LAVOURA ARCAICA (2001)

(Lavoura Arcaica)

 

 

Filmes Comentados #19

Dirigido por Luiz Fernando Carvalho.

Elenco: Selton Mello, Raul Cortez, Juliana Carneiro da Cunha, Leonardo Medeiros, Mônica Nassif, Christiana Kalache, Caio Blat, Renata Rizek, Simone Spoladore, Pablo César Câncio e Leda Samara Antunes.

Roteiro: Luiz Fernando Carvalho.

Produção: Luiz Fernando Carvalho.

[Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que os filmes comentados não são críticas. Tratam-se apenas de impressões que tive sobre o filme, que divulgo por falta de tempo para escrever uma crítica completa e estruturada de todos os filmes que assisto. Gostaria de pedir que só leia estes comentários se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

– Obra-prima do cinema nacional, este poético e belo “Lavoura Arcaica” é um exercício cinematográfico primoroso, que abusa do estilo e da originalidade para contar uma estória difícil, polêmica e intensamente sufocante. A difícil convivência entre um pai rígido e um filho rebelde é o tema central do maravilhoso filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho.

– A visceral atuação de Selton Mello é nada menos que sensacional, expondo em diversos momentos a angústia que o rebelde reprimido André sentia por não poder viver da forma que gostaria e experimentar tudo que tinha vontade. As emoções do personagem quase saltam da tela e caem no colo do espectador. Perfeito.

– O filme aborda temas complicados como os limites impostos pela sociedade e pela religião, o difícil relacionamento familiar e às vontades e instintos da natureza humana. Não à toa André vive em contato com a natureza, como quando coloca os pés no chão ou quando se encobre com folhas secas. Ele é puro instinto. E a câmera de Carvalho nos faz praticamente entrar em André, tornando palpável o seu contato com a natureza nestes momentos.

– Dentre as vontades de André está o polêmico amor, na verdade pura paixão, pela própria irmã Ana. Longe de querer justificar o incesto (condenável, em minha opinião), mas esta é a forma que ele encontrou para expor sua fúria insaciável por liberdade. André enfrentou a rígida repressão com a mais profana das libertinagens.

– Raul Cortez dá seu show particular, numa interpretação digna de aplausos. Destaque para a feroz e sensacional discussão que tem com André, o filho pródigo que regressa ao lar, na mesa da cozinha da fazenda.

– O trabalho técnico do longa é espetacular. A Direção de Arte de Yurika Yamasaki cria uma fazenda verossímil, suja, que reflete a vida dura daquela família. A Direção de Fotografia de Walter Carvalho nos brinda com uma imagem crua, seca e árida, totalmente coerente com o ambiente do longa. A trilha sonora de Marco Antônio Guimarães é linda, representando com sensibilidade o drama de André.

– A montagem do próprio Luiz Fernando Carvalho também é espetacular e merece um capítulo à parte. Observe como pequenos detalhes dizem mais que qualquer palavra, como na seqüência em que ao mesmo tempo vemos André (ainda criança) capturando uma pomba e André (já jovem) capturando a irmã, num ambiente cheio de grades que remete a uma gaiola. O simbolismo é evidente. Nas duas oportunidades, ele consumava seu desejo.

– A direção de Luiz Fernando Carvalho beira a perfeição, com inúmeras cenas marcantes e movimentos de câmera cheios de estilo. A narrativa lenta e muito bem desenvolvida permite a construção perfeita dos personagens, e o diretor é responsável direto por isso. O roteiro também de Luiz Fernando Carvalho é igualmente maravilhoso, poético, repleto de frases igualmente marcantes e que aborda temas complicados de forma contundente e corajosa.

– “Lavoura Arcaica” é cinema da mais alta qualidade. Esta obra marcante serve como referência obrigatória do excelente resultado que o cinema nacional pode alcançar e prova que podemos produzir verdadeiras obras-primas.

Texto publicado em 05 de Março de 2010 por Roberto Siqueira

Anúncios

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “LAVOURA ARCAICA (2001)”

  1. cross98 Says:

    o Selton Mello é sem duvidas o melhor ator do Brasil

    • Roberto Siqueira Says:

      Um dos melhores, certamente.
      Abraço.

    • Mateus Aquino Says:

      Acabeai de assistir esse maravilhoso filme, é muito bom mesmo, mas daria 5 estrelas, eu acho que as obras-primas de Selton Mello são O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, mas esse é um excelente filme , sem duvidas =D

    • Roberto Siqueira Says:

      Um grande filme, sem dúvida.
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: