Copa 2014 – Comentários parte 3

E vamos aos jogos da terceira rodada:

HOLANDA 2 X 0 CHILE

Jogo extremamente bem disputado que atesta a qualidade da equipe chilena e, ao mesmo tempo, sinaliza que ainda falta peso para a camisa “roja”. Bem postada na defesa e explorando eventuais espaços nos contra-ataques, a Holanda provou mais uma vez que é uma das equipes mais perigosas da Copa. Pode ir longe, ainda mais com o cruzamento facilitado pelas zebras da Copa.

ESPANHA 3 X 0 AUSTRÁLIA (comentários com base nos melhores momentos)

Despedida um pouco mais honrosa para a geração mais vitoriosa da história da Espanha. Legal ver Torres e Villa marcando, já que ambos estão entre os principais goleadores da história da Espanha. Para a Austrália, resta o consolo de ter feitos bons jogos diante de Chile e, principalmente, Holanda.

BRASIL 4 X 1 CAMARÕES

Que o Brasil golearia era óbvio, mas a atuação na primeira etapa foi preocupante, especialmente porque a defesa, normalmente o setor mais confiável do time, falhou muito. Por outro lado, Felipão finalmente teve coragem de sacar Paulinho e colocar Fernandinho – 45 minutos em campo bastaram para escancarar a melhoria do time. Camarões despede-se como a pior seleção da Copa. O Brasil segue em frente, com pouco tempo para corrigir seus defeitos e brigar de fato pelo título. Jogando em casa, pode chegar lá. Mas precisa corrigir outros problemas urgentemente, como a lateral direita, por exemplo.

MÉXICO 3 X 1 CROÁCIA (comentários com base nos melhores momentos)

Empurrados pela fanática torcida que invadiu o Brasil, os mexicanos conseguiram mais uma classificação para as oitavas de final. Em contrapartida, a Croácia se consolidou como uma grande decepção, depois de duas boas atuações contra Brasil e Camarões. Mesmo sem um time brilhante, o México avança e conta novamente com o calor do torcedor para tentar surpreender os holandeses.

ITÁLIA 0 X 1 URUGUAI

Num jogo mais parecido com a Taça Libertadores do que com uma partida de Copa do Mundo, uruguaios e italianos lutaram até o fim pela última vaga do grupo da morte. Com um a menos, a Itália defendeu o empate até a cabeçada certeira do iluminado Godín, que garantiu a celeste na próxima fase. O fantasma de 50 sobrevive e voltará a jogar no Maracanã pela Copa após 64 anos. Mas a mordida de Suarez pode colocar tudo a perder justamente quando o time mais precisará dele. Inexplicável.

INGLATERRA 0 X 0 COSTA RICA (comentários com base nos melhores momentos)

Partida aparentemente tranquila em que a Costa Rica provou mais uma vez seu valor e a Inglaterra viu dois de seus grandes ídolos recentes se despedirem das Copas do Mundo. O adeus de Gerrard e Lampard poderia ser mais glorioso.

COLÔMBIA 4 X 1 JAPÃO

Enquanto a Colômbia prova que é mais forte do que parecia, o Japão se consolida como outra grande decepção desta Copa. O show de James Rodriguez no segundo tempo e a boa atuação de reservas de luxo como Jackson Martinez fazem os colombianos sonhar com algo mais. Pessoalmente, acho que com Falcão Garcia em campo este sonho tinha enormes chances de se tornar realidade. Fará um jogo memorável diante do Uruguai sábado no Maracanã.

COSTA DO MARFIM 1 X 2 GRÉCIA (comentários com base nos melhores momentos)

Leonardo Bertozzi (ESPN) escreveu no Twitter que “a Grécia tem o melhor time ruim do mundo”. Devo concordar com ele. Poucas vezes uma seleção tão chata conseguiu tantas proezas no futebol como a Grécia. Assisti parte do jogo e vi os gregos até criarem boas chances, mandando duas bolas na trave. Mas a Costa do Marfim tem jogadores mais talentosos e poderia dar mais brilho ao surpreendente confronto das oitavas diante da Costa Rica. Sorte dos gregos, que poderão seguir surpreendendo com seu ótimo time ruim.

ARGENTINA 3 X 2 NIGÉRIA

Como se ainda precisasse provar algo, Messi mais uma vez foi o nome do jogo, desta vez participando de mais lances e marcando dois gols em uma partida de Copa do Mundo pela primeira vez. A Argentina, assim como o Brasil, ainda tem muito a evoluir, mas o peso da camisa e a genialidade de Messi dão esperanças ao fanático torcedor que invadiu Porto Alegre. Já a Nigéria me surpreendeu com seu ataque veloz e pode fazer bom papel diante da França, ainda que eu acredite na classificação dos franceses.

BÓSNIA 3 X 1 IRÃ (comentários com base nos melhores momentos)

A falta de experiência em Copas e o grave erro de arbitragem no jogo contra a Nigéria comprometeram a campanha do bom time bósnio, que poderia ir mais longe nesta Copa. Ao Irã, fica o consolo de ter feito uma ótima partida diante da Argentina.

FRANÇA 0 X 0 EQUADOR

Sem metade do time, a França viu seu ótimo jogo cair neste fechamento de grupo, mas classificou-se sem grandes sustos no primeiro lugar da chave. Com um time sólido e um ataque talentoso, pode ir mais longe do que se imaginava antes do início da Copa. Já o Equador vai lamentar eternamente o gol suíço nos acréscimos do primeiro jogo.

SUÍÇA 3 X 0 HONDURAS (comentários com base nos melhores momentos)

Finalmente o talento de Shaqiri apareceu em campos brasileiros e os suíços deixaram de vez para trás a má impressão das campanhas baseadas em retrancas nas Copas anteriores. Apesar de considerar a Argentina favorita, acredito que a Suíça fará um jogo interessante na próxima terça. Honduras ficou com o posto de segundo pior time da Copa em minha opinião, sendo melhor apenas que a péssima e desinteressada seleção camaronesa.

ALEMANHA 1 X 0 ESTADOS UNIDOS

Sem fazer o famoso “jogo de compadres”, mas também sem forçar demais o ritmo, a Alemanha construiu a vitória através da tradicional blitz que o time costuma fazer nos 15 minutos iniciais de cada tempo. No primeiro tempo, a defesa norte-americana conseguiu suportar a pressão, mas no segundo tempo a precisão de Thomas Müller decretou a vitória alemã. Os Estados Unidos também não tem do que reclamar, classificaram-se num grupo difícil e estão vendo seu país finalmente se render aos encantos do soccer. A Alemanha pode sonhar com o título e os Estados Unidos já estão vivendo o seu sonho. Para eles, o que vier agora é lucro.

PORTUGAL 2 X 1 GANA (comentários com base nos melhores momentos)

Cristiano Ronaldo finalmente deu o ar da graça e, além de marcar seu gol, teve várias outras chances para ampliar o placar. Apesar da má campanha, fechou sua participação como o jogador que mais vezes chutou a gol, provando que mesmo mal fisicamente ele é diferenciado. Gana, por sua vez, decepcionou após despedaçar seu elenco em meio a discussões sobre premiação, avião lotado de dólares e a dispensa de duas estrelas. Uma pena, pois era o mais forte representante do futebol africano.

BÉLGICA 1 X 0 CORÉIA DO SUL (comentários com base nos melhores momentos)

A Bélgica é o caso mais curioso desta Copa do Mundo. Por ter jovens talentosos que jogam nas principais ligas do mundo, a seleção belga foi rotulada como a candidata a surpresa da Copa – num paradoxo divertido, já que se todos apontavam os belgas como surpresa, o efeito surpresa já deixou de existir, não é mesmo? A juventude do time, no entanto, parece ter pesado e as atuações ficaram abaixo da expectativa, ainda que a seleção belga tenha feito sua melhor campanha numa primeira fase, vencendo os 3 jogos. Foi o bastante para que um festival de críticas surgissem nas redes sociais, como se as pessoas esperassem a Holanda de 74 ou o Brasil de 70 em campo. Na verdade, estes jovens cumpriram seu papel e, se chegarem nas quartas de final, terão feito algo muito importante. A Coréia do Sul decepcionou.

ARGÉLIA 1 X 1 RÚSSIA

O momento mais emocionante da primeira fase começou a se configurar quando o goleiro Akinfeev falhou novamente e permitiu o empate ao bom time argelino. Festa histórica e merecida em Curitiba.

Logo tem mais. Vai Brasil!

MessiTexto publicado em 28 de Junho de 2014 por Roberto Siqueira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: