O Oscar passou e desta vez não vou perder tempo para seguir com minha comparação entre o vencedor do Oscar de Melhor filme e aquela que eu considerei como a melhor produção do ano.
Quem acompanhou minhas previsões para o Oscar sabe que eu gostei da safra deste ano. Assim, escolher o melhor filme tornou-se uma tarefa mais complicada, justamente por me obrigar a deixar de lado o peso dramático de “Amor”, a tensão palpável de “Argo”, a beleza assombrosa de “As Aventuras de Pi” e o realismo de “A Hora mais Escura” somente porque preciso escolher um filme dentre tantos que me agradaram.
No entanto, infelizmente não posso escolher mais de um filme e, pelos motivos também já explicados antes, neste ano eu votaria no filme de Tarantino, talvez como uma maneira de homenagear sua admirável carreira como diretor e roteirista.
Porque “Django Livre” é melhor?
Assim como aconteceu no Oscar 2011, não dá para afirmar que “Django Livre” é melhor que seus concorrentes. Se por um lado não vejo nenhuma obra-prima entre os indicados do ano, por outro também não posso dizer que algum seja uma completa porcaria, ainda que alguns dos indicados sejam claramente inferiores aos demais (como “Lincoln” e “Os Miseráveis”). Por isso, eu poderia facilmente votar em “Argo”, “As Aventuras de Pi”, “Amor” ou “A Hora mais Escura”, mas como considero todos estes filmes muito parelhos em termos de qualidade, decidi utilizar outros critérios em minha escolha e homenagear aquele que considero um dos cineastas mais interessantes dos últimos anos. E apesar de gostar de “Bastardos Inglórios”, considero que “Django Livre” é o melhor trabalho de Tarantino nos últimos anos, recheado com todas suas características marcantes e, por isso, merecedor do meu voto.
E pra você, qual o melhor filme de 2012 e por quê?
Um abraço e bom debate.
Roberto, o que você considera como últimos anos, já que Tarantino não produz tanto?
CurtirCurtir
Considero dos anos 2000 pra cá Lucas.
Um abraço e obrigado pelo comentário.
CurtirCurtir
Acabei de ver Os Miseráveis. Sensacional, mereceu realmente suas indicações, fantástico.
CurtirCurtir
Achei mediano. Tem coisas boas e ruins.
Abraço.
CurtirCurtir
Eu me apaixonei por Aventuras de Pi e gostei de ver Ang Lee levar esse Oscar….Considero-o um diretor brilhante e sensível, que faz da máquina do cinema um instrumento para desenvolver os mais diversos temas….com direção específica para cada um….
Por outro lado, Zero Dark Thirty tem uma boa dose de realismo mais principalmente é um filme cuja história apesar de se passar ao longo de vário anos prende e interessa….independente de ser real ou não…ou representar esta ou aquela ideologia….
Viva Bigelow….
CurtirCurtir
Também sou fã do Ang Lee e da Kathryn Bigelow Marise.
Agradeço a visita e o comentário.
Um abraço e volte sempre!
CurtirCurtir
Django Livre pra mim foi uma das melhores Obra-Primas em muuuuuito tempo. E afirmo, arriscadamente, que o final do filme, foi o melhor que vi, feito depois que eu nasci, pós/98.
CurtirCurtir
Não chega a tanto Mateus, mas é um grande filme, sem dúvida.
Abraço.
CurtirCurtir