Verás que um filho teu não foge a luta…

Não é segredo pra nenhum leitor deste blog que o filme mais importante da minha vida é “Coração Valente”, mas o que o filme vencedor do Oscar 96 tem a ver com o momento que vivemos? Quase nada.

Mas recapitulemos parte da trama: William Wallace volta pra Escócia, encontra o país ainda dominado por lordes ingleses, se casa em segredo para evitar a prima nocte e vê sua esposa ser friamente assassinada por se defender do ataque de um soldado. A punição desproporcional gera a revolta da plebe e se torna o estopim para a luta que levaria a independência da Escócia.

São Paulo, 13 de Junho de 2013. Manifestantes protestam contra o aumento de 20 centavos na tarifa do ônibus. A polícia, comandada por Geraldo Alckmin, reage violentamente. A reação desproporcional gera revolta em quase todo o país e se transforma no estopim para protestos não apenas contra o aumento, mas contra décadas de descaso do poder para com o nosso povo.

Diferente do épico, no entanto, o nosso movimento não tem líder. Também não tem partido (apesar dos espertinhos que tentam e continuarão tentando se apropriar dele). Não tem interesses obscuros. É a manifestação genuína de um povo farto, que acompanhou por muitos anos escândalos e mais escândalos e finalmente resolveu dizer “Basta!”.

E agora é mesmo a hora de deixar preferências políticas de lado. Se todo brasileiro for sincero consigo mesmo, verá que no fim das contas, PT, PSDB, PMDB, PSTU, (PQP!) são tudo farinha do mesmo saco, com raras exceções. São tantos os absurdos ao longo de décadas que fica difícil enumerá-los. Porque o nosso metrô evolui tão lentamente? Porque nossos hospitais estão nas condições que estão? Porque nossos filhos precisam de escola particular para aprender de verdade? Porque não podemos sair mais para jantar sem ter medo de sermos assaltados ou até assassinados? São tantas as perguntas sem respostas…

A realização da Copa do Mundo, superfaturada e que praticamente não deixará legado para a população, criou o ambiente perfeito. O mundo está de olho no Brasil. Os 20 centavos foram o estopim. E agora será difícil calar a população e conter uma manifestação linda, que a cada dia ganha mais força.

Após muitos anos, voltei a ter orgulho de ser brasileiro. Orgulho dos nossos jovens, orgulho do nosso povo, dos senhores e senhoras que aderiram à manifestação. Das pessoas que não precisam de transporte público, nem dos hospitais públicos e nem das escolas públicas por terem condições de bancar os caros serviços privados, mas que nem por isso deixaram de apoiar o manifesto. Afinal, como já disse o ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, “uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público”.

São tantas as razões para protestar que fica até difícil definir prioridades. Espero que as manifestações tomem um rumo definitivo e tragam resultados positivos. O primeiro passo já foi dado. E como é lindo ver a população tomando as ruas para reivindicar o que é de nosso direito. A emblemática imagem do povo tomando o palácio do planalto pode virar o símbolo de uma revolução. O símbolo do momento em que o Brasil começou a mudar de verdade.

Sou fã da Copa do Mundo. É certamente o evento esportivo que mais gosto e que espero ansiosamente a cada quatro anos. Adoraria ter a chance de ver de perto seleções maravilhosas como as atuais de Espanha, Alemanha e Argentina. Adoraria torcer pelo Brasil em nossa casa. Mas se ficar sem Copa do Mundo for o preço a pagar para finalmente termos transporte, educação, segurança e saúde de qualidade, que assim seja!

O PovoTexto publicado em 18 de Junho de 2013 por Roberto Siqueira

Anúncios

2 Respostas to “Verás que um filho teu não foge a luta…”

  1. Amanda Barrionuevo Says:

    Falei o que tinha pra te falar mais cedo!!!
    =)

    “Mas se ficar sem Copa do Mundo for o preço a pagar para finalmente termos transporte, educação, segurança e saúde de qualidade, que assim seja!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: