Balanço de 2015

Ano passado fui enfático ao dizer que 2014 foi o pior ano da história do Cinema & Debate. No entanto, esta afirmação empalidece diante do desempenho pífio que tive neste ano de 2015. Consegui a proeza de ficar 12 meses sem postar críticas, divulgar apenas 15 posts e concluir o ano com irrisórias 4 críticas divulgadas. Trata-se, portanto, de um ano perdido para o blog, ainda que o número de acessos tenha se mantido, o que me dá esperança e ânimo para 2016.

Obviamente, tudo isto tem motivo. O ano de 2015 foi um dos melhores e mais desafiadores de minha vida. Passei por mudanças importantes que me obrigaram a aprender muito e foquei boa parte do meu tempo numa nova etapa de minha vida profissional. Além disso, passei a ter ainda mais foco em meu estudo do idioma alemão e consegui dividir bem o tempo com minha família e amigos.

Só que algo saiu de controle durante o ano e percebo que está na hora de mudar de comportamento. Se por um lado aprendi e evolui muito em termos de política e aspectos sociais graças aos inúmeros debates que participei via redes sociais ou pessoalmente, por outro percebi que na maioria das vezes trata-se de uma discussão vazia e sem propósito, que toma grande parte do meu tempo, me cansa e não me traz nada de bom. E o que é pior, me afasta ainda mais do Cinema & Debate, um projeto pessoal que me faz tão bem. Não que eu tenha deixado de assistir filmes. Consegui assistir um bom número de filmes este ano, inclusive lançamentos no cinema, mas a escrita ficou em segundo plano, ao menos a escrita relacionada ao cinema. Está na hora de mudar isso.

Assim como em 2014, os números do site não espelham a minha ausência quase completa em 2015. O número de acessos e comentários continua crescendo e recebo solicitações de críticas com certa frequência. Ou seja, o blog continua vivo, pulsando e precisando retomar sua vida normal.

Terminei 2015 com a marca de 116 filmes assistidos (e alguns lançamentos na lista). Como de costume, conto cada filme uma vez só, mesmo que tenha repetido alguns deles durante o ano. Neste ano, tive o prazer de apresentar mais clássicos para o Arthur, com destaque para “O Mágico de Oz”, “Karatê Kid”, os universos “Star Wars” e “Harry Potter”, alguns heróis da Marvel como “Hulk” e o assustador “Tubarão”, que fez o pequeno saltar do sofá algumas vezes. Também pudemos assistir no cinema o novo filme do Bob Esponja e a obra-prima “Divertida Mente”, que encantou toda a família. O ano ficou marcado ainda pelo grande número de documentários que assisti, o que me fez ampliar a visão sobre temas extremamente espinhosos através de obras como “The True Cost”, “Kids for Cash” e “Winter on Fire”.

Em termos de críticas meu desempenho não existiu. Escrevi algumas críticas durante o ano, mas divulguei apenas 4 textos, o que faz de 2015 um ano difícil de ser superado em termos de desempenho negativo.

Espero que 2016 seja um ano bem melhor para o Cinema & Debate e para isso contarei novamente com a compreensão de minha amada esposa, o carinho dos meus filhos e a força dos familiares e amigos que gostam de debater cinema comigo, além é claro de vocês leitores, tão especiais e essenciais para a existência do blog.

Vamos então aos números oficiais do Cinema & Debate em 2015:

– 4 críticas divulgadas na Videoteca do Beto.

– Nenhum Filme Comentado transformado em crítica.

– Nenhuma Semana Especial.

Segundo dados do WordPress, os 5 textos mais acessados em 2015 foram:

            5° lugar = “Os Dez Mandamentos

            4° lugar = “Um Estranho no Ninho

            3° lugar = “2001 – Uma Odisséia no Espaço

            2° lugar = “A Missão

            1° lugar = “Um Sonho de Liberdade

Temos assim duas novidades no ranking e os três primeiros se mantém, apenas trocando posições.

E agora, a lista dos 116 filmes assistidos em 2015 com a cotação no tradicional formado das estrelinhas.

Um grande abraço, obrigado e que 2016 seja um ano cinematográfico para todos nós!

PS: Alguns filmes citados na lista terão suas críticas divulgadas em breve.

Balanço de 2015

Texto publicado em 05 de Janeiro de 2016 por Roberto Siqueira

Anúncios

3 Respostas to “Balanço de 2015”

  1. Balanço de 2016 | Cinema & Debate Says:

    […] 2015 foi até agora o pior ano da história do blog em termos de produção, 2016 marcou o início da […]

  2. Michel Martins Says:

    Olá de novo, Roberto, com este post, me veio na cabeça algo que à muito gostaria de perguntar: você geralmente só dá um determinado valor em estrelas para filmes já resenhados, mas não compartilhados no site, ou apenas para aqueles assistidos, mas que não escreveu à respeito?
    Pergunto isso por que através da sua lista de 2015, dá para ver suas cotações para vários filmes que talvez nunca recebam uma resenha no site, como os filmes de super-herói, então eu poderia perguntar sua cotação para filmes que não estejam nem na sua lista de assistidos, nem no blog, mas com toda a certeza você já viu? Como todos do Harry Potter, ou trilogias de filmes de Super-Herói (Homem-Aranha do Sam Raimi, X-Men, Batman), etc.
    Pergunto isso apenas por uma curiosidade, para saber como você cotaria estes tipos de filmes.

    Obrigado, e abraços!
    P.S. Ansioso pela resenha do Beleza Americana, esperando ansioso.

    • Roberto Siqueira Says:

      Olá Michel,
      Fique à vontade para perguntar sempre que quiser.
      Eu atribuo nota somente aos filmes assistidos naquele ano (no caso, 2015), independente de escrever crítica ou não. Você pode encontrar as listas dos outros anos no site, basta procurar por “Balanço”.
      Eu não sou fã das notas por que são muito redutivas, então prefiro escrever sobre o filme sempre que possível. Como tenho todos os filmes citados (tanto a coleção Harry Potter como os filmes de super-herói mencionados), fique tranquilo que quando eu chegar no ano de lançamento deles eu escreverei a respeito.
      Quanto ao “Beleza Americana”, fico feliz que esteja ansioso – mas sua ansiedade já pode terminar, pois divulguei hoje a crítica. 😉
      Um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: