Fiquei muito feliz com o resultado das semi-finais da Copa. Na verdade, eu ficaria feliz de qualquer jeito, pois gosto muito dos quatro países que ficaram na decisão. Tive o prazer de conhecer três destes países e gostei muito do que vi, com pessoas alegres e hospitaleiras, culinária deliciosa, lugares maravilhosos, tudo enfim. O único país que não conheci foi a Alemanha, mas este erro será reparado em breve se Deus permitir. Mas me identifico bastante com o povo alemão, tachado de frio pelo mundo afora, mas que mostrou no mundial que organizou ser um povo bem simpático e alegre. Falando de futebol, também gostei muito do futebol apresentado por estas quatro seleções. Na verdade, a Copa de 2010 ficará marcada pra mim como a melhor Copa que assisti, ao lado da Copa de 98, com grandes e emocionantes jogos, bons jogadores e imagens muito marcantes. Nenhuma Copa das que vi (de 90 pra cá) supera estas duas na quantidade de partidas memoráveis, no nível técnico apresentado e na emoção das partidas.
Pra finalizar, resta dizer que Espanha e Holanda apresentaram, de maneiras diferentes, um futebol agradável e mereceram chegar à final. A Holanda com a frieza necessária para superar momentos de adversidade contra Brasil e Uruguai, e sempre mantendo o controle do jogo nas demais partidas. É um time que parece jogar sempre pro gasto, guardando energias para quando for preciso. Já a Espanha, a exemplo do Barcelona, utiliza uma maneira interessante de sofrer poucos gols, que é manter a posse da bola na maior parte do tempo. O mais legal é que o time espanhol jamais deixa de buscar o ataque, trocando passes no campo inimigo, o que exige muito talento (e talento não falta nesta geração espanhola, a melhor de todos os tempos). Fico triste quando leio “teorias conspiratórias” e brasileiros dizendo que “estas seleções não mereceram chegar à final”. Dizer isto soa como inveja, e um país cinco vezes campeão mundial não precisa deste sentimento. Espanha e Holanda mereceram chegar à final e chegaram numa Copa muito interessante e agradável. Será uma final muito legal de assistir e certamente memorável.
No fim das contas, na África do Sul, independente de quem for campeão no próximo domingo, o futebol venceu a Copa.
Um abraço.
E os gênios que diziam “Espanha e Holanda são amarelonas” vão ter que repensar um pouco, sou torcedor da Holanda desde a copa de 98 a primeira que acompanhei e sempre admirei a geração dos irmãos De Boer, Davids, Overmars e principalmente Bergkamp; já a seleção holandesa 2010 não encanta tanto mas é também muito talentosa, jogou o fino da bola na Eurocopa e perdeu, acho que nessa copa decidiram não correr riscos e jogam no estilo “jaiminho carteiro” pra evitar a fadiga como definiu muito bem o Vitor Sergio da tv esporte interativo.
CurtirCurtir
Carlos, seja bem vindo ao Cinema & Debate e obrigado pelo comentário.
Infelizmente, só uma seleção poderia vencer e não foi desta vez que a Laranja levou. Mas tomara que em breve ela complete o clube dos campeões mundiais, porque agora, dos grandes, só falta ela. E a Laranja faz falta. Também gosto muito da Holanda, do país inclusive, que é lindo. E o povo é um dos melhores do mundo.
Seja bem vindo ao Cinema & Debate e volte sempre.
Abraço.
CurtirCurtir