Olá pessoal,
Mais uma vez vou cometer a insanidade de deixar registrados os meus palpites aqui no blog, somente para que vocês possam tirar um barato dos meus erros depois. Até agora, tudo indica que “O Artista” será o grande vencedor, por isso, minhas apostas se concentram no longa de Michel Hazanavicius.
Como assisti a poucos filmes indicados neste ano, minha torcida será pura e simplesmente por afinidade. Adoraria ver Scorsese (pela segunda vez na carreira) ou Brad Pitt (pela primeira vez) no palco recebendo a estatueta, assim como seria memorável ver o reconhecimento da genialidade de Terrence Malick, mas não posso negar que ver um filme mudo e em preto e branco saindo vencedor do Kodak Theater seria algo muito bem vindo. Quem sabe assim o público não se interessa em revisitar as pérolas produzidas na época em que os filmes eram mudos ou mesmo os que eram falados, mas em preto e branco. O cinema tem tanto a oferecer para aqueles que resolvem respeitar sua bela história e quem sabe este seja o incentivo que esteja faltando. Ouço tanta gente reclamando quando descobre que algum filme é em preto e branco ou mudo que chego a me entristecer, por saber que muitas obras marcantes do cinema jamais serão descobertas por estas pessoas.
Além disso, a vitória de “O Artista” premiará a coragem de investir numa boa história, independente do formato adotado (colorido ou preto e branco, mudo ou falado), o que seria ótimo para o futuro do cinema. Mas mesmo que o filme não saia vencedor, seu lugar na história do cinema já está garantido.
De volta à premiação, espero que neste ano as piadas sejam mais criativas e a cerimônia mais dinâmica, mas duvido que isto aconteça. Em todo caso, estarei lá, assistindo ao vivo, acompanhando os comentários do Pablo Villaça na internet e deixando meus comentários no twitter (para aqueles que estiverem interessados em acompanhar as besteiras que “twitto” durante a transmissão, podem me seguir no @cinemaedebate).
Finalmente, meus palpites para o Oscar 2012:
Melhor filme
“O Artista”
Melhor direção
Michel Hazanavicius, “O Artista”
Melhor ator
Jean Dujardin, “O Artista”
Melhor atriz
Meryl Streep, “A Dama de Ferro”
Melhor ator coadjuvante
Christopher Plummer, “Beginners”
Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer, “Histórias Cruzadas”
Melhor roteiro original
“Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen
Melhor roteiro adaptado
“Os Descendentes”, de Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
Melhor animação
“Rango”
Melhor filme estrangeiro
“A Separação” (Irã)
Melhor direção de arte
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor fotografia
“A Árvore da Vida”
Melhor figurino
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor montagem
“O Artista”
Melhor maquiagem
“Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2”
Melhor trilha sonora original
“O Artista”, Ludovic Bource
Melhor canção original
“Man or Muppet”, de “Os Muppets” (música e letra de Bret McKenzie)
Melhores efeitos visuais
“Planeta dos Macacos: A Origem”
Melhor mixagem de som
“Millenium – Os homens que não amavam as mulheres”
Melhor edição de som
“Millenium – Os homens que não amavam as mulheres”
Melhor documentário
“Pina”
Melhor documentário em curta-metragem
“Incident in New Baghdad”
Melhor curta-metragem
“Pentecost”
Melhor curta-metragem de animação
“La Luna”
Agora só nos resta aguardar pela cerimônia e, como acontece em todos os anos, comentar as escolhas feitas pela Academia. Mas vale lembrar, o Oscar é apenas uma festa, não é atestado de qualidade hein pessoal! Portanto, não precisamos levá-lo tão a sério, por mais interessante que seja vermos os artistas que gostamos sendo reconhecidos.
Um abraço e bom OSCAR para todos!
Texto publicado em 26 de Fevereiro de 2012 por Roberto Siqueira
isso é polemico. Eu falei que acho o Cantando na Chuva é uma bosta, o roteiro do Artista é quase igual , mas o Cantando na Chuva na minha opniao é o filme mais inteligente ja feito. E esses “plagios dificilmente ganham , o Curioso Caso de Benjamin Button não ganhou , foi um filme muito bonito , que pra mim mereceu , mas é super parecido com o Forrest Gump. O que demonios deu na cabeça da academia de não indicar o Rio como melhor animação , cara foi o melhor de 2011 na animação . Pra mim quem ganhava era O Piratas do Caribe 4 , achei bem legal , mas nunca um filme daquele tipo ganharia o oscar. A framboesa de ouro pra mim ia pro Harry Potter e as reliquias da morte parte 2 , tava massa , mas eles fuderam o filme no final, isso é só minha opniao , falou
CurtirCurtir
Oi Mateus, não acho que O Curioso caso de Benjamin Button merecia o Oscar. E não acho Rio melhor que Rango também.
Um abraço e valeu pelo comentário.
CurtirCurtir