Semana Inovação

Na próxima semana especial, divulgarei críticas de cinco filmes importantes para a evolução do cinema, ou seja, filmes que de alguma maneira contribuíram para a evolução da linguagem cinematográfica.

Como de costume, é importante reforçar que não se trata de uma lista dos filmes mais importantes neste quesito, até porque muitos deles já tiveram críticas divulgadas no Cinema & Debate, como “Cidadão Kane”, “Bonnie & Clyde – Uma rajada de balas” e “Acossado”, por exemplo. Até mesmo a dupla “Tubarão” e “Star Wars” mereceria um lugar nesta lista (não pela linguagem, mas por terem “inventado” o blockbuster nos moldes atuais), mas estes filmes também já tiveram críticas divulgadas. Quero deixar claro também que outros filmes importantes, como “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Roma, Cidade Aberta”, “Toy Story”, “A Bruxa de Blair” e “Avatar”, não entraram na lista porque farão parte ou da Videoteca do Beto ou de alguma outra semana especial no futuro.

Entretanto, desta vez não poderei manter o costumeiro suspense porque preciso explicar a razão da escolha de cada filme e, por mais que eu aborde o tema nas próprias críticas, acho que vale um resumo neste post inicial. Portanto, pela primeira vez na história das “semanas especiais” do Cinema & Debate, divulgarei a lista dos cinco filmes escolhidos, que são:

O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (1915)
Escolhido pela inovação técnica e narrativa, pela forma de contar uma história através da tela de cinema, que determinou o padrão vigente até hoje e praticamente inaugurou o cinema espetáculo e o blockbuster, graças ao sucesso de bilheteria de um longa-metragem numa época dominada pelos curtas.

O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)
Este entra na lista por causa da inovação no uso da montagem, utilizada a favor da narrativa e introduzindo o conceito de montagem semântica (uma imagem complementa o significado da outra, mas sozinhas não significam muito) e que também estabeleceu o padrão utilizado ainda nos dias de hoje.

O CANTOR DE JAZZ (1927)
Obviamente, o primeiro filme falado da história do cinema não poderia faltar nesta lista, já que hoje em dia, contrariando as pessimistas profecias da época, todos sabem da importância do som na história do cinema.

AMNÉSIA (2000)
A escolha de “Amnésia” pode parecer polêmica, mas certamente o longa dirigido por Christopher Nolan inovou ao apresentar uma narrativa que segue o caminho inverso do padrão, iniciando no final da história e regredindo até o começo. E melhor do que isso, o faz com função narrativa, nos colocando na mesma situação do protagonista.

ARCA RUSSA (2002)
Aleksandr Sokurov assombrou o mundo ao apresentar o primeiro filme feito num único plano-seqüência de 97 minutos, nos transportando por 300 anos da história recente da Rússia de forma original e magnífica. O primeiro filme sem cortes da história do cinema.

Após esta degustação, só resta aguardar pelas críticas. Mas não se desespere, começa amanhã!

Um grande abraço.

UPDATE: Por problemas particulares, não consegui divulgar este post ontem, como estava previsto inicialmente. Em todo caso, vou seguir a programação normal da “semana Inovação” e divulgar a primeira crítica ainda hoje.

Texto publicado em 14 de Fevereiro de 2011 por Roberto Siqueira

Anúncios

2 Respostas to “Semana Inovação”

  1. Balanço de 2011 « Cinema & Debate Says:

    […] acompanhar, as outras cinco semanas especiais foram: “Bons filmes de grandes diretores”, “Inovação”, “Disney”, “John Ford” e “Film Noir”. Entre as promessas que não cumpri está à […]

  2. BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937) « Cinema & Debate Says:

    […] já abordei na semana especial “Inovação”, a história do cinema é marcada por diversos momentos importantes, com o lançamento de filmes […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: