Copa 2014 – Comentários Quartas de final

Os jogos das Quartas foram menos dramáticos que os das Oitavas, mas ainda assim cheios de emoção e com vitórias apertadas e até decisão nos pênaltis. Vamos aos comentários:

ALEMANHA 1 X O FRANÇA

Finalmente escalada corretamente por Joachim Löw, a seleção alemã estreou de fato nestas quartas de final e confirmou sua força ao controlar a partida e correr poucos riscos, especialmente nos chutes de Benzema que fizeram Neuer praticar boas defesas. Engana-se, no entanto, quem acha que a França não jogou bem. Conseguiu equilibrar a posse de bola no segundo tempo e empurrar a linha de zaga alemã para trás, algo muito difícil de fazer diante do poderio técnico e físico do time germânico. A Alemanha chega a semifinal pela quarta vez seguida (um recorde) como favorita, mas também carregará o peso da obrigação de vencer, especialmente com o Brasil desfalcado de Neymar e Thiago Silva.

BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA

O gol logo de cara devolveu a confiança perdida e a seleção brasileira fez a sua melhor apresentação na Copa. Troca de passes no meio de campo, poucos sustos na defesa e dedicação total de todo o time. David Luiz foi o nome de um jogo que ficou marcado pela agressão covarde contra Neymar, que, por outro lado, não justifica a reação imbecil de torcedores nas redes sociais que ofenderam Zuñiga, sua família e todo o povo colombiano por causa do lance infeliz do jogador. Já estive muitas vezes na Colômbia e sempre encontrei um país maravilhoso, um povo acolhedor e alegre e bem distante do estereotipo pregado aqui no Brasil de “traficantes e cheiradores”. As pessoas deviam ser presas pelo que escrevem nas redes sociais. Por outro lado, o jogo trouxe outra imagem marcante quando David Luiz confortou o craque James Rodriguez no fim da partida. Uma imagem linda, destas que só a Copa do Mundo é capaz de produzir. A Alemanha já seria favorita contra o Brasil mesmo com Neymar e Thiago Silva em campo, mas o Brasil pode vencer, primeiro porque o futebol nunca deu muita bola pra favoritismo, segundo porque num clássico deste tamanho a verdade é que não existe favorito. Será um jogasso.

ARGENTINA 1 X 0 BÉLGICA

A geração belga fez o que dela se esperava e chegou as quartas de final. Mais do que isso, seria esperar demais de uma boa geração, mas que ainda tem muito a evoluir. Já a Argentina finalmente superou as quartas de final e conseguiu voltar a ficar entre os 4 melhores depois de 24 anos. Higuaín foi o melhor em campo num dia em que Courtois conseguiu parar Messi novamente, assim como fizera em toda a temporada europeia. A Argentina avança sem convencer (até pelo peso dos anos sem título) e terá que provar na semifinal que realmente tem chances de brigar pelo título. Mas num jogo grande como este, tudo é possível.

HOLANDA 0 X 0 COSTA RICA (Nos pênaltis, HOLANDA 4 X 3 COSTA RICA)

Navas foi novamente o destaque de uma Costa Rica surpreendentemente competitiva e que fez história. Ainda assim, passou quem jogou mais bola. O festival de chances perdidas pela Holanda e a atuação inspirada de Navas levou a partida para os pênaltis, mas novamente o polêmico Van Gaal mudou o jogo ao colocar o goleiro reserva Krul no último minuto da prorrogação. O efeito desta alteração é até mais psicológico do que prático (ele havia defendido somente 2 dos últimos 20 pênaltis na carreira), pois induz o adversário a temer ainda mais o goleirão de quase 2 metros de altura. Primeira vitória holandesa numa disputa de pênaltis e semifinal entre gigantes garantida.

Todos torcem pela primeira final entre Brasil e Argentina da história, ainda que o futebol jogado dentro de campo não indique isto. Agora só nos resta torcer, até porque no futebol tudo pode acontecer, ainda mais num encontro entre camisas tão pesadas como estas quatro. Que copa!

Holanda x Costa RicaTexto publicado em 06 de Julho de 2014 por Roberto Siqueira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: