Mais uma vez, o Oscar se aproxima e começa a agitar os cinéfilos, fomentando apostas em quem deverá sair vencedor na grande noite da Academia de Hollywood. Ainda que seja apenas uma festa e não um atestado de qualidade garantida, costuma ser divertido acompanhar o evento e principalmente debater as escolhas feitas pelos membros da Academia. É sempre assim, no início do ano o Oscar é a bola da vez nos blogs e sites de cinema.
Em 2012, aproveitei os dias que antecederam a cerimônia para divulgar críticas dos dez filmes que concorreram ao prêmio principal da noite no ano anterior. A experiência foi bem sucedida e serviu para duplicar os acessos diários ao blog, o que me levou a pensar em repetir o feito neste ano.
No entanto, pensei melhor e decidi priorizar os projetos que já estão em andamento, dando foco na sequência da Videoteca e em dois especiais que estou começando a preparar, que demandam grande esforço e estudo. Sendo assim, a saída que encontrei foi homenagear o Oscar de uma maneira diferente, criando uma semana especial com cinco vencedores distintos do prêmio de melhor filme, que exemplificam, de uma maneira ou de outra, o que costuma acontecer com os premiados da noite mais famosa de Hollywood.
Sendo assim, teremos filmes incontestáveis que são respeitados até os dias de hoje, um grande premiado que foi esquecido com o passar dos anos, outro vencedor elogiado que eu simplesmente detesto e até mesmo um bom filme que, por ter vencido o prêmio injustamente, passou a ser depreciado pelos cinéfilos, num fenômeno comum que eu já discuti aqui anteriormente.
Como sempre, espero que gostem da seleção de filmes e que os textos promovam bons debates.
Um grande abraço.
Texto publicado em 17 de Fevereiro de 2013 por Roberto Siqueira
Boa idéia, meu caro.
CurtirCurtir
Obrigado.
CurtirCurtir