19 de Setembro de 2010 por Roberto Siqueira