Seguindo minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquele que eu considerei como a melhor produção do ano, chega à vez do ano de 2002 (Premiação em 2003). Gosto de “Chicago”. Acho um musical interessante, bem dirigido e atuado e com ótimos números musicais. Ainda assim, jamais daria o prêmio de Melhor Filme ao longa dirigido por Rob Marshall num ano em que tínhamos, por exemplo, “As Horas”, “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres” e “Irreversível”. Além destas obras claramente superiores ao musical, tínhamos ainda “O Pianista”, justamente vencedor do prêmio de Melhor Diretor e que, inexplicavelmente, não venceu o prêmio de Melhor Filme.
Porque “O Pianista” é melhor?
Apesar do tema já ter rendido inúmeros grandes filmes na história do cinema, é sempre interessante assistir um bom longa sobre o holocausto. E “O Pianista” cumpre com perfeição sua proposta, mostrando de forma fria e direta a vida duríssima dos judeus (e todos os povos dominados) naquele período. Além disso, conta com uma atuação inspirada de Adrien Brody, uma fotografia impecável e, é claro, a excelente direção de Polanski. Apesar dos grandes filmes do ano – “As Horas”, em especial, merece muito destaque – não vejo nenhuma obra superior a “O Pianista”. Por isso, o longa dirigido pelo ótimo Roman Polanski levaria meu voto.
E pra você, qual o melhor filme de 2002 e por quê?
Um abraço e bom debate.
Chicago: péssima escolha da Academia…
CurtirCurtir
Beto, você pretende escrever sobre “As Horas” algum dia? É meu filme favorito e gostaria muito de ler uma análise detalhada sobre ele no Cinema & Debate, mas não encontrei no arquivo do site. Por favor, considere a ideia .
Parabéns pelo trabalho!
Um abraço,
José Henrique
CurtirCurtir
Obrigado pelo elogio José.
Escreverei sobre “As Horas” quando chegar o ano dele na Videoteca, já que o filme faz parte da minha coleção.
Agradeço mais uma vez o elogio.
Grande abraço.
CurtirCurtir
Bom , isso é muito claro , O Pianista é muito melhor , Chicago é só mais um musical , um musical chato
CurtirCurtir
Não acho Chicago chato, de maneira alguma, mas ganhar o Oscar de melhor filme é exagero.
Abraço.
CurtirCurtir
Pra mim O Pianista é o 3° melhor filme sobre o Holocausto, inferior à A Lista de Schindler (claro) e na minha opnião ( eu sei que você vai discordar) à A Vida é Bela
CurtirCurtir
Três grandes filmes.
Abraço.
CurtirCurtir
O PIANISTA MERECE DO MELHOR..
CurtirCurtir
Obrigado pela participação Elisangela.
Abraço.
CurtirCurtir
Foi o que disse, não dá para levar o oscar à sério,Chicago levar o prêmio em detrimento do ótimo O Pianista não dá para engolir e nem entender que tipo de critério(se é que tem), a academia. O gueto de Varsóvia mostrado em toda a sua crueza pelas mãos competentes de Roman Polanski e o talento de Adrien Brody. Quase tão bom quanto a Lista de Schindler.
CurtirCurtir
Pois é, mas o Oscar é assim mesmo. Motivações políticas em muitas das decisões. Influência dos estúdios, etc…
“O Pianista” é muito mais filme, com certeza. Mas o que importa é como estes filmes ficam na história. Hoje todo mundo lembra de “Touro Indomável”. Já “Gente como a Gente” nem tanto, não é mesmo?
Abraço.
CurtirCurtir
Chicago era o mais fraco dentre os indicados..e não deveria nem estar entre os 5 indicados, já que o ótimo Adaptação, e até mesmo Fale com Ela ficaram de fora. SEM DÚVIDAS, O Pianista era (e é) o melhor filme daquele ano, e não é a ausência de um Oscar que diminuirá sua grandiosidade.
CurtirCurtir
Concordo com você Sérgio.
O Oscar existe somente para gerar lucros para as produtoras e debates como este aqui. Mas não é atestado de qualidade.
E o tempo já mostrou que “O Pianista” ficará na história, muito mais que “Chicago”.
Abraço.
CurtirCurtir
Com toda certeza, nesse ano Chicago era o PIOR filme dentro os indicados…pra mim foi um dos anos mais injustos do Oscar. Entregaria o prêmio para “O Pianista” que é maravilhoso ou para “As Horas” que é psicologia pura – FENOMENAL.
CurtirCurtir
Olá Edson.
Com certeza “As Horas” e “O Pianista” mereciam mais o prêmio principal.
Um abraço.
CurtirCurtir
Comcordo que CHICAGO não é la essas coisas.Também não daria um oscar prara ele.
Vou tentar ver O PIANISTA.
CurtirCurtir
Olá Filipe,
“O Pianista” vale a pena. Gostei bastante.
Grande abraço.
CurtirCurtir