Libertadores

Pra variar, um pitaco sobre futebol em época de Libertadores.

Já questionei inúmeras vezes a superioridade do chamado “melhor futebol do mundo”. Considero o futebol brasileiro “um dos” melhores praticados no planeta, mas discordo totalmente da superioridade pregada por torcedores e jornalistas ao longo dos anos. Superioridade tem os EUA no basquete e ponto final. Até mesmo no vôlei temos mais condições de nos considerar melhores que no futebol atualmente.

E se nas seleções este domínio já foi colocado em xeque nos últimos anos, é nos clubes que isto fica ainda mais evidente, quando ficamos perplexos com “miercollazos” da vida, como na quarta-feira histórica em que fomos eliminados, quase que ao mesmo tempo, por uruguaios, paraguaios, chilenos e colombianos na Copa Libertadores.

Dito isto, volto a repetir que considero nosso futebol muito forte, só não acho que somos tão superiores aos outros. Nas seleções, temos a forte concorrência do sempre eficiente futebol alemão, da nova força mundial Espanha, além das tradicionais Itália (hoje em baixa), França (em recuperação) e Argentina (sempre perigosa). Nos clubes, nossa “superioridade” é ainda mais questionável, tendo em vista que nos últimos 10 anos ganhamos apenas 3 Copas Libertadores, contra 4 títulos argentinos – Equador, Paraguai e Colômbia ganharam uma vez cada. Somos bons, mas existem muitas equipes boas espalhadas pela América do Sul (e não é surpresa que muitos dos grandes nomes do futebol brasileiro hoje sejam estrangeiros, como Conca, Montillo e Valdívia, além dos recentes sucessos de Tevez e Petkovic, pra citar apenas alguns deles).

A Copa Libertadores é uma competição diferente, onde não apenas a técnica leva ao título, mas também a tradição, o espírito de luta (a famosa garra) e, obviamente, a disciplina tática das equipes.

Por tudo isso, acredito que neste ano temos um forte candidato a manter a taça em nosso país, já que o Santos de Muricy conta com muito talento (Neymar é craque, Ganso também), mas também sabe portar-se taticamente e jogar pelo resultado.

Por outro lado, acompanhei algumas partidas do Velez e fiquei bastante impressionado com a qualidade da equipe argentina, nem tanto tecnicamente, mas pelo jogo coletivo de excelente qualidade. A vitória sobre o Libertad mostrou uma consistência impressionante no meio campo formado por Razzotti, Alvarez, Fernández e Zapata, com Moralez fazendo o papel do “enganche” na articulação das jogadas para o matador “el tanque” Santiago Silva.

Sei que posso quebrar a cara novamente ao arriscar prever resultados, mas arrisco dizer que a final será entre Santos e Velez, por mais que Cerro e, principalmente, Peñarol também tenham camisas tradicionais e possam complicar.

E aí, na final, não arrisco mais nada. Só torço por dois bons jogos. E se esta for a final, com certeza veremos o que de melhor temos na América do Sul hoje.

E você, o que acha do futebol brasileiro atualmente e que times gostaria de ver na final da Copa Libertadores?

Um abraço.

Santos de Neymar X Velez de Moralez: a grande final?

Texto publicado em 23 de Maio de 2011 por Roberto Siqueira

Anúncios

6 Respostas to “Libertadores”

  1. Augusto Says:

    Da-lha Velez heehehee

  2. Alessandro Says:

    Eu acredito que esse possa ser o pior momento do futebol brasileiro dos ultimas décadas, custei a acreditar nisso até chegar a ultima copa onde pude observar no mínimo quatro seleções melhores que a nossa. Hoje o nosso melhor jogador fora do Brasil é um lateral direito que nunca entra na lista do melhores jogadores do mundo, onde em muitos anos tínhamos no mínimo dois em todas as listas durante muito tempo.

    MUITO BOM O SEU COMENTARIO BETO “Eu duvidei muitas vezes de você” rsrsrsrs

  3. Renato (Renis) Says:

    Concordo Beto, o futebol brasileiro, tanto seleção quanto clubes, não é tão superior assim, somos sim bem fortes e competitivos em relação ao resto do mundo, mas dizer que somos os melhores já é um pouco demais. Somos o país do futebol pela nossa paixão pelo esporte, numero de clubes profissionais, amadores e não propriamente por sermos tão superiores.
    Torço para a final da Libertadores ser entre Santos X Velez, mas em libertadores já aprendi que o que nós achamos que vai ser não é necessariamente o que vai acontecer, está totalmente em aberto!

  4. Adauto Says:

    Fala Betinho, faz tempo que não passo por aki!
    Então rapaz, concordo que não somos tão superiores como achamos, existem muitos clubes bons espalhados por países da América do Sul, mas são poucos, se compararmos a quantidade de times com qualidade por aqui…
    E pelo que vejo em Libertadores, o time não basta ser bom, tem que saber jogar essa p*** de campeonato… campeonato ZIcaaa!! arrisco a dizer que 50% de uma vitória é relacionado diretamente a mente, controle emocional, catimba.. etc… coisas que vemos principalmente em times Argentinos..!!
    Agora falando desse ano… com certeza quero ver meu PEIXE na FInal… e ir pra cima desses argentinos!!! Lembro do Santos jogando com o Velez na época do Chilavert… apanhamos feio… Espero que se chegarmos a final a história seja diferente!!

    #PRA CIMA DELES SANTOSSSSS!!!!

  5. Eduardo Brito Says:

    Concordo com o palpite para a final, Santos e Velez “devem” fazer uma grande final de Libertadores…prever o campeão é mais dificl, mas confio no Santos, talvez por ser Santista! Quanto ao futebol brasileiro, somos sim uma potência, mas seríamos muito maiores e mais temidos se tívéssemos a frente um dirigente profissional, inteligente e honesto, qualidades que o ladrãozinho do Teixeira não tem.

  6. francisco Says:

    Grande Roberto…parabéns pelo bom senso e ‘coragem’ de seus comentários sobre a decadencia do futebol brasileiro. Que bom seria se pelo menos uns 30 por cento dos brasileiros pensassem igual… no meu caso dizer q concordo plenamente com vc seria pouco, se eu pudesse encheria uma 10 páginas pra expressar tudo o q penso sobre o assunto…mas só pra reforçar sua análise gostaria de dizer acho q a sel.bras. só foi a melhor do mundo por ocasião da conquista do tri em 1970 por que o time era realmente excelente (tinha pelé, riva, tostão, etc) e enfrentou algumas das melhores seleções da época (Uruguai, tchecoslováquia, inglaterra , itália, etc) inclusive vencendo todos os jogos, sendo a maioria de goleada e não permitindo siquer um empate, depois só tivemos fracassos e ficamos 24 anos sem ganhar a copa e mesmo quando quebramos o jejum em 94 (graças à Romario, bebeto e o baixo nivel técnico dos adversários) a seleção do medroso parreira não convenceu e só ganhou a final nos penalties. E depois disso, em 2002 chegamos ao penta, merecidamente, (diga-se de passagem, mas, à exceção dos Alemães na final, não enfrentamos grandes adversarios, ) e desta feita os méritos couberam à felipão e à dupla Rivaronaldo , mas o penta não foi suficiente para desentalar de nossa garganta ‘aquele’ zidane de 98 que em 2006 viria comemorar sua despedida do futebol em cima da gente de forma humilhante, melancólica e inaceitavel…depois, o que aconteceu no ano passado com Dunga e compania nem merece menção, mas não custa lembrar daqueles comerciais oba-oba protagonizados por certos craques (com aura de super-heróis) que a televisão exibia nos primeiros dias das transmissões e depois tiveram que retirar após a nossa surpreendente eliminação. Acho que nunca mais vou esquecer aquela do Luis Fabiano:
    -“Vai Encarar ? ”
    Obrigado pela oportunidade e parabéns ( de novo!) pelo seu questionamento inteligente, pertinente e oportuno! Tomara que as autoridades do desporto brasileiro , bem como da imprensa ufanista tomem consciência desta realidade preocupante à tempo: Pois 2014 é aqui e está próximo demais ! Um abraço !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: