O sempre inteligente Tostão resumiu em poucas palavras o meu pensamento sobre o futebol. Não acho e nunca achei que o Brasil fosse “o melhor futebol do mundo”. Acho que em certos momentos temos o melhor futebol, em outras épocas outros estão melhores, e assim caminha o meu esporte favorito. Comentaristas e torcedores brasileiros têm a péssima mania de achar que os outros países não tem a nossa qualidade e sempre inventam desculpas para nossas derrotas, como se do outro lado não tivesse um bom time.
Tostão, colunista da Folha e grande craque do passado, afirmou que “O Brasil perdeu, como em 2006 [nas quartas de final, para a França], para um time que não é inferior. É um time do mesmo nível. [A Derrota] não foi uma zebra, não foi nenhuma tragédia, nenhum desastre do ponto de vista técnico”.
E eu concordo com ele. Se quiser ver o videocast com a opinião completa do mestre Tostão, clique aqui.
Um grande abraço e fiquem à vontade para opinar a respeito.
Texto publicado por Roberto Siqueira em 04 de Julho de 2010
Não acredito em teorias conspiracionistas. Mas não me conformo com uma equipe que depois de um ótimo primeiro tempo, consegue se perder totalmente em campo no segundo tempo. Acredito que o maior erro da torcida/seleção brasileira foi se conformar com vitórias sobre equipes tecnicamente inferiores (como Coréia do Norte,Costa do Marfim, Chile) e achar que tudo estava bem. E quando encontrou um adversário com habilidades semelhantes(como a Holanda) acabou não resistindo. Vale lembrar que no jogo Holanda x Uruguai, embora o último tivesse em condições desfavoráveis, conseguiu insistir até o fim(até depois dos acréscimos dados). Talvez o que faltou no Brasil, não foi habilidade, e sim um pouco de amor à camisa, como nos velhos tempos.
CurtirCurtir
Lourran, desculpe, mas não concordo com você… Esta seleção demostrou muito amor à camisa e lutou sim até o final… Não conseguimos criar oportunidades, mas, diferentemente de 2006, desta vez não faltou vontade, determinação e compromisso… Sem festas, torcedoras entrando em treinos e liberdade excessiva. Foi um trabalho ótimo da comissão, neste ponto. E no jogo, o que aconteceu foi que a Holanda jogou melhor, demonstrou mais equiíbrio e ganhou o jogo. Ao Brasil, faltou criar oportunidades e, é claro, um pouqunho de sorte, que também é fundamental no futebol…
CurtirCurtir
É né? Só resta esperar 2014. E quem sabe uma seleção mais jovem.
CurtirCurtir
Obrigado Lourran e Thiago pelos ótimos comentários.
Que venha 2014, a Copa deixou saudades!
Abraço.
CurtirCurtir