Semana: Nouvelle Vague

Durante esta semana divulgarei críticas de cinco grandes filmes da nouvelle vague, a nova onda francesa, que se iniciou em 1959 com o sensível “Os Incompreendidos”, dirigido por François Truffaut, além do poético “Hiroshima, meu amor”, dirigido por Alain Resnais e do excepcional “Acossado”, dirigido por Jean Luc-Godard. Além destes cinco filmes, também pretendo divulgar a crítica de um filme “extra”, que sequer pertence ao período oficial do movimento, mas serve como base para compreender a personalidade e o cinema de um de seus diretores. Apesar de muitos diretores da “nova onda” terem registrado obras importantes em sua filmografia, durante a “semana Nouvelle Vague” divulgarei críticas somente de filmes dos dois principais nomes do movimento (três de Truffaut e três de Godard) para melhor tentar entender a teoria do autor.

Aproveito também para lançar a página “Nouvelle Vague”, que você pode acessar na página inicial (lado direito da tela), onde faço um pequeno resumo sobre este movimento e descrevo suas principais características.

Posso adiantar aos leitores que foi extremamente prazeroso assistir e avaliar os filmes destes dois excepcionais cineastas, assim como dos outros diretores também. Espero que pra vocês também seja (ou tenha sido) um grande prazer assistir a estas grandes obras.

Um abraço.

Texto publicado em 19 de Setembro de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: