Semana das Lendas

Olá pessoal,

Num ano tão turbulento para o Cinema & Debate, dar continuidade às semanas especiais tornou-se uma tarefa ainda mais difícil. Mas finalmente eu consegui me organizar e preparar uma semana especial que há tempos eu tinha vontade de fazer. Trata-se da semana das lendas, que trará cinco filmes sobre lendas que sempre me fascinaram – entre elas, alguns dos famosos monstros da Universal. Como sempre, não se trata de um ranking com os melhores filmes sobre o tema, até porque ainda não assisti muitos deles.

É difícil fazer um levantamento preciso sobre a história das lendas no cinema, já que o vampiro, por exemplo, já servia de inspiração para filmes desde os primórdios da sétima arte, assim como o Lobisomem, Frankenstein, etc. Em todo caso, é sempre bom citar filmes interessantes e importantes como “A Marca do Zorro” (as versões de 1920 e 1940), “Nosferatu – uma sinfonia de horrores” (1922), “Frankenstein” (1931), “A Múmia” (1932), “A Noiva de Frankenstein” (1935), “A Fera de Londres” (1935), entre tantos outros que foram marcantes.

Existem diversos textos interessantes sobre cada uma destas lendas na internet, dentre os quais eu gostaria de destacar o excelente estudo de Rodrigo Carreiro sobre os vampiros, que você pode ler clicando aqui.

Entretanto, desta vez eu preferi criar uma seleção mais recente, levando em consideração filmes que marcaram minha infância e adolescência, ainda que hoje eu reconheça que alguns dos selecionados são bem inferiores aos clássicos citados neste texto.

Sendo assim, cinco filmes sobre lendas formarão mais uma semana especial do Cinema & Debate nos próximos dias.

Não deixem de conferir e espero que gostem!

Um grande abraço.

Texto publicado em 14 de Outubro de 2012 por Roberto Siqueira

Anúncios

4 comentários sobre “Semana das Lendas

  1. Janerson 2 novembro, 2012 / 1:16 am

    Lendas necessárias ao terror do cinema onde atores como Boris Karloff e Bela Lugosi ficaram marcados por sua interpretações.
    Abraço.

    Curtir

    • Roberto Siqueira 2 novembro, 2012 / 10:36 am

      É verdade Janerson.
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.