Organizando o Blog

Como disse em meu primeiro post, tenho a intenção de aprender mais sobre cinema e venho trabalhando neste sentido nos últimos meses. Além de fazer o curso de linguagem e crítica cinematográfica do crítico de cinema Pablo Villaça em São Paulo, estou lendo muito sobre o assunto recentemente. Comprei meu primeiro livro sobre cinema este mês (As Principais Teorias do Cinema, de J. Dudley Andrew) e estou pesquisando na internet para entender movimentos importantes como expressionismo alemão, Dogma 95, etc… Outra forma que encontrei de treinar e aprender mais sobre o cinema foi a própria criação deste blog, onde pretendo debater diversos assuntos e divulgar minhas críticas sobre filmes para que eu possa evoluir e quem sabe um dia me tornar um crítico de cinema de alto nível.

Sendo assim, preciso organizar em minha mente e no próprio blog a forma que irei divulgar minhas críticas sobre os filmes que assisto. E a forma que entendi ser a mais justa de avaliar os filmes é assistir minha coleção de DVD’s em ordem cronológica, escrevendo sobre todos os filmes que tenho independente de ser um clássico do cinema ou um filme sem nenhum prestígio. Assim, posso acompanhar a evolução do cinema e entender a importância de certos filmes em sua época. Aqui no blog esta será a categoria “Videoteca do Beto” – sim, meu apelido é este! ;). Vale ressaltar que o número de seqüência do filme na categoria representa apenas a ordem em que escrevi as críticas, servindo até como uma referencia histórica. Por exemplo, a primeira crítica que escreverei será a do filme “E o Vento Levou” (categoria Videoteca do Beto #1), o que não quer dizer que seja o filme número um em minha preferência.

Como não tenho muitos filmes antigos (vocês vão reparar que o salto dos anos 40 para os anos 80 será muito rápido), será necessário alugar outros filmes do mesmo período daqueles que tenho para poder ter uma visão melhor do que era produzido na época. Para consolidar meu crescimento como crítico, precisarei também ver o maior número de filmes possível de qualquer época. Além disso, não posso deixar de acompanhar o que vem acontecendo atualmente e muito menos deixar de ir ao cinema, e por isso, sempre que eu escrever sobre algum filme que não seja da minha videoteca este pertencerá à categoria “Filmes em Geral”. Aqui também se aplica o raciocínio da categoria Videoteca do Beto, ou seja, o filme #1 não necessariamente será o meu favorito.

Finalmente, como tenho certa atração por premiações mesmo sabendo que elas não significam muita coisa, pretendo discuti-las sempre que acontecerem e a forma que encontrei de homenagear os vencedores de prêmios (mesmo que alguns deles não mereçam) é escrever críticas dos vencedores da categoria melhor filme na principal premiação do cinema mundial, estabelecendo assim a categoria “Vencedores do Oscar”. Nesta categoria a numeração será uma referência ao ano de produção da obra, como por exemplo, “O Poderoso Chefão” (categoria Vencedores do Oscar #1972).

É claro que não faltará no blog textos diversos sobre assuntos do cotidiano como economia, política, futebol, mas com uma freqüência muito menor do que o que é realmente o foco deste espaço, que é o cinema. Espero que este blog seja um espaço interessante para debater a sétima arte e que eu possa evoluir junto com ele e entender cada vez mais de cinema.

Um abraço e até breve.

Minha videoteca

Minha videoteca

 

 

 

 

 

Texto publicado em 21 de Junho de 2009 por Roberto Siqueira

Anúncios

12 Respostas to “Organizando o Blog”

  1. cross98 Says:

    Eu tenho uns 47 filmes, não são muitos , mas pelo menos são bons , como os seus (que são muitos e bons)

  2. NEX-5 Says:

    Olá, muito interessante, graças

  3. Karina Says:

    Bé,

    Parabéns pelo blog, meu irmão!
    Você tem talento demais pra guardar só pra você!

    Um beijo,

  4. Amanda Says:

    Beto…quero só vem heim…
    Para te acompanhar precisaremos de muitas sessões de cinema em casa ainda!!!

    Beijo

  5. Renato (Renis) Says:

    Beto, parabéns pela iniciativa e pode contar com minha leitura e comentários a cada post.
    Abraço

  6. Alexandre Rivaben Says:

    Parabens pelo blog Beto,

    Espero que possamos debater muito sobre cinema e afins!

    Abrax!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: