Forma e Estilo, de Pablo Villaça

Em Maio de 2009, tomei uma decisão que mudaria a minha vida. Sempre fui um apaixonado por cinema, sempre gostei de ver filmes e sempre gostei de escrever, mas jamais pensei que poderia juntar estas paixões num único espaço. Foi quando decidi fazer o curso “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas” do crítico Pablo Villaça.

Naquela semana mais que especial, eu descobri como é prazeroso estudar um assunto pelo qual sentimos verdadeira paixão. O tempo passava rapidamente, cada tema abordado surgia como um mundo novo de descobertas e meu lado cinéfilo finalmente ganhou vida. Aquela experiência, somada a uma conversa muito franca que tive com o próprio Pablo após o curso sobre o que era preciso para tornar-se um crítico, me deu a motivação que faltava para finalmente criar meu próprio espaço. Nascia ali o Cinema & Debate.

Quatro anos se passaram e uma nova oportunidade surgiu. Há alguns meses, recebi um e-mail anunciando o aguardado novo curso do Pablo chamado “Forma e Estilo”. Não pensei duas vezes e fiz minha inscrição em seguida, confiante de que, mesmo sendo uma edição de estreia, esta elevaria meu conhecimento a um novo patamar, que seria de extrema importância em minha caminhada para se tornar um crítico.

O resultado não poderia ser melhor. Exigindo um pouco mais aqui e ali de seus alunos, o “Forma e Estilo” é um curso ainda mais complexo, que se aprofunda em temas que sempre despertaram minha curiosidade como a “Fotografia”, a “Montagem” e o “Som”, e que representa uma nova oportunidade de mergulhar nos filmes sob o olhar clínico de um dos mais respeitáveis críticos de cinema.

Se o “Teoria, Linguagem e Crítica” representava uma imersão num mundo completamente novo, o “Forma e Estilo” nos leva além, abordando temas ainda mais fascinantes de maneira clara e direta, sempre contando com o carisma e o talento do Villaça para ministrar suas aulas.

No último dia, o Pablo utilizou um trecho de “Os últimos passos de um homem” para exemplificar determinado tema da aula, demonstrando algo que eu tinha apontado em minha crítica, escrita alguns meses atrás. Não me contive e fui compartilhar com ele a alegria que senti ao constatar o quanto evolui nos últimos quatro anos. Mas não se engane: este foi um momento raro, já que na maioria das vezes os exemplos utilizados no curso abriam novos horizontes e me faziam mergulhar numa experiência ainda mais enriquecedora. E mesmo neste caso o Pablo foi além, apontando algo que complementava o argumento que utilizei em minha critica e que eu não consegui enxergar quando assisti ao filme.

Assim, cheguei ao final deste módulo ainda mais satisfeito com o investimento feito. Tenho certeza de que esta semana apresentará reflexos no “Cinema & Debate” muito em breve. E espero que meus textos consigam refletir o quanto evolui.

Só posso agradecer ao Pablo Villaça por mais esta verdadeira aula de cinema. E só posso lamentar por ter me esquecido de tirar uma foto com ele, que ficaria muito bem neste encerramento de texto. 😉

Espero que uma fase ainda mais interessante esteja nascendo no “Cinema & Debate”.

Um grande abraço.

Forma e EstiloTexto publicado em 06 de Março de 2013 por Roberto Siqueira

Anúncios

2 Respostas to “Forma e Estilo, de Pablo Villaça”

  1. Cristiano Manzato Says:

    parabéns Beto, que vc aproveite muito esta nova fase, com a paixão que sempre demonstra em suas criticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: